quarta-feira, 29 de abril de 2009

Entrevista com Ace dos Mind da Gap

Ace: Dragão e invicto convicto!


Ace concebeu-me o prazer de uma entrevista para o Guardião da Invicta. Um dos membros de um dos mais conceituados grupos de rap nacional assume-se como um verdadeiro Dragão, transportando para a sua vida profissional o que o F.C.Porto e a invicta cedo lhe transmitiram. É incapaz de trocar a sua cidade por qualquer benefício profissional. Portista a 100%, é, acima de tudo, orgulhosamente INVICTO!

1 - Foi a vida que te fez portista ou foste tu que a pintaste de azul e branco?

Ambas. Ser do Porto (mais concretamente Gaia, mas para mim nunca houve diferença, até porque tinha/tenho família no Porto e hoje vivo no Porto) fez-me crescer habituado a contrariedades e a desafios. Ser portista é a melhor forma de afirmar que apesar dessas contrariedades, ou por causa das mesmas, somos lutadores e vencedores natos. No nosso país, onde se vive uma macrocefalia exagerada da capital, ser portista é ser rebelde, é ser contra o “establishment”, é provar que quando há oportunidades iguais, estamos preparados para ir “à luta” e vencer. Por isso, ser portista, vai bem comigo e a minha personalidade. A partir de certa altura na minha vida profissional, quando comecei a perceber tudo isto, pintei a minha vida de azul e branco de uma forma mais panfletária.

2 - Qual foi o jogo mais marcante que viste do F.C.Porto? Qual seria a sua banda sonora?

Um Porto-Benfica nas Antas, há muitos anos atrás. Era o último jogo do campeonato, fomos campeões e abriram a entrada do público para o relvado. Até comi relva! E levei alguma para casa, para plantar num vaso. Tive relva das Antas num vaso da varanda. Apesar de ser um cliché, a banda sonora poderia ser a música dos Queen - “We are the champions...” ou “puxando a brasa à sardinha”- o Invicta dos Mind da Gap.

3 - Qual o melhor onze da tua vida portista?

Divido-me entre o 11 que foi campeão nacional, europeu e intercontinental em 1987 e o 11 “do Mourinho” campeão nacional e europeu em 2003/2004. Os 11 do Porto revelam sempre uma qualidade que mais nenhuma equipa consegue (nem poderia) - coesão e união “à portista”, que lhes dá uma força anímica, uma energia combativa que é o “extra” de todos os 11 do FCP. Enquanto estão a jogar no FCP todos os jogadores são portistas.

4 - A invicta já inspirou os Mind da Gap para uma música. Para quando uma dedicatória ao F.C.Porto?

Somos os três Portistas convictos. Nada nos daria mais gosto. Mas teria que ser algo para o FCP, não uma música para um álbum nosso. O nosso público merece o nosso maior respeito, independentemente da filiação clubística. Portistas, ou não, são o nosso público. Fazer uma música desse género para um álbum nosso, seria alienar, de certa forma, os “não portistas”, o que não seria justo. Nos agradecimentos, deixamos sempre uma nota para o “nosso” Presidente e elementos das equipas (consoante a época) mais relevantes e não escondemos de ninguém a nossa fervorosa admiração pelo FCP, mas quanto a uma música, teria que ser para a claque - o que seria óptimo, a claque ter uma música para “entoar” que substituísse algumas das que “entoam” hoje e que não são de pessoas da nossa cidade. Se alguém de direito e/ou dever me está a ler, trocamos isso por uns lugares no estádio... (risos)

5 - Um dos teus grandes ofícios é a customização de sapatilhas e bonés. O F.C.Porto ou a invicta também servem de inspiração para algum deles?

O segundo par de ‘tilhas que customizei para mim mesmo chama-se “Dragon Skin Long Claws” (pele e garras de dragão). A pele tem gravada a ferro a textura da pele de dragão e de um lado figura um dragão e do outro, o caracter chinês para dragão (Long). Para além disso, entrei em contacto com um jogador do plantel do FCP para lhe oferecer uma customização, mas até agora, ainda não saímos da “conversa”. Tenho também uma tatuagem de um dragão num braço e do tal caracter chinês de dragão nas costas. A Invicta está dentro de mim, todo o dia, todos os dias - serve de inspiração para a vida.

6 - Porto e Lisboa são dois pólos completamente distintos. O que o futebol separa o hip hop junta?

Não, penso que não. O que o futebol separa, o hip hop reforça. Cada um é o reflexo de muitas influências que vive, uma das mais importantes sendo o sítio de que é oriundo. No futebol ou no hip hop, essa influência tem o mesmo resultado. Um rapper do Porto vê a realidade com os olhos de um invicto, um rapper lisboeta vê a mesma realidade com outros olhos.

7 - A cidade invicta desperta em nós todos os 5 sentidos. O F.C.Porto também tem esse efeito em ti?

O FCP é a nossa representação desportiva, futebolística. Mas é uma boa representação, fidedigna. No entanto, não deixa de ser uma representação. O FCP pertence ao Porto e aos portuenses/portistas. Mas a cidade... A cidade é um MUNDO!

8 - És uma das vozes musicais mais conhecidas do Porto. Consideras-te um bom guardião da invicta ?

Sem sombra de dúvidas. Considero-me (sem arrogância) um representante à altura da cidade. Mais do que políticos, ou outros pseudo-ícones da mesma. Muita gente me diz que se eu fosse de Lisboa ou mudasse para lá, tinha muito mais sucesso. Mas eu prefiro conhecer e reconhecer-me na cara que vejo ao espelho todos os dias. Tenho sentido que fui muito prejudicado profissionalmente ao longo dos anos por esta atitude, mas é assim que sou, quero ser e gosto de ser. Invicto.

9 - Se pudesses tirar apenas uma fotografia à cidade do Porto onde é que focavas a tua objectiva?

Subia ao mosteiro da serra do Pilar em Gaia e com uma grande angular, tentava apanhar o máximo da vista à minha frente. A tal “cascata sanjoanina”...

10 - Que jogador merece o dragão de ouro esta época?

O Bruno Alves tem sido (excepção ao “passe” para o Rooney) de uma constância de boas exibições incrível. Gosto muito do Lisandro e do Lucho e acho que o Fernando tem evoluído de uma maneira inacreditável. O Hulk também é de realçar, mas está ainda muito “verde”, na minha opinião, precisa de mais jogos com esta camisola para crescer. Um destes...

11 - Jesualdo Ferreira merece continuar no nosso clube?

Não sou grande adepto do Sr. Jesualdo Ferreira. Não lhe falta portfólio no FCP, tem dado pontos à equipa, mas não aprecio a sua atitude como treinador. Claro que depois de termos um Sr. Mourinho, tudo ficou mais difícil no que toca a ficarmos contentes com um treinador... Acho que o FCP precisa de um treinador com atitude também ele “à portista”- com garra, com vontade de vencer, sem medos, pro-ataque, com discursos de intervalo inflamadores de orgulho. Julgo que o Sr. Jesualdo não encaixa neste perfil. Mas merece os meus cumprimentos por alguns detalhes (o empate em Manchester e a forma como o conseguiu, por exemplo). Se merece ou não, só ao presidente e à SAD compete julgar.

12 - Caso a festa volte a ser azul e branca no fim da época, qual seria o graffiti ideal para comemorar mais este feito portista?

Um dragão no gabinete do presidente da câmara do Porto.

13 - O Guardião da Invicta originou uma petição para o regresso de Deco ao F.C.Porto. Assinarias a petição?

Quantas vezes me deixassem assinar!!!!!!!! Onde é que assino?????!!!!

14 - Que mensagem gostarias de deixar a toda a blogosfera portista?

Ser portista é uma atitude, quase uma filosofia de vida. É não ter medo de lutar por aquilo em que se acredita, é viver intensamente essa fé, é estar preparado para se viver com contrariedades, com obstáculos, com difamações. É tudo isto e muito mais. É preciso ser-se um dragão para se ser portista. Mas no final, vale a pena. Vale a pena o sabor da vitória, o gosto da conquista (a muito custo), vale a pena o saber-se que mormente todas as barreiras, conquistámos os nossos objectivos. E nunca fomos conquistados.


Podem acompanhar o trabalho do Ace em:
Customização de sapatilhas e bonés: http://creativemonstah.blogspot.com/

Fotos gentilmente cedidas pelo Ace

9 comentários:

Anónimo disse...

Grande entrevista! Não sabia que o Ace era tão ferrenho. Bom guardião da invicta não duvido que seja ;)


Cumprimentos

dragao vila pouca disse...

Parabéns, uma excelente entrevista.
Ñão sou, confesso, apreciador desse tipo de música, mas como é portista e portista tem bom gosto...
Vou ouvir umas coisas.

Abraço

ninja disse...

Obrigado. A entrevista vale acima de tudo pela qualidade das respostas.

Abraços

Anónimo disse...

Fantastica entrevistaos meus parabens.
ps: recomendo a musica citada ... "Invicta" espetacular...

Anónimo disse...

Antes de mais, obrigado pelos comments à entrevista..
Queria só ressalvar o facto de que em relação ao meu 11 favorito, escolhi essas duas formações por serem as mais marcantes a nível de currículo. É óbvio que também gosto bastante do presente 11 (salvo raras excepções)! E mais, acredito no mesmo. Em relação aos jogadores merecedores do dragão de ouro, queria fazer uma adenda... O Raúl Meireles tem sido o verdadeiro pêndulo desta equipa! Fica aqui o acrescento.
Cumprimentos de dragão.

Nicolau d'Almeida disse...

Grande entrevista, Ninja! Os meus parabéns também ao Ace e ao seu grupo pois são símbolos culturais da Cidade do Porto!

Meireles tem sido enorme! A forma como encara cada jogo é extraordinária.

Cumprimentos.

ninja disse...

É verdade o Meireles provavelmente tem feito a sua melhor época de sempre.

Em relação ao Ace, acho que a entrevista valoriza sobretudo a pessoa que ele é: DRAGÃO!

Cumprimentos

bLuE bOy disse...

Ninja,

uma entrevista FABULÁSTICA que aqui nos trazes... parabéns... redobrados parabéns.

Tens aqui um espaço de tertúlia que vai no "muito bom" caminho... força, continua que tás bem, mto bem!!!

Ahhh, e porque não, um cumprimento tb especial ao ACE dos Mind da Gap, que admito, não fazia a minima de ser Portista... se o é, excelente escolha!! Para ele, tb os meus parabéns!!!

Nija, aKeLe aBrAçO,

ps - é um lapso imperdoável... não estavas ainda linkado no BiBó PoRtO... já corrigi este nosso erro craso.

ninja disse...

Obrigado Blue Boy pela força e pelos elogios.

Inda bem que já faço parte dos links do Bibó Porto, um espaço que frequento e com grande agrado.

Abraços