Aqui fica o Momento 2009 para o Guardião da Invicta. Esperemos que 2010 seja repleto de grandes momentos. Feliz 2010 para todos e que seja um ano de sucesso.
quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Destaques 2009





O Guardião da Invicta elegeu os melhores de 2009. Melhor Jogador, Melhor Golo, Melhor Jogo e a Menção Honrosa deste ano. Aqui ficam os escolhidos:
Melhor jogador: Bruno Alves
O capitão portista foi o melhor do último campeonato e aquele que conseguiu alcançar níveis exibicionais mais constantes. Grandes exibições em Portugal distinguiram-no como o melhor central e o melhor jogador da Liga de 2008/2009. Dono e senhor da zona defensiva e excelente a criar perigo nas balizas contrárias, Bruno Alves é o reflexo do que é ser jogador à FCPorto. Os interessados não faltaram, mas o capitão não saiu e cotou-se como o melhor dragão de 2009.
Melhor Golo: Radamel Falcao (FCPorto 2-0 Atlético de Madrid)
Foi em Inglaterra que o FCPorto efectuou a exibição que cotou-se como a melhor deste ano. A equipa exibiu-se em grande nível na 1º mão dos quartos de final da Champions League de 2008/2009 e mereceu sair com muito mais do que o empate a 2-2. Uma exibição de classe e que certamente todos os portistas gostariam de ver repetida em muitas ocasiões.
Menção Honrosa: Revista "Mundo Azul"
Foi durante este ano que está prestes a terminar que a "Mundo Azul" entrou na rotina dos portistas. Elaborada pelo Conselho Cultural do FCPorto, esta revista mensal marcou uma posição no mundo azul e branco e foi uma destaque positivo deste ano. Com artigos fantásticos e com entrevistas marcantes, a "Mundo Azul" merece um referência por tudo o que veio acrescentar. Assumiu-se como uma complemento à revista "Dragões", mas rapidamente passou a ser a principal referência literária do clube. Espera-se que em 2010 continue a marcar a diferença pela positiva e que prossiga o excelente trabalho que tem realizado.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Parabéns!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Até quando o Silêncio?

A comunicação social tem levado ao colo um certo clube, quer fazer dele o novo campeão, os árbitros estão pressionados a apitarem para esse efeito e até são ameaçados de morte e o FCPorto nada diz nem nada fala. Os ataques que temos sido alvo por parte de certa imprensa (com o jornal do Benfica, A Bola, à cabeça) são vergonhosos. Quando é que o clube meterá os abutres no sítio que merecem? Esse jornal devia ser impedido de entrar nas instalações do clube, tal é o serviço que têm prestado. Nós, adeptos portistas, não deixaremos que nos ataquem de forma gratuita. Espero que os responsáveis do clube também não o façam!!!
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
sábado, 19 de dezembro de 2009
Benfica - FCPorto: Antevisão

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
O sonho passa de novo por Inglaterra

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Sorteio Champions League

Por ordem crescente de preferência: Barcelona, Real Madrid, Arsenal, Manchester United, Bordeux, Fiorentina e Sevilha.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
FCPorto 2-0 Vitória de Setúbal
Marcadores: Farías e Varela.
SuperDragão: Varela
domingo, 13 de dezembro de 2009
Revista "Mundo Azul" nº 10

sábado, 12 de dezembro de 2009
FCPorto - Vitória de Setúbal: Antevisão

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Momento portista
Depois de um mau período e em que as más exibições eram bastantes frequentes (espero que a fase ascendente seja para continuar) o FCPorto acordou e protagonizou, num espaço de 4 dias, duas excelentes exibições fora de portas. O desempenho em Madrid merece atenção e relevo. Foi ganho à custa de uma entrega e de atitude fantástica dos jogadores. A entrada em campo foi do melhor que se tem visto e aquilo que todos os portistas esperam ver em todas as partidas. O jogo foi ganho porque a equipa funcionou, o que permitiu que a espaços algumas individualidades se pudessem destacar. À cabeça dessas individualidades aparecem dois nomes: Bruno Alves e Hulk. O português vai renovar o contracto com o FCPorto, mas a sua cotação internacional sobe a cada jogo (incluindo selecção nacional) e a cada exibição de gala como a de Madrid. O golo do central impulsionou a equipa para a vitória, mas também fez aumentar ainda mais os elogios ao capitão portista. Hulk, por sua vez, voltou a exibir-se em bom plano na Europa e apontou um grande golo que fez de novo ecoar o seu nome pelas páginas dos mais variados jornais europeus. O brasileiro pode e deve fazer melhor no FCPorto, mas é inegável que estamos perante um portento de jogador. Espera-se é que á sua qualidade e valor se aliem uma atitude, postura e sentido colectivo.
Tal como Jesualdo Ferreira disse no final do encontro de Madrid este FCPorto merece mais apoio. Percebo a intenção do Professor e até concordo com o substrato da afirmação. O apoio nos jogos em casa do FCPorto nesta temporada têm ficado muito aquém do que o clube sempre mereceu. As assistências têm andado longe do que já o foram no passado e o apoio do público durante os encontros caseiros têm deixado algo a desejar. Apesar de já ter sido crítico perante o momento desportivo que já vivemos esta temporada (e voltarei a sê-lo se a equipa apresentar atitudes, empenhos e postura semelhantes) não faltei um jogo esta temporada no Dragão. Continuo a pagar as minhas quotas e irei fazê-lo quer o clube perca ou ganhar. Por isso entendo perfeitamente o que Jesualdo Ferreira quis dizer, mas ele tem que aceitar as críticas que foram dirigidas à equipa, sobretudo quando ela andava muito longe do que era exigido.
Posto isto, espero que no próximo Domingo os adeptos marquem presença em grande número nas bancadas do Dragão. Depois de 3 vitórias consecutivas e depois de 2 excelentes exibições e 2 grandes resultados fora de casa espera-se a confirmação do bom momento. Os adeptos não se podem alhear da equipa como alguns (para não dizer muitos) o têm feito.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Atlético de Madrid 0-3 FCPorto
SuperDragão: Fucile
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Atlético de Madrid - FCPorto: Antevisão

Jesualdo Ferreira já anunciou meia equipa (Helton, Fucile, Maicon, Hulk, Varela e Fernando). Fica por isso a dúvida, sobretudo, dos restantes elementos do meio campo e ataque, já que Bruno Alves e Álvaro Pereira farão parte do quarteto defensivo. Será um desafio importante e serão vários os factores de interesse. Espera-se um FCPorto a confirmar os sinais de retoma que tem vindo a apresentar. Queremos uma equipa a jogar ao ataque e que traga de Espanha os bolsos mais cheios e a confiança em níveis superiores.
sábado, 5 de dezembro de 2009
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Guimarães - FCPorto: Antevisão

Fucile-B.Alves-Rolando-A.Pereira
Fernando
Meireles-Belluschi-Rodriguez
Hulk-Falcao