sábado, 5 de dezembro de 2009

Vit.Guimarães 1-4 FCPorto: Daqui nasceram os Reis de PORTOgal



Da cidade que viu nasceu D.Afonso Henriques (será que assim foi mesmo?) apareceu, qual D.Sebastião, o FCPorto que todos queremos. O berço da Nação foi o palco da melhor exibição da temporada dos tetracampeões nacionais e o local de onde nasceu o melhor FCPorto da época. Uns primeiros 45 minutos muito bons, que só não foram fantásticos pelo erro já no fim que permitiu o golo adversário. Jesualdo apostou num tridente ofensivo composto por Varela, Rodriguez e Falcao e a aposta deu jackpot! Varela esteve em grande e para além de ter marcado o 1º golo foi um verdadeiro furação pela ala direito ofensiva portista. Rodriguez construiu em Guimarães a sua melhor exibição da temporada e antes de ter marcado o 4º e último golo da partida foi fundamental no domínio absoluto do jogo na primeira parte e na reaparecimento da equipa no segundo tempo. Falcao pôs fim ao jejum e com um toque subtil marcou o seu 8º golo do campeonato e o 2º na conta portista do jogo. Uma primeira parte enorme do FCPorto, com jogadas de belo efeito e com pressão constante sobre a defesa adversária. O Guimarães bem pode agradecer aos deuses ter chegado ao intervalo a perder unicamente por uma bola.

Esse golo surgiu em má altura e permitiu ao Vitória ganhar fôlego para a segunda parte. Depois de 45 minutos de grande nível o FCPorto teve 20 minutos maus e em que o adversário podia ter chegado a um empate que durante o primeiro tempo devia se ter tornado muito longínquo para o Guimarães. Assim não o foi e os campeões nacionais permitiram o acumular de oportunidades vitorianas. Jesualdo Ferreira mexeu e colocou Hulk e Guarín. O colombiano foi fundamental para estancar a corrente ofensiva do Guimarães e fez pender definitivamente o meio campo para o FCPorto. E o ponto final do jogo ocorreu aos 20 minutos da segunda parte, com mais um livre bem executado por Meireles (finalmente!) e Bruno Alves a marcar com um toque de classe.

Até final do jogo controlamos totalmente a partida e podíamos ter marcado mais golos. Apenas mais um apareceu e justamente para Rodriguez. O uruguaio está claramente em crescendo e realizou a sua melhor exibição da temporada, bem como alguns dos seus colegas. A equipa finalmente apareceu em grande plano. Atitude, empenho, consistência, pressão sobre o adversário, concentração e qualidade no passe foram ingredientes que fizeram e construíram este resultado.

Destaques individuais para:

- Varela: está em grande e é uma grande solução para este FCPorto. Marcou o seu 4º golo do campeonato em apenas 7 jogos realizados!

- Belluschi: O melhor jogo com a camisola portista, embora tenha durado apenas 45 minutos.

- Meireles: Também o melhor jogo da temporada e uma clara subida de forma. Bem-vindo!

- Rodriguez: O mesmo do Meireles. Melhor jogo e subida de forma evidente.

Marcadores: Varela, Falcao, Bruno Alves e Rodriguez

SuperDragão: Varela

4 comentários:

Dragaopentacampeao disse...

Depois de um conjunto de jogos em que do FC Porto só se reconheceram as camisolas, eis que numa deslocação considerada de dificuldade elevada, reapareceu o FC Porto das grandes vitórias.

Não durou o jogo todo, como seria ideal, mas teve uma boa parte em que dominou e aniquilou o adversário.

Não se livrou porém de passar cerca de vinte minutos de aflição e inconstância, num regresso ao futebol descaracterizado e improfícuo, que começou numa das tais perdidas de bola, irritantes, caricatas e intolerantes, já no tempo de descontos da primeira parte. Mérito do Vitória mas também alguma displicência portista, ilustrada no golo sofrido mas também noutras jogadas de que destaco o lançamento lateral perto da nossa área em que Fucille se «esqueceu» de Targino, originando mais um lance de muito perigo, para a nossa baliza.

Foi uma vitória importante e moralizadora, em vésperas de um final de ano intenso.

Serão estes sinais positivos sinónimo do regresso ao trilho do Pentacampeonato?

Eu quero acreditar que sim!

Um abraço

O Dragãozinho disse...

Um bom jogo, finalmente um resultado a mostrá-lo e essencialmente, a bela prestação de toda a equipa! Assim sim, temos equipa!

http://odragaozinho.blogspot.com

creative monstah disse...

ATÉEEEEEEEEEEé que enfiiiiiiiiiiim!
Espero que seja desta que nos lançamos em direcção a outro campeonato! Muito se diz que no ano passado estávamos sensivelmente com a mesma pontuação que este ano e conseguimos o objectivo...Mas no ano passado os milhafres não estavam tão bem. A ver vamos... Eu acredito e QUERO ser campeão de novo! faço minhas as palavras de elogios à equipa e principalmente aos jogadores que "voltaram" do reino das más exibições. E até que enfim que o jesualdo percebeu que encostar alguns jogadores no banco dá óptimos resultados- é vê-los a jogar para ter o lugar! e que o Belluschi é o nosso homem de meio campo criativo! atéeeeeéeéééééé que enfiiiiim!
abraços de monstro dragão

ninja disse...

É verdade: até que fim....Acredito que será desta que iremos assumir a condições de tetracampeões....Andavámos desaparecidos mas finalmente mostramos as nossas melhores capacidades...Meireles parece outro, Rodriguez está muito melhor e Bellushci tem melhorado de jogo para jogo...

Abraços