quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Destaques 2009

O ano de 2009 está a acabar e é tempo de resumir tudo aquilo que ele nos trouxe. Vários momentos, nomes e figuras se destacaram neste ano. Foi um ano em que enriquecemos ainda mais o nosso currículo, com os 3 títulos nacionais mais importantes. Em 2009 conquistou-se mais um tetracampeonato, mais uma dobradinha e aumentamos o nosso domínio nas Supertaças.

Nas modalidades também foi ano de sucesso. Fomos campeões nacionais de hóquei em patins e de andebol. Ou seja, nas 4 modalidades profissionais colectivas do clube só não conquistamos o título de campeão nacional em Basquetebol. Futebol, Hóquei e Andebol foram de domínio azul e branco. De destacar também ainda nas modalidades o regresso do Pedro Gil no Hóquei em Patins. Eduardo Filipe acabou a carreira no andebol, tal como Pedro Emanuel no futebol. O defesa central ficará para sempre no coração dos portistas pela forma como sempre honrou a camisola do FCPorto. O nosso ex-capitão abraçou a carreira de treinador nos juvenis do clube.

Lisandro López e Lucho Gonzalez, dois argentinos que marcaram muito os adeptos portistas, foram vendidos em 2009. A dupla que encantou no FCPorto partiu para França e deixou um vazio enorme que ainda não está completo. O avançado partiu por 24 milhões de euros e o médio por 18 milhões. Um grande encaixe financeiro para o clube mas uma enorme tristeza para os adeptos, que viram sair dois dos seus maiores ídolos e os responsáveis, em grande parte, pelas conquistas do FCPorto nos anos em que brilharam em Portugal.

O Guardião da Invicta elegeu os melhores de 2009. Melhor Jogador, Melhor Golo, Melhor Jogo e a Menção Honrosa deste ano. Aqui ficam os escolhidos:

Melhor jogador: Bruno Alves

O capitão portista foi o melhor do último campeonato e aquele que conseguiu alcançar níveis exibicionais mais constantes. Grandes exibições em Portugal distinguiram-no como o melhor central e o melhor jogador da Liga de 2008/2009. Dono e senhor da zona defensiva e excelente a criar perigo nas balizas contrárias, Bruno Alves é o reflexo do que é ser jogador à FCPorto. Os interessados não faltaram, mas o capitão não saiu e cotou-se como o melhor dragão de 2009.

Melhor Golo: Radamel Falcao (FCPorto 2-0 Atlético de Madrid)

O colombiano chegou este ano ao FCPorto mas já deixou a sua marca. Marcou frente ao Atlético de Madrid no Dragão um dos mais belos golos da história do clube, fazendo lembrar o célebre calcanhar de Madjer. Um gesto técnico fantástico e que merece ser lembrado como um dos melhores de 2009.

Melhor Jogo: Manchester United 2-2 FCPorto



Foi em Inglaterra que o FCPorto efectuou a exibição que cotou-se como a melhor deste ano. A equipa exibiu-se em grande nível na 1º mão dos quartos de final da Champions League de 2008/2009 e mereceu sair com muito mais do que o empate a 2-2. Uma exibição de classe e que certamente todos os portistas gostariam de ver repetida em muitas ocasiões.

Menção Honrosa: Revista "Mundo Azul"

Foi durante este ano que está prestes a terminar que a "Mundo Azul" entrou na rotina dos portistas. Elaborada pelo Conselho Cultural do FCPorto, esta revista mensal marcou uma posição no mundo azul e branco e foi uma destaque positivo deste ano. Com artigos fantásticos e com entrevistas marcantes, a "Mundo Azul" merece um referência por tudo o que veio acrescentar. Assumiu-se como uma complemento à revista "Dragões", mas rapidamente passou a ser a principal referência literária do clube. Espera-se que em 2010 continue a marcar a diferença pela positiva e que prossiga o excelente trabalho que tem realizado.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Que em 2010 continue a predominar o azul e branco do F.C.Porto.

Um abraço e Feliz 2010