segunda-feira, 26 de outubro de 2009

FCPorto 3-2 Académica

Mariano Gonzalez: O jogador por de trás dos assobios!
Quarenta e cinco minutos atrasados chegaram ontem os jogadores do FCPorto ao encontro frente à Académica. E se a segunda parte valeu pelos golos a primeira foi do pior que se tem visto do FCPorto desde há algum tempo. Não me recordo nos tempos mais próximos de uma exibição tão fraca como se assistiu ontem nos primeiros 45 minutos do jogo. Jogadores sem atitude, sem concentração e sem a mínima vontade em jogar à bola. Incontáveis passes errados, muitas perdas de bola e muito pouco interesse em correr atrás da bola. Não se admite que jogadores profissionais, que vistam a nossa camisola, tenham semelhante atitude num jogo.

O jogo começou mal, com Fucile a sair lesionado logo no início do encontro. Os remates azuis e brancos contaram-se apenas com os dedos de uma mão, e não foi preciso utilizar todos eles. Muito pobre e muito má a primeira parte. E não foi por culpa da Académica, que se resumiu a perder tempo e a jogar para o empate. O FCPorto não jogava por culpa própria.

Ao intervalo era urgente mudar algo e Jesualdo Ferreira manteve a mesma equipa em campo. A equipa já apresentava outra atitude ofensiva, mas mesmo assim muito longe daquilo que se exige. Os minutos passavam e o público do Dragão, entre aplausos de incentivo, ia ameaçando com os já tradicionais assobios. Do banco via-se alguma movimentação e chegava-se à conclusão que Ernesto Farías iria ser chamado a marcar presença numa sala de aula completamente impotente para resolver uma equação que os próprios jogadores do FCPorto não tinham o mínimo interesse em saber a solução. E quando a placa do número 10 é levantada pelo quarto árbitro o Estádio do Dragão entoa uma valente assobiadela para o treinador, que se tinha "esquecido" de Mariano Gonzalez em campo. A partir daqui o FCPorto passou a jogar em 4-4-2, com Farias e Falcao a fazer dupla de ataque. Mariano encostou-se à direita, procurando aí encontrar o lado da consolação, após um hora de pouco tolerância por parte do público. E pouco tempo depois de muitos reclamarem a sua saída o argentino, numa excelente cabeçada, inaugura o marcador, justificando a substituição do Professor. Empolgado pelo golo o FCPorto alcançou o segundo, por autoria de Farías e com assistência de......Mariano, pois claro! Quem o tinha assobiado durante todo o jogo lá teve de o saudar, num gesto de quase hipocrisia.

O jogo acabava aí, pensavam e queriam os portistas, depois de quase uma hora de um jogo fraco. Mas a Académica aproveitou a inércia portista, marcando um golo e relançando a dúvida no resultado quando ainda faltavam jogar 15 minutos. Farías olhou para o relógio e não deixou que os portistas tivessem uns minutos finais de sofrimento. Numa grande jogada de Guarín o argentino aproveitou e marcou o seu segundo. Agora sim o jogo tinha fim. A Briosa ainda alcançou o segundo, mas foi incapaz de ameaçar o empate.

O resultado é justo. Os 3 pontos já se juntaram aos anteriores 16, fazendo um total de 19. Já vi jogos em que jogamos muito melhor e perdemos pontos, mas é inadmissível que jogadores portistas tenham exibições como a de ontem. São nestes jogos, em que se joga mal mas se ganha, que se vencem os campeonatos. Podem-se procurar justificações para tão pobre exibição, mas sinceramente eu não as encontro.

Mariano e Farias tiveram ontem a sua noite. Mariano foi fundamental para a vitória, com um golo e uma assistência, e Farias marcou mais dois e continua a manter uma eficácia fantástica. Recuso-me a chamá-los de mal-amados, porque existem portistas como eu que reconhecem competência e valor aos dois argentinos. Quem os assobia são os mesmos que hipocritamente os aplaude pouco depois.....Não vou negar que Mariano justificava a substituição, mas daí a assobiá-lo constantemente é ser ridículo e não respeitar a camisola que ele veste. Já todos se esqueceram que ele foi fundamental a temporada passada, com vários golos e assistências decisivas.......Já se esqueceram que foi este mesmo Mariano que nos fez sonhar em Manchester, que foi este mesmo Mariano que quase fez que a ausência prolongada de Lucho fosse uma simples notícia de rodapé....Eu continuo a gostar de Mariano e considero que é um excelente jogador, que se for apoiado irá ser muito importante na nossa equipa.

Já quanto a Ernesto Farías também ainda irei perceber porque muitos portistas o querem ver de saída já em Janeiro. Tento me lembrar de um jogador com semelhante aproveitamento, mas não me recordo de ninguém. O ponta de lança argentino já marcou 3 golos no campeonato e outros 2 na Taça de Portugal. Um registo de grande qualidade. Se o FCPorto conseguia viver sem Farías? Sim, mas não era a mesma coisa....

Por ter "calado" os ridículos assobios e por ter resolvido um jogo que ameaçava o empate Mariano Gonzaléz é, para mim, o homem do jogo. Guarín entrou em grande e mostrou que merece uma oportunidade a titular. Hulk andou completamente fora do jogo e apresentou uma vontade muito baixa para jogar. Merecia ter sido substituído.

Marcadores: Mariano e Farías (2)

Super Dragão: Mariano

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Assim é difícil...uma 1ª parte inqualificável, do pior que tenho visto e já vi muita coisa. Melhor, mau era, a 2ª parte, mas mesmo assim lá estiveram bem presentes as descompressões, o abrandar de ritmo, o pensar que o jogo tinha acabado antes do final. Enfim, infelizmente não foi a excepção à regra...tem sido quase sempre assim.
Mariano, o homem do jogo.

Um abraço

Pedro Rocha disse...

Destaque natural para Mariano, e após o acordar deste jogador, vimos a um súbito adormecimento no resto da equipa. Com exibições destas é difícil cativar os adeptos.
Abraço