segunda-feira, 20 de abril de 2009

Académica 0-3 F.C.Porto

Bom +




Na cidade dos estudantes o F.C.Porto deu mais uma lição de bom futebol. Apesar de a primeira parte não ter sido pautada por uma exibição convincente, os segundos 45 minutos mostraram um excelente futebol da nossa equipa, que provou que serão precisas muitas cábulas dos adversários para serem melhores do que nós no exame final.

Mesmo jogando sem Lucho, um elemento muito importante, a equipa respondeu muito bem à pressão que tinha sobre ela, depois da vitória da véspera do segundo classificado. Mariano foi um substituto à altura, coroando a excelente exibição com um golo já nos descontos. Este argentino que no seu primeiro ano foi muito criticado pelos adeptos tem provado que estavam todos enganados, excepto Jesualdo Ferreira que foi o único que sempre acreditou nele. Excelentes exibições acompanhadas por uma garra que caracteriza os portistas e por golos (e já lá vão 4 no campeonato) em quase todas as provas.

Como disse anteriormente a primeira parte não foi brilhante. A equipa entrou algo desconcentrada e enfrentou uma Académica que fez os trabalhos de casa e conseguiu quase sempre durante o primeiro tempo bloquear as nossas acções.

Apesar disso as aulas são feitas de 90 minutos e o Professor Jesualdo sabia que não podíamos reprovar neste exame, caso contrário daríamos um passo atrás para o tão ambicionado Tetra. Assim, a equipa entrou na segunda parte com uma atitude bem diferente. O golo não demorou a surgir. Na sequência de um livre de Meireles, Rolando disse presente com uma cabeçada imparável. Estava aberto o marcador que viria pouco tempo de pois a mudar. Um fantástico passe de Fernando isolou Lisandro que foi derrubado na área e no respectivo penalty regressou ao golos no campeonato.

Até final da partida só deu F.C.Porto, surgindo o terceiro e último golo já nos descontos por intermédio de Mariano. Faltam 4 vitórias para o Tetracampeonato. Quatro jogos apenas para o país vestir-se novamente de azul e branco.

Coimbra tem mais encanto vestida de azul e branco!

Marcadores: Rolando, Lisandro Lopez e Mariano Gonzalez
Super Dragão: Mariano Gonzaléz

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Coimbra tem mais encanto, vestida de azul e branco.

Foi uma jornada maravilhosa, a recordar os velhos tempos, dos jogos à tarde, com os adeptos portistas a tomarem conta da auto-estrada...4000, disse Jesualdo?! Mais do dobro, seguramente, Sr. Professor, que deram muito colinho à equipa, mesmo na fase em que ela não esteve muito bem.
Ai esta paixão, que nos consome, mas que também nos dá tantas alegrias e tantas recompensas...
Na primeira-parte, o F.C.Porto foi lento, previsível, mexeu-se pouco e mesmo tendo o domínio do jogo, foi muita parra e pouca uva. Na segunda-parte, tudo foi diferente: entrando forte, com dois jogadores sempre bem colados às linhas - Mariano na direita e Hulk ou Rodríguez, na esquerda -, que serviam Lisandro no meio e beneficiando da melhoria notória de Fernando e Meireles, o FC.Porto partiu para uma exibição consistente, segura, de qualidae superior, em que dominou, marcou e controlou, nunca deixando a Académica por o pé em ramo verde, com excepção de um lance, em que Helton fez uma extraordinária defesa.

Era, por todas as razões, ditas e reditas - eliminação da C.League e lesão de Lucho -, a que se juntou a pressão suplementar da vitória do Sporting, no dia anterior, um jogo crucial para o Campeão. E o Campeão respondeu com classe, mostrou que sabe conviver com a pressão, que tem estôfo, venceu, convenceu e deu um passo de gigante, rumo ao grande objectivo da época, que é a conquista do Tetracampeonato.

É muito difícil parar esta comunhão, dirigentes, equipa, adeptos, que juntos, resistem a tudo e a todas as campanhas, sejam elas vindas de alguns porquitos da bola, sejam elas vindas dos chorões do costume. Ser do F.C.Porto é um estado de alma que não se explica. Só quem é do F.C.Porto é capaz de sentir o que é ser Dragão.

Fazer extrapolações, que se o árbitro marcasse penalti e ele fosse concretizado, o Porto, perdia, é um exercício próprio dos perdedores. Não estavamos nós a perder ao intervalo, em Guimarães e não demos a volta?

Um abraço

Dragaopentacampeao disse...

Mais uma vitória, mais uma alegria, é nisto que o FC Porto difere dos outros.

Tem dirigentes, tem treinador, tem jogadores e tem adeptos, todos eles cinco estrelas.

É portanto natural esta onda de entusiasmo que vivemos, especialmente se fizermos a análise correcta deste plantel. Gente muito nova, sem grande experiência, mesclada com outros mais maduros e de classe reconhecida. É assim o Tricampeão que caminha com firmeza para o quarto título consecutivo.

Depois da ressaca europeia e sem Lucho, a exibição não foi de encher o olho. As dificuldades habituais para chegar ao golo voltaram a aparecer face à menor produção de alguns consagrados (Hulk, Meireles, Rodriguez e Lisandro), isto na primeira parte.

Depois, num espaço de três minutos, a equipa descobriu a melhor forma de lá chegar.

Não foi uma exibição muito conseguida mas chegou para manter a chama bem acesa e o entusiasmo bem forte.

A longa caminhada continua pintada de azul e branco, o êxito é o destino!

Um abraço

Vitor Daniel disse...

Um primeira parte fraquita tanto do académica como do F.C.Porto e alias também do arbitro, na segunda parte, o F.C.Porto foi o único que melhorou, de Insuficiente para Bom + ( como referes no Titulo ), assim conseguimos mais uma goleada e mais uma vitória, 4 vitórias para o Tetra, estamos muito muito perto.

Um abraço, http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt