segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Ao homem ousado a fortuna dá a mão


É já amanhã que começa nova edição da Champions League. Dominada nos últimos anos quase por completo por equipas inglesas, italianas ou espanholas, a principal competição europeia de clubes é alérgica aos clubes mais modestos. Aliás, o F.C.Porto foi o último clube de um campeonato que não os referidos 3 a ganhar a competição, e já lá vão 5 anos.

Mais uma vez a UEFA oferece aos clubes receitas milionárias e atractivas aos bolsos mais vazios. E certamente que serão muitos os "cães ao osso" na edição 09/10. Ingleses, italianos, espanhóis e até alemães tentarão ganhar a maior fatia do bolo financeiro possível. O Barcelona é o principal favorito a consegui-lo, mas equipas como Chelsea, Manchester United, Bayer de Munique, Real Madrid ou Inter de Milão podem também ser os novos Reis da Europa.

O F.C.Porto poderá intrometer-se nesta luta só com uma condição: ousadia. Foi o que lhe faltou nos dois primeiros anos de Jesualdo e foi o que lhe valeu no ano passado, em que calou Old Trafford e quase fazia cair nos quartos-de-final o campeão europeu em título. Este ano tudo pode ser diferente se a ousadia for, no mínimo, igual. Enfrentar o Chelsea com argumentos suficientes para a vitória só está ao alcance de quem pode, mas também de quem quer. E antes de saber se podemos, gostaria de ver uma equipa em campo no encontro de amanhã a querer. Audazes e capazes bem poderia ser o slogan de qualquer filme num cinema perto de si, mas eu desejo que seja a história de 11 jogadores que ousaram defrontar os tubarões e saíram convictos que em nada são inferiores, pelo menos na atitude e na capacidade.

Por isso, espero que Jesualdo Ferreira seja o timoneiro perfeito nesta verdadeira alegoria que começa amanhã. Uma competição que favorece os ricos e os mais abastados, mas que se apresenta como uma Liga justa e equidistante. Compete aos verdadeiros dragões assumir, mais uma vez, o papel de estranho. Como em 2004!

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Nos comandos, onde fiz tropa, tinhamos um lema que era parecido: a sorte protege os audazes.
Perder por demasiado respeito, é duplamente frustrante.

Um abraço

Ricardo de Sousa disse...

O título do Post diz tudo.
Concordo com o artigo e com o Vila Pouca.

Abraço