sexta-feira, 10 de abril de 2009

Chama Imensa


Numa altura da época em que tudo se começa a decidir o F.C.Porto atravessa um grande momento de forma. O início da temporada foi preocupante, com exibições menos conseguidas aliadas a 3 derrotas consecutivas que já faziam pairar um cenário de crise no Dragão.

Nessa altura jogadores como Rodriguez, Rolando, Fernando e Hulk eram colocados em causa e juntamente com eles o treinador, que não tinha mãos para formar uma equipa capaz de suprir as saídas de jogadores fundamentais.

Quando muita gente já esfregava as mãos de contentamento surge a vitória em Kiev, momento fulcral desta temporada. Após essa vitória O Dragão não mais parou de cuspir fogo. A um primeiro lugar da fase de grupos da Champions League juntou-se uma grande série de vitórias no campeonato, que fizeram a equipa subir ao topo da classificação.

Neste momento muita gente, incluindo eu, não imaginava que o F.C.Porto pude-se atingir um nível tanto elevado. Janeiro serviu para contratar um tal de Cissokho. Lateral esquerdo francês que poucos meses tinha de futebol em Portugal, mas que já tinha convencido os responsáveis portistas a contratá-lo.

O primeiro lugar do campeonato consolida-se a cada jornada, alicerçado em grandes exibições e em excelentes vitórias fora de portas. Jogadores como Farias e Mariano deixaram o papel de actores secundários para assumirem em muitas ocasiões o papel principal.

Mas foi na Europa que o mais fantástico F.C.Porto desde a alguns anos apareceu. Com 6 jogadores novos na equipa (Sapunaru, Rolando, Cissokho, Fernando, Rodriguez e Hulk) a equipa demonstrou grande categoria, apresentando um conjunto de Guerreiros da Invicta capazes de honrar a camisola que vestem.

Um Porto Europeu faz novamente sonhar os adeptos portistas com grande conquistas. Pede-se a cada um deles que seja cada vez mais um Dragão até à Morte. Todos nós sabemos que ainda não conquistamos nada este época, mas que com exibições como a que se assistiu em Madrid ou em Manchester a Mística Azul e Branca pode novamente fazer frente aos milhões e inverter a lógica.

A nossa equipa apresenta cada vez mais uma Basculação capaz de deixar os adversários em sérios problemas e que neste momento surpreende cada vez mais o mundo do futebol. Rodriguez, Lisandro e Huk são os grande responsáveis por um ataque imprevisível, mas Lucho e Meireles são o motor que faz girar os da frente.

Neste momento, a minha Reflexão Portista leva-me a sonhar. Os nossos jogadores levam a isso mesmo. Cada vez mais são a extensão dos adeptos, jogando com garra, ambição e amor à camisola.

Espera-se que no final da época possamos festejar o Tetracampeonato e a Taça de Portugal. Algo mais que isso é possível, mas muito difícil. Mas o sonho comanda a vida e quem sabe se da Varanda do Dragão não surgirão os novos heróis portistas?

4 comentários:

Vitor Daniel disse...

Meu caro amigo, bem mereciam estes "Herois" vencerem tudo esta época, esperemos que sim e que estes blogs todos que referiste no post, possam "festejar" as glórias deste nosso mágico Porto que tudo merece.

Um grande Abraço, http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt

dragao vila pouca disse...

Meu caro Ninja, muito bom o texto e excelentes as hiperligações. Obrigado pela parte que me toca. E
análise correcta e que subscrevo.

Umabraço e boa Páscoa

GdI disse...

Fantástico texto, onde os nomes dos blogues exaltam as convicções das Nação azul e branca.

Nunca tinha analisado os nomes dos blogues azuis por este prisma. Ainda bem que te lembraste de o fazer.

Há algo em comum que os une. A insaciável vontade de vencer.

Parabéns! Vou colocar o link nos GdI.

Abraço.

Nicolau d'Almeida disse...

Ninja, espectáculo!!! Em cada portista há também um "Guardião da Invicta" preparado para dar o melhor em prol da sua Cidade e Clube, defendendo-os até ao último suspiro!

Grande abraço!