terça-feira, 25 de março de 2008

Segunda Pele: Amor à Camisola

Naturalmente, qualquer portista sente orgulho quando veste a camisola do FC Porto. Vesti-la é, no fundo, assumirmos o que somos, é revelarmos ao Mundo a nossa pertença a uma comunidade com uma história, estética e identidade próprias. Portanto, uma camisola funciona como imagem de marca de um clube. Contemporaneamente, a publicidade, o negócio, o comércio, o marketing, o mercantilismo, intrometeram-se de tal maneira no futebol que as camisolas dos clubes estão completamente ameaçadas na sua identidade. Todos os anos se mudam os modelos para se vender mais. As referências publicitárias, ainda que necessárias para as finanças dos clubes, vieram, de certa forma, estragar a estética das camisolas. Até os logótipos de alguns organismos, como é exemplo o da nossa Liga profissional, contribuíram para que se desvie a atenção daquilo que é mais importante numa camisola: o emblema e as formas tradicionais com que o clube sempre equipou. Assim, no caso do Porto, o símbolo do Porto e as riscas verticais são absolutamente indispensáveis. Porém, ao longo dos anos existiram variações (mais ou menos acentuadas) em relação ao traje tradicional do FC Porto. Haverá sempre camisolas associadas ao sucesso desportivo sendo, por isso, especialmente apreciadas. Outras serão lembradas devido ao arrojo estético. Outras ainda estão intimamente ligadas a um período desportivo menos feliz. Algumas romperam com o modelo tradicional e não deixaram saudades nos adeptos. Quem tiver imagens de camisolas antigas do Porto e que deseje partilhar no sentido de futuramente fazerem parte desta rubrica pode enviá-las para o seguinte endereço de email: guardiaodainvicta@gmail.com. Desde já agradeço a colaboração.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Acho que há um blog com todas as camisolas do F.C.Porto, já lá passei,mas não sei o nome.Tem também cachecois do Porto de há vários anos. A camisola azul e branca para mim é sempre linda.
Um abraço

Nicolau d'Almeida disse...

Desconhecia a existência desse blog com todas as camisolas do Porto. Se entretanto se lembrar do nome avise-me, por favor. Seria interessante passar por lá. O azul e branco nunca sairá de moda, por muito que custe a alguns.

Cumprimentos.