quinta-feira, 1 de outubro de 2009

FCPorto 2-0 Atlético de Madrid

Às de Falcao
Um golo mágico de um grande jogador. Radamel Falcao desatou o nó apenas aos 75 minutos da partida, mas a verdade é que valeu bem a pena esperar tanto tempo para se assistir a um fantástico momento. O público estava ansioso para gritar golo e mostrar aos espanhóis que não teriam tanto sorte como o do último encontro e Falcao, num gesto sublime, pôs o Dragão a arder até ao fim do encontro.
Jesualdo começou por estar mal ao colocar Tomás Costa na formação inicial no lugar de trinco. Na primeira parte o FCPorto raramente conseguiu explanar o seu futebol. Apenas Hulk conseguia romper a defesa contrária, que estacionou 4 jogadores à entrada da sua área. O meio campo portista pouco jogo conseguia fazer fluir. Tomás Costa resumia-se a tentar ocupar o seu espaço, sem nunca ter capacidade para distribuir jogo e facilitar as transições. Meireles falhava muitos passes e raramente conseguia assumir o jogo. Belluschi foi o mais inconformado dos três, mas ele e Hulk era insuficientes para tantos homens espanhóis.

Cedo se percebeu que a escolha do Professor estava errada. O Atlético de Madrid apresentou-se durante o primeiro tempo a jogar para o empate, criando perigo apenas a partir de erros portistas. Chegava-se ao intervalo e era perceptível que teria que ser o FCPorto a assumir o jogo se queria levar os 3 pontos. Não se podia perder 2 preciosos pontos frente a uma equipa que tem excelentes jogadores, mas que é claramente inferior ao tetracampeão português. A segunda parte começou com maior perigo espanhol e com alguma intranquilidade portista. O meio campo recuava muito e deixava jogar os jogadores contrários. Hulk tentava resolver a partida e foi criando o perigo suficiente para se perceber que tínhamos um adversário perfeitamente ao nosso alcance.

Tudo se viria a mudar com a entrada de Guarín e a saída de Tomás Costa. Foi o toque de Midas de Jesualdo Ferreira. Tudo mudou e para bastante melhor. Meireles, na posição mais recuada do meio campo, passou a assumir o jogo e a executar com perfeição os passes, Guarín entrou com confiança e foi o aliado perfeito de Belluschi no assalto à vitória. Hulk finalmente teve espaço e quem lhe servisse com perfeição para resolver. E aos 75 minutos da partida o toque de Midas deu finalmente em ouro: fantástica abertura de Meireles para Hulk, o brasileiro passa por Perea e remata para defesa do guardião espanhol, o Incrível insiste e acaba por fazer uma assistência preciosa para Falcao que, num curto espaço de tempo, pensa e executa um toque calcalhar só ao nível dos melhores.

Até ao final do encontro só se viu FCPorto. O público do Dragão estava finalmente ao rubro e os jogadores sentiram o espírito. Vimos uma equipa que mesmo após marcar continuou a atacar, o que resultou no segundo golo, com origem num canto de Guarín e numa sociedade de sucesso entre centrais: Bruno Alves cabeceou ao poste e Rolando foi à sobra para marcar. Estava feito o resultado e construída a primeira vitória.
No rescaldo do encontro fica uma exibição satisfatória e suficiente para os 3 pontos. A primeira parte foi sofrível, mas a segunda e sobretudo os últimos 25 minutos do encontro mostraram um FCPorto em excelente nível e com alguns jogadores a exibirem-se com grande categoria. Fucile fez um jogo assombroso e não deu as mínimas hipóteses a Simão, Aguero ou Fórlan. Foi claramente o homem do encontro. Falcao e Hulk foram também as outras estrelas da noite. O colombiano está a provar toda a sua categoria e marcou um golo que marcará presença num dos melhores de sempre do clube. O brasileiro foi o grande responsável por grande parte do perigo criado pelo FCPorto. Está a subir gradualmente de forma.

Ao fim das duas primeiras jornadas da Champions Leaague 09/10 estamos em segundo lugar com 3 pontos. Temos agora dois confrontos com o APOEL e temos, neste momento, tudo para passar à próxima fase com tranquilidade.

Marcadores: Falcao e Rolando

Super Dragão: Fucile

5 comentários:

dragao vila pouca disse...

Gostei e gostei durante todo o jogo, embora tivessemos sido mais exuberantes após a entrada de Guarín e a passagem de Meireles para trinco.
Hulk fantástico; Falcao ponta-de-lança que vale vinte golos por época e que marcou um golo onde está tudo: talento, génio e principalmente, sentido de oportunidade. O colombiano só podia marcar daquela forma.
Mas quem foi a alma, a crença, a coragem e a raça do Dragão, foi Fucile. O uruguaio foi grande, nunca baixou o ritmo e mesmo quando as coisas não se resolviam, nunca baixou os braços. Simão, Forlan, Jurado...todos no bolso de um Fucile fantástico.

Um abraço

Gaspar Lança disse...

Gostei do jogo.
Uma segunda parte - na minha opinião - mais ofensiva por parte dos azuis e brancos, com o golo de Falcao a merecer completo destaque nesta partida.
Vamos em frente!

Gaspar

Lino S. Babo disse...

Tenho seguido a algum tempo o guardião da invicta, e hoje adicionei-o junto aos outros na minha lista de favoritos. Espero estar entre a minha gente.
É bom colher as opiniões de vários adeptos, pois assim pode-se aquilatar as tendências e os sentimentos da nossa Blogosfera azul e branca.
Estive ontem no dragão e regressei a casa com a alma lavada e o coração cheio de orgulho. Sofri horrores mas sentia que a paciência iria dar os seus frutos, e não me enganei. O resto pode qualquer um Portista imaginar.
É verdade: parabéns as “papoilas saltitantes” pela goleada que produziu ainda agora lá na Grécia.

Unknown disse...

pois é.... um grande golo. quando vi o lance disse logo "Falcao à Madjer!". pode ser que seja um sinal e que voltemos a esses tempos de campeões europeus. agora, tanto nessa altura como na era mourinho, os "professores" não faziam tantas vezes más escolhas. e assim se vê porque não sou grande adepto do professor. um bom professor também devia aprender, quanto mais não seja, ou talvez até acima de tudo, com os seus próprios erros. e este parece teimar em não querer aprender... estávamos sem fernando, mas a vitória foi atingida e que belo golo do falcao e tudo isso... mas não percebo estas coisas do Sr. jesualdo. mas também, eu não sou professor... (de futebol, pelo menos)
abraços de monstro dragão

ninja disse...

Caro fimoze obrigado pela preferência :) Espero que continue a participar no blog e que contribue com os seus comentáriose as suas opiniões.

Sem dúvida que Jesualdo Ferreira erra algumas vezes e que tem um estilo de jogo que não agrada a muitos adeptos, eu próprio não sou um fã incondicional dele, mas admiro a sua competência e acredito que a equipa consiga vai evoluir e atingir os níveis da temporada passada.

Abraços