sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Entrevista com o Grupo Colectivo Ultras 95




O Guardião da Invicta teve a oportunidade de entrevistar o Grupo Colectivo Ultras 95, uma das claques oficiais do F.C.Porto. Marcam presença na Superior Norte e fazem dos princípios e da mística da cidade Invicta um dos seus maiores brasões. Originalidade é com eles, marcando a diferença pela positiva ao nível das coreografias. O apoio ao clube nunca estará em causa. Uma entrevista com adeptos que querem manter bem vivo o espírito e o ambiente das Antas.

1 - 6 de Julho de 1995 e 15 de Dezembro de 2004 são as datas mais importantes na história do Colectivo Ultras 95?

Sem dúvida. Tanto o nosso nascimento, como a inauguração do nosso espaço são 2 dos maiores motivos de orgulho do nosso Grupo.

2 - Foram fundados em 95 e nestes 14 anos já estiveram e apoiaram o FCPorto em muitos jogos e conquistas. Que jogo escolheriam como o jogo modelo desse apoio?

Não há propriamente um só jogo onde tudo aquilo que pretendemos que seja o apoio à equipa se exemplifique. A nossa batalha continua a ser apoiar os 90m com a maior das forças esteja a equipa a ganhar ou a perder. Se for possível dar colorido com coreografias, bandeiras e estandartes ainda melhor, mas o nosso foco deve ser sempre o apoio vocal.

3 - Quando passamos a jogar no Estádio do Dragão tentaram colocar as duas claques oficiais do clube juntas no topo sul, mas a verdade é que não deu resultado. Porquê?

Por variados motivos que não adianta agora explorar.

4 - Começaram como Colectivo Curva Norte e em 2000 passaram a denominar-se Colectivo Ultras 95. O que se mantém inalterável é o vosso sentido de colectivo, coerência e união?

Claro. A mudança de nome deveu-se muito ao facto de não sabermos onde iríamos ficar no novo estádio, e assim estávamos preparados para qualquer das situações. A transmissão desses valores para os novos membros continua a ser uma das grandes prioridades.

5 - São, na minha opinião, a melhor claque portuguesa a nível de coreografias. Este é um parâmetro onde o vosso Grupo se quer distinguir em Portugal?

O nosso Grupo distingue-se dos demais por variados parâmetros, um deles é mesmo este. Preferimos fazer 2 ou 3 coreografias por ano e dar sempre um passo em frente, do que realizar 20 ou 30 e no fundo ser só a reutilização de panos ou bandeiras gigantes. Somos totalmente contra isso.

6 - Quais são as maiores dificuldades que o vosso Grupo tem de ultrapassar para se manter fiel ao FCPorto?

Sem sombra de dúvidas o preço dos bilhetes nos jogos fora. Desde há muitos anos que os clubes inflacionam o preço dos bilhetes para tentarem fazer o máximo de lucro com o menor número de espectadores possível. Enquanto esta tendência se mantiver os estádios vão continuar a parecer autênticos desertos.

7 - O Colectivo Ultras 95 tem-se afirmado bastante ao longo do tempo. Qual o maior desejo que têm para o vosso Grupo?

Depois da criação do nosso espaço, cada vez mais o objectivo principal é criar bases sólidas para garantir o futuro do Grupo para as próximas gerações.

8 - Estão perto de completar 15 anos, certamente uma data importante. Existe já alguma ideia de como vão comemorar essa data?
Claro. Sempre que passa mais um aniversário já estamos a pensar no próximo.

9 - São a claque portuguesa mais preparada e optimizada no presente e para o futuro (sede, site, Associação Colectivo Ultras 95, Revista e originalidade). Sentem que os portistas já esperam do Colectivo Ultras 95 algo de muito bom e de surpreendente?

Sentimos isso mais a nível de coreografias no estádio, toda a gente já sabe que apresentamos sempre algo inovador e isso também nos dá motivação para continuar a trabalhar.

10 - O vosso Grupo respira a mística portista e tem crescido proporcionalmente à elevação do FCPorto nos relvados. O Colectivo Ultras 95, em tudo o que faz, também transpira muito dos princípios da Cidade Invicta?

Sempre. O nosso lema é “Orgulho em ser Tripeiro” e no nosso brasão está representada a silhueta da nossa cidade. Embora cada vez mais os membros sejam de fora do Porto, a nossa cidade está sempre ligada ao nosso Grupo e ao nosso Clube, num triângulo quase perfeito.

11 - Para quem quiser se juntar ao vosso Grupo quais os passos que tem que dar?

Apenas preencher a nossa Proposta de Sócio e entregar pessoalmente na nossa Sede em dias de jogos, ou enviar por correio para o nosso apartado. Depois é aparecer nos jogos.

12 - Para acabar, que mensagem e palavras gostariam de deixar a todos os portistas que possam ler esta entrevista?

Um obrigado a todos os que estimam o nosso Grupo, e continuem a apoiar o Porto cada um à sua maneira, mas de preferência junto de nós!

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Um apoio sempre presente. Irreverentes, criativos, com óptimas coreografias, o Colectivo é uma claque de referência.

Um abraço