quarta-feira, 8 de abril de 2009

Liga dos Campeões, Quartos de Final: Manchester United 2-2 F.C.Porto

O sonho comanda os Dragões

No Palco dos Sonhos a equipa do F.C.Porto colocou os adeptos a fazerem aquilo que tanto queriam: SONHAR. Com uma exibição estrondosa perante o campeão europeu e mundial, os jogadores da nossa equipa mostraram que subestimar o tricampeão português pode-se revelar fatal. Se a justiça fosse total a vitória teria sido azul e branca, mas mais uma vez teve-se de ultrapassar grandes obstáculos no jogo, alguns deles imprevisíveis, como o erro grave de Bruno Alves no lance do primeiro golo do Manchester United.

O início do jogo foi de grande nível e sem qualquer receio ou medo. Rodriguez logo aos 4 minutos silenciou o estádio, já depois de Lisandro rematar para uma grande defesa de Van der Sar. Neste momento os adeptos ingleses tiverama noção de que não seria tão fácil como muitos deles pensariam. Mesmo após o golo o F.C.Porto continuou a atacar a baliza inglesa, estando mais perto do 0-2 do que o Manchester do 1-1. Mas foi esse 1-1 que apareceu, injustamente e na sequência de um erro gravíssimo de Bruno Alves.

Por momentos a equipa abalou, mas rapidamente deu sinais de retorno ao que tinha apresentado, desfilando classe até ao intervalo. Os primeiros 45 minutos mostraram um Porto de altíssimo nível, com uma exibição fantástica, fazendo estremecer a Europa, que via o seu campeão ser banalizado.

Na segunda parte o Manchester pressionou e atacou mais, como seria de esperar. Helton respondeu sempre aos remates dos ingleses com classe, mostrando que os deslizes na Europa poderão estar para trás das costas. O F.C.Porto nunca se remeteu completamente à defesa, atacou sempre com muitos jogadores, criando algumas situações de golo.

Quando já praticamente toda a gente pensava no 1-1 o United chega mais uma vez injustamente à vantagem, num lance de grande classe de Rooney. Neste momento o Golias tinha vantagem, algo que não merecia.

A nossa equipa respondeu como verdadeiros DRAGÕES, e Mariano com um toque de classe fez calar os ingleses e soltar o grito de Dragão em pleno Old Traford. Estava novamente reposta alguma justiça no marcador, fazendo valer a magnífica exibição dos nossos jogadores.

Nada está decidido. O Manchester é uma grande equipa que só não jogou mais porque o F.C.Porto não o deixou. Teremos um jogo de grande dificuldade na próxima semana. Será errado pensar que o Manchester está neste momento quase fora. Não se pode esquecer que são os campeões da europa e do mundo. Jogarão em nossa casa para ganhar, com a pressão de que ao serem eliminados constituirá um escândalo.

Do lado do F.C.Porto estarão 50 mil dragões nas bancadas e, espera-se, 11 heróis em campo capazes de derrubar este monstro do futebol. Se a justiça for feita estaremos nas meias-finais, porque com o jogo de ontem e se a justiça tivesse sido plena a esta hora estaríamos com a eliminatória nas mãos.

De destacar as exibições de Helton (3 ou 4 defesas de grande nível, mostrando que pode estar de regresso à grande forma), Fernando (exibição FANTÁSTICA deste miúdo), Cissokho (exibição de grande nível) e Rodriguez.

Golos: Rodriguez, Mariano.

Super Dragão: Fernando.

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

A classe do campeão!

De há uns tempos a esta parte, a palavra sonho começou a tomar conta do Universo portista - nos Estádios, junto dos adeptos, nas crónicas dos colunistas portistas, nos comentadores de programas de televisão e rádio, que gostam do Tricampeão, mas principalmente, nesta grande realidade que é a blogosfera. Começamos a sonhar e sonhamos, com tanta força, com tanta convicção, que agora, ninguém se atreve a dizer, que o sonho, o sonho da Dragão, é uma utopia. Não sei se a equipa também sonhava, mas sei que ela agora, alimenta o sonho. E de que maneira!

Jogamos em Manchester, contra o Campeão da Europa e do Mundo, olhos nos olhos, sem medo e taco a taco, dizendo na Pátria do futebol, que em Portugal há um clube, que tem a "mania" de ser Grande, num País de anões - e paga um preço muito elevado por isso. Numa altura que que os clubes ingleses dominam, a seu belo prazer, o futebol do Velho Continente, que o milionário Inter de José Mourinho, foi eliminado sem honra nem glória, aos pés da equipa de Ferguson e C.Ronaldo, o F.C.Porto, mais uma vez, põe o Mundo do futebol, a interrogar-se, como é possível, qual é o segredo, o que é que o Porto tem? Que classe, que maturidade, que personalidade!

Não vou destacar ninguém pois, o F.C.Porto valeu pelo seu conjunto. Tudo bem, Fernando fez um grande jogo, mas o grupo é o grande destaque.

Ainda falta a segunda-mão, não podemos e não vamos, embandeirar em arco, mas com o apoio dos adeptos - obrigado aos portistas, com especial destaque às claques, que tanto apoiaram em Old Trafford. Também nesta matéria, somos os melhores! -, que vão encher o Dragão, com o respeito que o adversário vai merecer, estou convencido que vamos continuar a fazer História.


Um abraço

Tiago Araújo disse...

Grande! Grande FCPORTO! FCPORTO! FCPORTO!

Eu até já sinto a CHAMA DO DRAGÃO!

Grande FCPorto!

Isto sim, grande exibição no Teatro dos Sonhos, sim senhora, estou muito contente!

Um abraço

VISITEM:

http://campeoesfcporto.blogspot.com

Nicolau d'Almeida disse...

Que orgulho! Os jogadores foram fantásticos. Merecíamos vencer. Falta um jogo, nada está decidido mas se jogarmos como ontem acredito que vamos ser felizes.

Cumprimentos.