segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Olhanense 0-3 FCPorto

Nas asas de Falcao



Voo picado para a vitória nas asas de Falcao. O colombiano está num grande momento e continua a dar sinais e provas de um matador como à muito não se via em Portugal. Sete jornadas e sete golos são um grande registo de um ainda jovem jogador (23 anos) que está na sua época de estreia na Europa.

O triunfo na partida começou a ser construído logo aos 13 minutos. Belluschi (grande exibição) não desistiu de um lance que viria a dar canto e executa um cruzamento perfeito para Falcao fazer o 0-1 numa cabeçada fulminante. O FCPorto entrou bem na partida e nem o facto de ter marcado cedo fez com que recuasse. O meio campo portista estava dono e senhor do jogo, com Meireles em clara subida de forma e Belluschi a realizar o seu melhor jogo de dragão ao peito. As jogadas de ataque iam se sucedendo e só o poste evitou novo golo portista. A Olhanense ainda reagiu antes do intervalo, mas este não viria a surgir sem o 0-2. Mais uma grande assistência de Belluschi que Bruno Alves não perdoou para fazer o seu 1º golo do campeonato.



Chegava-se ao intervalo de uma partida em que o FCPorto produzia excelente futebol. Falcao, Hulk e Belluschi estavam em grande. Após o reatamento, a equipa de Olhão reagiu e bem. Colocou o FCPorto em sobressaltos e esteve por várias ocasiões perto de reduzir a desvantagem. Jesualdo Ferreira agiu e mais uma vez muito bem. Tirou Mariano e colocou Guarín, que foi fundamental para voltar a transferir o domínio do encontro para o meio campo portista. O médio colombiano está-se a assumir como uma peça bastante importante na equipa e mais uma vez entrou muito bem. A partir daqui o FCPorto criou muitas oportunidades de golo e conseguiu alcançar um justo 0-3 num bela jogada pela direita protagonizada por Fucile e Hulk. O brasileiro assistiu na perfeição Falcao, que fez o seu primeiro bis.


Nos minutos que restaram até ao final da partida o FCPorto podia ter marcado mais golos, com destaque para Hulk que acertou em duas ocasiões com a bola no poste. O 0-3 é um resultado adequado ao que se passou no relvado. A nossa equipa está claramente a subir de rendimento e alcança a 3ª vitória consecutiva em jogos de grande dificuldade e de decisiva importância. Falcao é o matador da equipa e leva uns impressionantes 8 golos em 9 jogos oficiais. Belluschi está a subir de forma e está directamente ligado à vitória de ontem, mas também à da última jornada. São 3 assistências nos últimos 4 golos portistas no campeonato. Destaque também para Hulk que foi infeliz em não ter marcado. Bem o merecia depois da exibição que fez.

Os sinais para o futuro são optimistas e deixam antever que esta equipa vai ainda evoluir mais e que pode voar bem alto.

Helton - Tranquilo entre os postes e apenas um erro quando não conseguiu aliviar totalmente uma bola.

Fucile - Atravessa um grande momento de forma e ontem voltou a provar isso mesmo. Excelente no lance do 3º golo.

Rolando - Seguro a defender e sem qualquer erro grave.

Bruno Alves - Está a subir de rendimento e ontem marcou o seu 1º golo do campeonato num grande cabeceamento. Apenas um erro, mas que poderia ter saído caro não fosse a barra.

Álvaro Pereira - Encanta-me ver este uruguaio jogar. Grande primeira parte, onde esteve com grande fulgor ofensivo. Na segunda esteve intransponível a defender.

Fernando - Seguro e eficaz como sempre. Voltou a ser muito importante nos momentos de maior pressão do Olhanense.

Meireles - Finalmente viu-se um jogo em que Meireles jogou grande parte do tempo a um bom nível. Está a começar a aparecer e será fundamental para o futuro.

Belluschi - Dizer que foi o melhor em campo é pouco. Está directamente ligado aos 2 primeiros golos, com duas grandes assistências. Tacticamente quase perfeito, rasgou a defesa contrária com grandes passes. Mereceu justamente os aplausos de Jesualdo Ferreira quando saiu.

Mariano - Não se mostrou muito, mas também não esteve desastroso.

Hulk - Falhou um golo isolado, mas teve muito azar quando enviou 2 bolas ao poste. Fez mais uma assistência primorosa para Falcao. Está um jogador diferente e está a aprender a sê-lo. Quando o souber será mortal.

Falcao - O que dizer deste colombiano? Letal, mortífero e eficaz. Tudo isto e certamente muito mais. 7 golos em 7 jornadas provam que temos um homem de área como à muito não tínhamos.

Guarin - Voltou a entrar bem e foi muito importante no controlo do jogo.

Valeri - Pouco tempo em campo para mostrar as qualidades que possui.

Tomás Costa - Tempo em campo suficiente para partir o nariz numa agressão que o árbitro nada assinalou.

Marcadores - Falcao (2), Bruno Alves.

Super Dragão - Belluschi.

4 comentários:

Lino S. Babo disse...

Um post com todos os ingredientes da partida de ontem. Não lhe falta nada e eu assinaria por baixo com firma reconhecida em notário e tudo.
Agora, se me dão licença vou mas é esperar que as “papoilas” sejam (como direi?) derrotadas? Eeeennnnnão, não era bem isso, mas que se lixe.

dragao vila pouca disse...

Vitória justa, resultado exagerado, em mais uma exibição com altos e baixos, mais baixos que altos. Tudo bem que era o último jogo de uma semana difícil, com jogos importantes e onde o desgaste físico e psicológico, se fez sentir, mas que Diabo, o Porto é uma equipa experiente, melhor que o Olhanense, estava a ganhar por 2-0, era necessário passar aqueles 20 minutos de sofrimento, em que podiamos ter sofrido um ou dois golos?
Será que é a nossa sina não ter um jogo tranquilo, mesmo quando tudo se conjuga para isso?

Vá lá que o campeonato vai parar 2 semanas e dá para o coração recuperar...

Um abraço

mulher lua disse...

Ainda se mostravam cépticos, quando o Rui Meireles começou a jogar e eu fui das suas primeiras fãs... Tirei-lhe logo a pinta!

Veijios

Ricardo de Sousa disse...

Também eu aprovei o Meireles desde muito cedo. Até no tempo do Boavista já o apreciava.

E gostei muito dele no domingo, numa posição mais avançada no terreno a partir da entrada de Guarín.

Abraço
O fundo vergonhoso em http://carregaporto.blogspot.com/