sábado, 5 de dezembro de 2009

Vit.Guimarães 1-4 FCPorto: Daqui nasceram os Reis de PORTOgal



Da cidade que viu nasceu D.Afonso Henriques (será que assim foi mesmo?) apareceu, qual D.Sebastião, o FCPorto que todos queremos. O berço da Nação foi o palco da melhor exibição da temporada dos tetracampeões nacionais e o local de onde nasceu o melhor FCPorto da época. Uns primeiros 45 minutos muito bons, que só não foram fantásticos pelo erro já no fim que permitiu o golo adversário. Jesualdo apostou num tridente ofensivo composto por Varela, Rodriguez e Falcao e a aposta deu jackpot! Varela esteve em grande e para além de ter marcado o 1º golo foi um verdadeiro furação pela ala direito ofensiva portista. Rodriguez construiu em Guimarães a sua melhor exibição da temporada e antes de ter marcado o 4º e último golo da partida foi fundamental no domínio absoluto do jogo na primeira parte e na reaparecimento da equipa no segundo tempo. Falcao pôs fim ao jejum e com um toque subtil marcou o seu 8º golo do campeonato e o 2º na conta portista do jogo. Uma primeira parte enorme do FCPorto, com jogadas de belo efeito e com pressão constante sobre a defesa adversária. O Guimarães bem pode agradecer aos deuses ter chegado ao intervalo a perder unicamente por uma bola.

Esse golo surgiu em má altura e permitiu ao Vitória ganhar fôlego para a segunda parte. Depois de 45 minutos de grande nível o FCPorto teve 20 minutos maus e em que o adversário podia ter chegado a um empate que durante o primeiro tempo devia se ter tornado muito longínquo para o Guimarães. Assim não o foi e os campeões nacionais permitiram o acumular de oportunidades vitorianas. Jesualdo Ferreira mexeu e colocou Hulk e Guarín. O colombiano foi fundamental para estancar a corrente ofensiva do Guimarães e fez pender definitivamente o meio campo para o FCPorto. E o ponto final do jogo ocorreu aos 20 minutos da segunda parte, com mais um livre bem executado por Meireles (finalmente!) e Bruno Alves a marcar com um toque de classe.

Até final do jogo controlamos totalmente a partida e podíamos ter marcado mais golos. Apenas mais um apareceu e justamente para Rodriguez. O uruguaio está claramente em crescendo e realizou a sua melhor exibição da temporada, bem como alguns dos seus colegas. A equipa finalmente apareceu em grande plano. Atitude, empenho, consistência, pressão sobre o adversário, concentração e qualidade no passe foram ingredientes que fizeram e construíram este resultado.

Destaques individuais para:

- Varela: está em grande e é uma grande solução para este FCPorto. Marcou o seu 4º golo do campeonato em apenas 7 jogos realizados!

- Belluschi: O melhor jogo com a camisola portista, embora tenha durado apenas 45 minutos.

- Meireles: Também o melhor jogo da temporada e uma clara subida de forma. Bem-vindo!

- Rodriguez: O mesmo do Meireles. Melhor jogo e subida de forma evidente.

Marcadores: Varela, Falcao, Bruno Alves e Rodriguez

SuperDragão: Varela

4 comentários:

Dragaopentacampeao disse...

Depois de um conjunto de jogos em que do FC Porto só se reconheceram as camisolas, eis que numa deslocação considerada de dificuldade elevada, reapareceu o FC Porto das grandes vitórias.

Não durou o jogo todo, como seria ideal, mas teve uma boa parte em que dominou e aniquilou o adversário.

Não se livrou porém de passar cerca de vinte minutos de aflição e inconstância, num regresso ao futebol descaracterizado e improfícuo, que começou numa das tais perdidas de bola, irritantes, caricatas e intolerantes, já no tempo de descontos da primeira parte. Mérito do Vitória mas também alguma displicência portista, ilustrada no golo sofrido mas também noutras jogadas de que destaco o lançamento lateral perto da nossa área em que Fucille se «esqueceu» de Targino, originando mais um lance de muito perigo, para a nossa baliza.

Foi uma vitória importante e moralizadora, em vésperas de um final de ano intenso.

Serão estes sinais positivos sinónimo do regresso ao trilho do Pentacampeonato?

Eu quero acreditar que sim!

Um abraço

Gaspar Lança disse...

Um bom jogo, finalmente um resultado a mostrá-lo e essencialmente, a bela prestação de toda a equipa! Assim sim, temos equipa!

http://odragaozinho.blogspot.com

creative monstah disse...

ATÉEEEEEEEEEEé que enfiiiiiiiiiiim!
Espero que seja desta que nos lançamos em direcção a outro campeonato! Muito se diz que no ano passado estávamos sensivelmente com a mesma pontuação que este ano e conseguimos o objectivo...Mas no ano passado os milhafres não estavam tão bem. A ver vamos... Eu acredito e QUERO ser campeão de novo! faço minhas as palavras de elogios à equipa e principalmente aos jogadores que "voltaram" do reino das más exibições. E até que enfim que o jesualdo percebeu que encostar alguns jogadores no banco dá óptimos resultados- é vê-los a jogar para ter o lugar! e que o Belluschi é o nosso homem de meio campo criativo! atéeeeeéeéééééé que enfiiiiim!
abraços de monstro dragão

ninja disse...

É verdade: até que fim....Acredito que será desta que iremos assumir a condições de tetracampeões....Andavámos desaparecidos mas finalmente mostramos as nossas melhores capacidades...Meireles parece outro, Rodriguez está muito melhor e Bellushci tem melhorado de jogo para jogo...

Abraços