quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sorteio Champions League

Vai-se ficar a conhecer amanhã, por volta das 11h, o adversário do FCPorto nos oitavos de final da Champions League 2009/2010. Barcelona, Real Madrid, Arsenal, Manchester United, Sevilha, Bordeux e Fiorentina são os oponentes possíveis. De entre estes 7 clubes existe um denominador comum: a tarefa do FCPorto não será nada fácil.

Para muitos Barcelona, Real Madrid e Manchester são os principais adversários a evitar. O actual campeão europeu é uma equipa quase imbatível e o clube da capital espanhola está mais forte esta temporada e é um adversário a evitar. O Manchester United também se confere como um adversário bastante difícil, apesar de aparentemente estar mais fraco. Estivemos muito perto de os eliminar na temporada transacta. Sem Ronaldo e Tevez e com fragilidades aparentes o clube campeão inglês pode ser um mal menor para o FCPorto, se compararmos com os dois clubes espanhóis.

O Arsenal aparece como um clube também a evitar. Não terá o poderio dos outros três grandes europeus, mas é capaz de protagonizar grandes exibições quando menos se espera. Tem a irregularidade como principal fraqueza. O Bordeux é o campeão françês e fez uma fase de grupos em grande forma. Confesso que não desejo que seja o nosso adversário. O Sevilha também se configura como nosso possível oponente. É um clube que tem estado, nos últimos anos, no topo do futebol espanhol, e iria dificultar muito a vida do FCPorto. Fiorentina eliminou o Sporting na pré-eliminatória e conseguiu ficar em primeiro lugar num grupo com Lyon e Liverpool. Tem um estilo italiano que pode dificultar o encaixe do FCPorto no seu sistema. Possuiu grandes atacantes e é capaz de surpreender.

Resumindo, Barcelona e Real Madrid são adversários que se devem evitar a todo o custo. Manchester United, pelo conhecimento prévio que temos deles, por estarem mais fracos e porque os jogadores portistas já terem uma experiência muito recente de que é possível eliminá-los, pode ser um adversário que nos pode dar boas hipóteses. O Arsenal é um caixinha de surpresas, por isso se tiver que evitá-los seria bom. Entre as duas equipas ingleses prefiro jogar frente ao Manchester. Entre Sevilha, Fiorentina e Bordeux prefiro evitar os franceses. Assim, entre espanhóis e italianos, apesar de estilos bastantes diferentes, acredito que teríamos muito boas hipóteses de seguir em frente.

Por ordem crescente de preferência: Barcelona, Real Madrid, Arsenal, Manchester United, Bordeux, Fiorentina e Sevilha.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Bordeux, Fiorentina e Sevilha.

Muito difíceis, mas menos difíceis que os outros...pelo menos teoricamente.

Um abraço