Aqui fica o Momento 2009 para o Guardião da Invicta. Esperemos que 2010 seja repleto de grandes momentos. Feliz 2010 para todos e que seja um ano de sucesso.
quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Destaques 2009





O Guardião da Invicta elegeu os melhores de 2009. Melhor Jogador, Melhor Golo, Melhor Jogo e a Menção Honrosa deste ano. Aqui ficam os escolhidos:
Melhor jogador: Bruno Alves
O capitão portista foi o melhor do último campeonato e aquele que conseguiu alcançar níveis exibicionais mais constantes. Grandes exibições em Portugal distinguiram-no como o melhor central e o melhor jogador da Liga de 2008/2009. Dono e senhor da zona defensiva e excelente a criar perigo nas balizas contrárias, Bruno Alves é o reflexo do que é ser jogador à FCPorto. Os interessados não faltaram, mas o capitão não saiu e cotou-se como o melhor dragão de 2009.
Melhor Golo: Radamel Falcao (FCPorto 2-0 Atlético de Madrid)
Foi em Inglaterra que o FCPorto efectuou a exibição que cotou-se como a melhor deste ano. A equipa exibiu-se em grande nível na 1º mão dos quartos de final da Champions League de 2008/2009 e mereceu sair com muito mais do que o empate a 2-2. Uma exibição de classe e que certamente todos os portistas gostariam de ver repetida em muitas ocasiões.
Menção Honrosa: Revista "Mundo Azul"
Foi durante este ano que está prestes a terminar que a "Mundo Azul" entrou na rotina dos portistas. Elaborada pelo Conselho Cultural do FCPorto, esta revista mensal marcou uma posição no mundo azul e branco e foi uma destaque positivo deste ano. Com artigos fantásticos e com entrevistas marcantes, a "Mundo Azul" merece um referência por tudo o que veio acrescentar. Assumiu-se como uma complemento à revista "Dragões", mas rapidamente passou a ser a principal referência literária do clube. Espera-se que em 2010 continue a marcar a diferença pela positiva e que prossiga o excelente trabalho que tem realizado.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Parabéns!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Até quando o Silêncio?

A comunicação social tem levado ao colo um certo clube, quer fazer dele o novo campeão, os árbitros estão pressionados a apitarem para esse efeito e até são ameaçados de morte e o FCPorto nada diz nem nada fala. Os ataques que temos sido alvo por parte de certa imprensa (com o jornal do Benfica, A Bola, à cabeça) são vergonhosos. Quando é que o clube meterá os abutres no sítio que merecem? Esse jornal devia ser impedido de entrar nas instalações do clube, tal é o serviço que têm prestado. Nós, adeptos portistas, não deixaremos que nos ataquem de forma gratuita. Espero que os responsáveis do clube também não o façam!!!
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
sábado, 19 de dezembro de 2009
Benfica - FCPorto: Antevisão

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
O sonho passa de novo por Inglaterra

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Sorteio Champions League

Por ordem crescente de preferência: Barcelona, Real Madrid, Arsenal, Manchester United, Bordeux, Fiorentina e Sevilha.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
FCPorto 2-0 Vitória de Setúbal
Marcadores: Farías e Varela.
SuperDragão: Varela
domingo, 13 de dezembro de 2009
Revista "Mundo Azul" nº 10

sábado, 12 de dezembro de 2009
FCPorto - Vitória de Setúbal: Antevisão

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Momento portista
Depois de um mau período e em que as más exibições eram bastantes frequentes (espero que a fase ascendente seja para continuar) o FCPorto acordou e protagonizou, num espaço de 4 dias, duas excelentes exibições fora de portas. O desempenho em Madrid merece atenção e relevo. Foi ganho à custa de uma entrega e de atitude fantástica dos jogadores. A entrada em campo foi do melhor que se tem visto e aquilo que todos os portistas esperam ver em todas as partidas. O jogo foi ganho porque a equipa funcionou, o que permitiu que a espaços algumas individualidades se pudessem destacar. À cabeça dessas individualidades aparecem dois nomes: Bruno Alves e Hulk. O português vai renovar o contracto com o FCPorto, mas a sua cotação internacional sobe a cada jogo (incluindo selecção nacional) e a cada exibição de gala como a de Madrid. O golo do central impulsionou a equipa para a vitória, mas também fez aumentar ainda mais os elogios ao capitão portista. Hulk, por sua vez, voltou a exibir-se em bom plano na Europa e apontou um grande golo que fez de novo ecoar o seu nome pelas páginas dos mais variados jornais europeus. O brasileiro pode e deve fazer melhor no FCPorto, mas é inegável que estamos perante um portento de jogador. Espera-se é que á sua qualidade e valor se aliem uma atitude, postura e sentido colectivo.
Tal como Jesualdo Ferreira disse no final do encontro de Madrid este FCPorto merece mais apoio. Percebo a intenção do Professor e até concordo com o substrato da afirmação. O apoio nos jogos em casa do FCPorto nesta temporada têm ficado muito aquém do que o clube sempre mereceu. As assistências têm andado longe do que já o foram no passado e o apoio do público durante os encontros caseiros têm deixado algo a desejar. Apesar de já ter sido crítico perante o momento desportivo que já vivemos esta temporada (e voltarei a sê-lo se a equipa apresentar atitudes, empenhos e postura semelhantes) não faltei um jogo esta temporada no Dragão. Continuo a pagar as minhas quotas e irei fazê-lo quer o clube perca ou ganhar. Por isso entendo perfeitamente o que Jesualdo Ferreira quis dizer, mas ele tem que aceitar as críticas que foram dirigidas à equipa, sobretudo quando ela andava muito longe do que era exigido.
Posto isto, espero que no próximo Domingo os adeptos marquem presença em grande número nas bancadas do Dragão. Depois de 3 vitórias consecutivas e depois de 2 excelentes exibições e 2 grandes resultados fora de casa espera-se a confirmação do bom momento. Os adeptos não se podem alhear da equipa como alguns (para não dizer muitos) o têm feito.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Atlético de Madrid 0-3 FCPorto
SuperDragão: Fucile
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Atlético de Madrid - FCPorto: Antevisão

Jesualdo Ferreira já anunciou meia equipa (Helton, Fucile, Maicon, Hulk, Varela e Fernando). Fica por isso a dúvida, sobretudo, dos restantes elementos do meio campo e ataque, já que Bruno Alves e Álvaro Pereira farão parte do quarteto defensivo. Será um desafio importante e serão vários os factores de interesse. Espera-se um FCPorto a confirmar os sinais de retoma que tem vindo a apresentar. Queremos uma equipa a jogar ao ataque e que traga de Espanha os bolsos mais cheios e a confiança em níveis superiores.
sábado, 5 de dezembro de 2009
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Guimarães - FCPorto: Antevisão

Fucile-B.Alves-Rolando-A.Pereira
Fernando
Meireles-Belluschi-Rodriguez
Hulk-Falcao
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
FCPorto 2-1 Rio Ave
A exibição não foi muito boa, mas foi suficiente para vencer-mos e para termos atingido uma diferença no marcador superior à alcançada.
Marcadores: Hulk, Varela
Super Dragão: Varela
sábado, 28 de novembro de 2009
FCPorto - Rio Ave: Antevisão

quinta-feira, 26 de novembro de 2009
FCPorto 0-1 Chelsea

Após o fim dos 90 minutos fica-se com um pequeno sabor de injustiça no marcador, mas a verdade é que perante grandes equipas como o Chelsea não se podem falhar tantas oportunidades e cometer erros defensivos como o que deu origem ao golo solitário. Conseguimos melhorar em relação a jogos passados mas mesmo assim é insuficiente para deixar os portistas satisfeitos, orgulhosos e tranquilos quanto ao futuro. Uma palavra final para Meireles: se antes foi criticado hoje deve ser elogiado. Foi dos melhores em campo e voltou a ser um pouco do Meireles que todos nós conhecemos.
Superdragão: Fernando
terça-feira, 24 de novembro de 2009
FCPorto - Chelsea: Antevisão

Desta forma, aposto num onze com Beto na baliza, que terá a sua oportunidade de agarrar a titulariedade da equipa; com a defesa habitual e Sapunaru no lugar de Fucile, um meio campo com o tridente Fernando-Meireles-Belluschi e um ataque composto por Hulk, Rodriguez e Falcao. Acredito que temos hipóteses de vencer o jogo. Isso mesmo ficou provado no jogo em Londres. É de salientar ainda que teremos mais opções no banco de suplentes com especial destaque para Varela. O português era um dos melhores da equipa e o seu regresso permite ao treinador dispor de uma grande alternativa.
domingo, 22 de novembro de 2009
Palhaçada!
Na sequência do adiamento do jogo da Taça de Portugal entre a UD Oliveirense e o FC Porto, que apenas confirmou os alertas deixados por esta sociedade durante os últimos dias, vem a Administração da FC Porto – Futebol, SAD comunicar o seguinte:
1 – É uma incoerência que a entidade que permitiu que este jogo fosse marcado para o Estádio Carlos Osório, tenha reclamado veementemente acerca das condições do palco bósnio onde Portugal actuou na quarta-feira. Qual a legitimidade da Federação Portuguesa de Futebol quando apenas defende os jogos das suas selecções e descura os dos clubes que lhes fornecem atletas?
2 – A marcação de uma partida para um estádio no qual já se sabia não existir condições de segurança para jogadores e adeptos, havendo até o risco de sobrelotação, afasta do futebol os patrocinadores que a ele se desejem associar;
3 – Era evidente que a decisão de adiar o jogo teria de ser tomada. Pena é que uma federação que se diz moderna não tenha feito a mesma análise da situação que fez o FC Porto, deslocando-se ao local para verificar todas as condições, nomeadamente quando o relvado já estava em péssimo estado e as previsões apontavam para o agravamento da meteorologia. Ao ignorar estas condicionantes, a FPF terá de desculpar-se perante os adeptos que acorreram a este recinto ao engano;
4 – Finalmente, aguarda-se que a FPF não «lave as mãos como Pilatos», limitando-se a marcar uma data qualquer, quando o essencial é que o local para a realização do UD Oliveirense-FC Porto assegure todos os requisitos para um bom espectáculo, de modo a que, por exemplo, se reduza o risco de lesões nos intervenientes, entre eles alguns que podem marcar presença no próximo Mundial.
Porto, 21 de Novembro de 2009
O Conselho de Administração da FC Porto – Futebol, SAD
O que se passou ontem era previsível e de todo evitável. Era impossível que um jogo de futebol se pudesse desenrolar naquele relvado, estando salvaguardada toda a segurança de todos os intervenientes. É incompreensível que ninguém tenha feito nada para evitar que se chegasse ao ponto que se chegou. No meio de toda esta confusão o FCPorto é o mais prejudicado, porque depois de 2 semanas de paragem seria benéfico jogar agora e não numa data mais distante. Depois porque fomos sujeitos a uma valente palhaçada e que em nada dignifica o futebol português. Não admira que a Oliveirense estivesse bastante interessada em jogar naquele relvado (!?), pois dessa foram teria mais hipóteses de ganhar.
A atitude do clube de Oliveira de Azeméis é incompreensível e é de todo ridícula. Não se entende como colocaram em causa os espectadores que pudessem ir ao jogo, a segurança dos jogadores e a festa da Taça.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Futebol ou natação?

domingo, 15 de novembro de 2009
Para quando uma reacção?!!

Por isso não compreendo todo o silêncio do clube perante mais este ataque a toda a estrutura do clube. Quando vemos um campeonato a ser oferecido de bandeja ao Benfica e vemos toda uma comunicação social a levar em ombros um clube é urgente agir e reagir. Que os jogadores sejam o expoente máximo dessa reacção.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Revista "Mundo Azul" nº9

segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Marítimo 1-0 FCPorto

Uma intervenção de choque é urgente nesta equipa. A tolerência acabou e se a equipa mantiver esta postura em campo nos próximos jogos algo tem de mudar.
sábado, 7 de novembro de 2009
Marítimo - FCPorto: Antevisão

quinta-feira, 5 de novembro de 2009
APOE 0-1 FCPorto

Os oitavos estavam garantidos e com eles vinham mais 3 milhões de euros. Se somarmos este valor aos 800 mil da vitória no jogo chega-se à conclusão que Falcao já se pagou a ele próprio. Se ainda somarmos os 800 mil da vitória frente ao Atlético de Madrid então o colombiano já rendeu juros ao FCPorto. Jesualdo levava o FCPorto à sua 4ª passagem consecutiva para os oitavos de final da Champions League. Agora teremos pela frente o Chelsea, numa luta para o 1º lutar do grupo.
Marcador: Falcao
Super Dragão: Falcao
terça-feira, 3 de novembro de 2009
APOEL - FCPorto: Antevisão

sábado, 31 de outubro de 2009
FCPorto 1-1 Belenenses

Marcador: Farías.
Super Dragão: Farías.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
FCPorto - Belenenses: Antevisão

quarta-feira, 28 de outubro de 2009
T-shirt Guardião


Quem estiver interessado em também ter uma t-shirt destas pode entrar em contacto através do email do blog, que será esclarecido de todas as dúvidas que possuir.
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Hulk na canarinha

segunda-feira, 26 de outubro de 2009
FCPorto 3-2 Académica

O jogo começou mal, com Fucile a sair lesionado logo no início do encontro. Os remates azuis e brancos contaram-se apenas com os dedos de uma mão, e não foi preciso utilizar todos eles. Muito pobre e muito má a primeira parte. E não foi por culpa da Académica, que se resumiu a perder tempo e a jogar para o empate. O FCPorto não jogava por culpa própria.
Ao intervalo era urgente mudar algo e Jesualdo Ferreira manteve a mesma equipa em campo. A equipa já apresentava outra atitude ofensiva, mas mesmo assim muito longe daquilo que se exige. Os minutos passavam e o público do Dragão, entre aplausos de incentivo, ia ameaçando com os já tradicionais assobios. Do banco via-se alguma movimentação e chegava-se à conclusão que Ernesto Farías iria ser chamado a marcar presença numa sala de aula completamente impotente para resolver uma equação que os próprios jogadores do FCPorto não tinham o mínimo interesse em saber a solução. E quando a placa do número 10 é levantada pelo quarto árbitro o Estádio do Dragão entoa uma valente assobiadela para o treinador, que se tinha "esquecido" de Mariano Gonzalez em campo. A partir daqui o FCPorto passou a jogar em 4-4-2, com Farias e Falcao a fazer dupla de ataque. Mariano encostou-se à direita, procurando aí encontrar o lado da consolação, após um hora de pouco tolerância por parte do público. E pouco tempo depois de muitos reclamarem a sua saída o argentino, numa excelente cabeçada, inaugura o marcador, justificando a substituição do Professor. Empolgado pelo golo o FCPorto alcançou o segundo, por autoria de Farías e com assistência de......Mariano, pois claro! Quem o tinha assobiado durante todo o jogo lá teve de o saudar, num gesto de quase hipocrisia.
O jogo acabava aí, pensavam e queriam os portistas, depois de quase uma hora de um jogo fraco. Mas a Académica aproveitou a inércia portista, marcando um golo e relançando a dúvida no resultado quando ainda faltavam jogar 15 minutos. Farías olhou para o relógio e não deixou que os portistas tivessem uns minutos finais de sofrimento. Numa grande jogada de Guarín o argentino aproveitou e marcou o seu segundo. Agora sim o jogo tinha fim. A Briosa ainda alcançou o segundo, mas foi incapaz de ameaçar o empate.
O resultado é justo. Os 3 pontos já se juntaram aos anteriores 16, fazendo um total de 19. Já vi jogos em que jogamos muito melhor e perdemos pontos, mas é inadmissível que jogadores portistas tenham exibições como a de ontem. São nestes jogos, em que se joga mal mas se ganha, que se vencem os campeonatos. Podem-se procurar justificações para tão pobre exibição, mas sinceramente eu não as encontro.
Mariano e Farias tiveram ontem a sua noite. Mariano foi fundamental para a vitória, com um golo e uma assistência, e Farias marcou mais dois e continua a manter uma eficácia fantástica. Recuso-me a chamá-los de mal-amados, porque existem portistas como eu que reconhecem competência e valor aos dois argentinos. Quem os assobia são os mesmos que hipocritamente os aplaude pouco depois.....Não vou negar que Mariano justificava a substituição, mas daí a assobiá-lo constantemente é ser ridículo e não respeitar a camisola que ele veste. Já todos se esqueceram que ele foi fundamental a temporada passada, com vários golos e assistências decisivas.......Já se esqueceram que foi este mesmo Mariano que nos fez sonhar em Manchester, que foi este mesmo Mariano que quase fez que a ausência prolongada de Lucho fosse uma simples notícia de rodapé....Eu continuo a gostar de Mariano e considero que é um excelente jogador, que se for apoiado irá ser muito importante na nossa equipa.
Já quanto a Ernesto Farías também ainda irei perceber porque muitos portistas o querem ver de saída já em Janeiro. Tento me lembrar de um jogador com semelhante aproveitamento, mas não me recordo de ninguém. O ponta de lança argentino já marcou 3 golos no campeonato e outros 2 na Taça de Portugal. Um registo de grande qualidade. Se o FCPorto conseguia viver sem Farías? Sim, mas não era a mesma coisa....
Por ter "calado" os ridículos assobios e por ter resolvido um jogo que ameaçava o empate Mariano Gonzaléz é, para mim, o homem do jogo. Guarín entrou em grande e mostrou que merece uma oportunidade a titular. Hulk andou completamente fora do jogo e apresentou uma vontade muito baixa para jogar. Merecia ter sido substituído.
Marcadores: Mariano e Farías (2)
Super Dragão: Mariano
domingo, 25 de outubro de 2009
Revista Mundo Azul nº8

Já está disponível mais um número da "Mundo Azul". Neste oitavo número Álvaro Parente é o grande destaque na entrevista central. Este piloto portista confessa que foi um sonho poder conduzir o carro do FCPorto rumo à vitória em Estoril.
A Escolas de Natação também merecem referência, pela formação de grandes atletas e de grandes campeões nesta modalidade que tem grande história no clube portista. Os golfinhos azuis e brancos passam agora a nadar em pleno Estádio do Dragão, num regresso a casa que se saúda.
O falecimento de Armando Manhiça não foi esquecido. A revista "Mundo Azul" fez questão de lembrar o jogador que representou as cores azuis e brancas na década de 70. As delegações de Nova Inglaterra (EUA) e Alfena marcam lugar nas páginas deste número 8 pelas festividades que levaram a cabo recentemente.
Por fim, foram lembradas as festividades bem recentes no nosso clube. A 116º aniversário do FCPorto e a Gala dos Dragões de Ouro merecem destaque no nosso mundo azul.
sábado, 24 de outubro de 2009
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
FCPorto 2-1 APOEL

Após os 45 minutos ficava a clara sensação que o APOEL não era uma equipa qualquer, mas antes uma formação capaz de circular a bola com qualidade e capaz de criar dificuldades com os seus contra-ataques. No entanto também era óbvio que éramos muito melhores do que eles e que o FCPorto tinha de ser mais pressionante e mais rápido para alcançar os tão importantes 3 pontos.
E foi com um pormenor que se resolveu a partida. Ao intervalo Jesualdo Ferreira mandou Mariano e Rodriguez trocarem de posições. O argentino foi para a posição em que melhor se enquadra, a de extremo direito, e o uruguaio fez de Belluschi. E os 20/25 minutos iniciais da segunda parte foram de excelente qualidade portista. A bola circulava rapidamente e os ataques foram se sucedendo. E não passou muito tempo até o 2-1 acontecer. Álvaro Pereira cruzou da direita e um defesa cipriota corta com o braço o lance. Penalty justo e que Hulk optimizou no seu segundo golo. Estreou-se a marcar e logo em dose dupla.

O próximo encontro no Chipre pode carimbar o nosso passaporte para os oitavos de final. Espero que tal aconteça de modo a permitir discutir na ronda seguinte em pleno Dragão o 1º lugar do grupo.