
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Liga promete, Champions League aquece

sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Férias e Previsões

Revista "Mundo Azul" nº 6

Já está disponível a mais recente edição da "Mundo Azul". Neste número seis a entrevista central é de Júlio Magalhães, conhecido jornalista e que nunca escondeu o seu enorme amor pelo F.C.Porto. As palavras de Júlio Magalhães transpiram emoção e alegria ao falar do seu clube de sempre, clube que nas palavras do próprio é " (...) a nossa bandeira, em todas as áreas, em todos os lados onde vamos, com gente de todas as classes sociais".
De realçar nesta edição também o destaque, com toda a justiça, que é dado à secção do Desporto Adaptado do F.C.Porto. O trabalho que é levado a cabo por excelentes profissionais tem sido meritoso e tem alcançado fantásticos resultados não só desportivos mas também humanos. Estes resultados podem, num futuro próximo, ser melhorados, na medida em que está em vista uma parceria com diversos hospitais, que possibilitará uma comunicação e relação priveligiada e permitirá um melhor trabalho com os atletas.
Destaque ainda para os Dragões da TAP, que espalham o nome do F.C.Porto por África nas suas acções humanitárias. Alice Cruz e José Monroy merecem também linhas nesta edição por alcançarem resultados relevantes. As delegações de Montreal (Canadá), de Amarante, de Monção, de Alfândega da Fé, de Coimbra, de Cinfães, de Toronto e de Guimarães são realçadas pelas suas excelente actividades e festividades. Mais uma vez se prova que o amor pelo F.C.Porto é cada vez mais um mar azul que percorre o Mundo.
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
F.C.Porto 5-2 Padroense

terça-feira, 11 de agosto de 2009
HULKlândia

Não se trata de um parque de diversões nem de uma montanha russa. Falamos de Hulk! Desafia os adversários como poucos o fazem, mostrando que um segundo basta para o verem pelas costas. Ele sorri a cada finta e sprint que faz. Sorriso esse que tem reflexo nos adeptos: afinal os Super-heróis existem, e um deles mora no Dragão. No longínquo Japão se encontrou Hulk, "amarrado" numa divisão que escondia os poderes deste jogador. Os adeptos portistas não demoraram muito a ver do que ele era capaz, surpreendendo tudo e todos a cada passo que dava. Cientes desde sempre da valia deste jogador o F.C.Porto colocou uma claúsula de 40 milhões de euros no contracto, mas nem esse valor faz dormir descansados os portistas. Perder Hulk era como tirar um doce a uma criança. Magia, classe e a noção que de a qualquer momento ele pode resolver qualquer problema, por maior que ele seja, fazem parte deste super-jogador. Hulk transforma-se quando entra em campo, minimizando os inimigos que por todas as maneiras o querem derrubar. Ele não tem medo! Enfrenta-os! Os adversários podem aparecer com muitos jogadores mas, por mais que tentem, Hulk é único. Infelizmente não permanecerá por muito mais tempo na Liga Portuguesa, mas por onde andar Hulk haverá sempre a HULKlândia, capaz de fazer sonhar os adeptos.
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
A arte de Teclar

domingo, 9 de agosto de 2009
Supertaça Cândido de Oliveira 2009: FCPorto 2-0 Paços de Ferreira

Jogo muito difícil. O Paços de Ferreira foi um adversário complicado e o jogo só balançou definitivamente para o nosso lado com um erro enorme de Cássio. A equipa inicial do F.C.Porto foi a esperada, mas o início do jogo não correspondeu às expectativas: entrada muito amena dos portistas, sendo o Paços a equipa que melhor futebol mostrava. A partir dos 15 minutos o F.C.Porto tomou conta do jogo, criando algumas situações de perigo, sem nunca possuir verdadeiras ocasiões de golo.
O intervalo chegou e algo tinha de mudar. Jesualdo percebeu isso, mas a saída de Belluschi surpreendeu. O argentino tinha sido um dos mais inconformados durante o primeiro tempo. Farias entrou e quinze minutos depois "teclou" da melhor maneira, aproveitando o erro de Cássio e desbloqueando um jogo que se apresentava de difícil manuseio. A última meia hora do F.C.Porto justificou a vitória nesta Supertaça. Perigosos contra ataques e transições ofensivas à imagem de Jesualdo. Bruno Alves, num salto enorme, marcou o segundo golo e deu maior volume a uma vitória justa, mas sem uma grande exibição.
Fico o registo da 16ª Supertaça do nosso historial e da primeira no currículo de Jesualdo. Para o futuro é urgente melhorar ofensivamente e deixarmos de ser uma equipa unicamente de contra-ataque. Se se mantiver este estilo teremos muitas dificuldades nos jogos em casa.
sábado, 8 de agosto de 2009
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
"Supertaça não é um jogo, é um título"

Conferência de Imprensa:
"A equipa está pronta para o início da época. Foi isso que planeámos desde o arranque dos trabalhos."
"Este ano o FC Porto atingirá um patamar de competência ainda mais notório (...)"
"O FC Porto está a modelar as suas estratégias para continuar a avançar dentro daquilo que é a realidade actual."
"Não estamos preocupados com o que se ganha na pré-época."
"Está tudo a zero, o que é bom, e já ninguém se lembra do que conquistámos para trás."
"Penso que os jogadores do Paços encaram este jogo como o mais importante até aqui e vão dar tudo para serem bem sucedidos."
"(...) Queremos que estejam presentes muitos adeptos do FC Porto para nos apoiarem nesta corrida pela Supertaça."
"Vim para o FC Porto para ganhar e a minha perspectiva é continuar a fazê-lo."
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
À procura de mais um avançado

segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Superleague Formula e Futebol de Praia

Invicta: Escrita, Falada, Amada II

"A Minha Cidade"
A minha cidade não se chama Lisboa,
não tem cheiro a sul
e nem por ela passa o Tejo,
mas como ela, tem Nascentes
leitosos e marmóreos...
Na minha cidade os Poentes são de ouro
sobre o Douro e o mar
e só ela tem a luz do entardecer
a enfeitar o granito...
Na minha cidade, tal como em Lisboa
há gaivotas e maresia
mas não há cacilheiros no rio
há rabelos
transportando nectar e almas...
Da minha cidade nasce o Norte
alcantilado, insubmisso
e o sol, quando chega, penetra-a
delicadamente, carinhosamente,
depois de vencido o nevoeiro...
Na minha cidade também há pregões,
gatos, pombas, castanhas assadas e iscas
e fado pelas vielas, pendurado com molas,
como roupa a secar nos arames...
A minha cidade tem também tardes languescentes,
coretos nas praças
velhos jogando cartas em mesas de jardim
e o revivalismo de viuvas e solteironas
passeando de eléctrico...
É bem verdade que na minha cidade
a luz, não é como a de Lisboa
mas a luz da minha cidade
é um frémito de amor do astro-rei
a beijá-la na fronte, cada manhã!...
Maria Mamede
Maria Mamede, pseudónino literário de Maria do Céu Silva Fernandes. A sua biografia pode ser consultada no blog: http://noceuenaterra.blogspot.com/.
Poema retirado do blog http://amulhereapoesia.blogspot.com/.
sábado, 1 de agosto de 2009
Peace Cup: Aston Villa 2-1 F.C.Porto

A pior exibição desta pré-temporada. Uma primeira parte muito pouco inspirada, que os ingleses aproveitaram para a capitalizar, marcando 2 golos nas poucas vezes que foram à baliza. O meio campo revela-se bastante longe da eficácia desejada e o ataque muito pouco perigoso, excepção a uma bela jogada de Falcao. A segunda parte, com Hulk, foi um pouco diferente, mas o guarda-redes adversário defendeu praticamente tudo. Com Hulk em campo tudo foi diferente, provando-se que este brasileiro é peça essencial na estratégia portista.
O cansaço acumulado durante a semana pode justificar esta exibição menos conseguida, mas pedia-se mais a uma equipa teoricamente superior ao seu adversário.