sexta-feira, 9 de outubro de 2009

"Vestir a camisola do FCPorto é um sonho"

Fernando, o que sente um «miúdo» como tu ao vestir a «pele do Dragão», ou seja a camisola do FC Porto, como profissional e como pessoa?

«Vestir a camisola do FC Porto é um sonho e um privilégio. Ter esta oportunidade tão novo e logo a jogar com regularidade, creio até que é muito mais que um sonho. É aquilo a que um jogador profissional pode ambicionar»

Porque é que tens a engraçada alcunha de Polvo?

«Tenho ouvido com alguma regularidade… O polvo tem muitas pernas e deve ser por isso que me chamam assim, uma vez que roubo muitas bolas e tento abranger um espaço significativo. Acho engraçado!

Acha-se um jogador «à FC Porto»?

«Posso dizer que sim. Um jogador «à FC Porto» é um jogador que defende o colectivo e procura estar sempre unido com os colegas. Para além disso, tem de estar habituado a vencer e a dar tudo para o conseguir. Esta é a filosofia do clube e creio que também a tenho»

Já te sentes emocionalmente ligado ao FC Porto?

«O mais possível. O meu vínculo ao FC Porto é muito mais do que profissional. O FC Porto foi o clube que me foi buscar ao Brasil e me deu a oportunidade de crescer na Europa. Não era conhecido e o clube apostou em mim. Vou guardar esse gesto para sempre»

Já ficou sem dormir por causa de um jogo do FC Porto?

«Nunca fiquei sem dormir por causa de um jogo, mas fiquei algumas horas acordado depois do título de campeão da temporada passada. Fiquei a festejar e a conversar com a minha família. Foi muito bom, pois o ano tinha sido exigente e aquela comemoração serviu para descomprimir. Depois dos jogos demoro sempre um pouco mais a adormecer, devido às emoções que cada partida tem, mas isso é normal e acho que sucede com todos os jogadores»

Como gosto muito de música, gostava de saber que tipo de música costumas ouvir.

«Gosto muito de música e ouço todos os estilos, mas a que mais me agrada é Gospel»

Quero desde já dizer-te que admiro muito o teu futebol e que já foste uma inspiração para mim. O que é preciso para jogar no FC Porto?

«Para jogar no FC Porto temos de ser grandes homens, bons jogadores e trabalhar intensamente todos os dias. Um clube de alta competência e tão organizado como o FC Porto exige-nos muita coisa, por isso temos de estar sempre disponíveis»

Como é a vida de um jogador de futebol?

«Ao contrário do que a maioria das pessoas possa pensar, não se trata de uma vida exclusivamente de fama e condições financeiras. É uma vida complicada, vivida com grande intensidade. Normalmente, os jogadores têm uma actividade entre os 20 e os 30 anos e, nesse período, têm de treinar muito, cumprir um regime alimentar rigoroso e, no caso do FC Porto, passar muito tempo em estágios e viagens, uma vez que jogamos duas vezes por semana. É uma vida de desgaste, mas também temos o privilégio de fazer aquilo que gostamos»

Em 2007, quando assinou contrato com o FC Porto disse que era a realização de um sonho... O clube cumpriu as suas expectativas, deixando-o continuar a viver «o sonho»?

«Continuo a viver um sonho, claro. Sempre tive a meta de chegar a um clube da Europa, mas chegar a um assim tão grande… O FC Porto está entre os melhores, ganha títulos, joga as melhores competições e é extremamente organizado e profissional. O facto de sermos campeões regularmente também ajuda a prolongar o sonho»

Sendo o Fernando muito jovem, como consegue ter todo esse sangue frio, essa humildade, essa segurança, essa experiência sem experiência, esse espírito de Campeão dos verdadeiros Dragões?

«A minha personalidade já é um pouco assim, mas aprendi desde que estou no FC Porto que é fundamental ter tranquilidade para fazer as coisas bem feitas. Sem o tal sangue frio não é possível ter sucesso»

O que sentiu ao ser distinguido jogador revelação da época passada?

«Senti uma emoção muito grande. Foi mais que um sonho. Na época passada vi o Fucile e o Lisandro a receber Dragões de Ouro, mas nem imaginava que agora podia ser eu… Fiquei mesmo muito feliz. Nunca irei esquecer esse momento»

Jesualdo Ferreira disse, durante a época passada, que o Fernando joga na posição mais importante da equipa. Nessa perspectiva, quais são os princípios de jogo essenciais que o técnico lhe pede para cumprir?

«O treinador disse isso no sentido em que é uma posição na qual não se pode mesmo errar. Temos de ser muito humildes e não ter a vaidade de querer ir ao ataque ou tentar marcar um golo. Eu tento cumprir estas regras»

O que sente um jogador ao entrar no relvado do Dragão com o Estádio cheio de adeptos? É sempre um momento único ou com o tempo acaba por se habituar?

«É sempre um momento especial e que é sempre diferente de jogo para jogo. Nunca se sente nada parecido. Falo por mim, mas acho que se vive um ânimo novo. Quando estamos na expectativa para o início do jogo, a nossa auto-estima sobe ainda mais com o apoio dos nossos adeptos e com o ambiente do Estádio do Dragão»

Qual o melhor jogo que fez pelo FC Porto?

«Prefiro que sejam os outros a falar por mim, mas também sou crítico do meu trabalho. E, acima de tudo, sei reconhecer quando cometo erros. O melhor jogo talvez tenha sido na temporada passada, no estádio do Manchester United, para a UEFA Champions League. Julgo que fiz bem o que o treinador me pediu»

Quando vê um adversário correr na sua direcção em grande velocidade, qual a primeira coisa que lhe passa pela cabeça?

«Penso sempre em alguma coisa… Tento imaginar o ponto mais forte, até porque estudamos as equipas adversárias e as características dos seus jogadores. Essencialmente procuro a melhor solução para eliminar essa investida»

Aqui fica uma entrevista de Fernando ao site do FCPorto. As perguntas foram colocadas por adeptos e sócios portistas. Uma excelente entrevista e que mostra que o sucesso de Fernando está na sua qualidade como jogador, mas também na sua humildade e na sua maturidade, apesar de ainda ser jovem.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Meu caro, hoje é o F.C.Porto, amanhã o sonho chama-se outro qualquer. Eu já não vou muito nestas conversas.

Um abraço