segunda-feira, 10 de março de 2008

Adeus, Falta de Motivação!

Na ressaca da inglória vitória de Quarta-Feira passada, o Porto cumpriu os serviços mínimos e venceu a Associação Académica de Coimbra. Um golo bastou para aumentar a vantagem sobre o segundo classificado da Liga. Catorze pontos separam Porto e Benfica. Uma diferença abissal dirão os mais sobranceiros. Uma diferença ainda curta dirão os mais prudentes. Importante é que faltam oito jornadas para o fim e estamos no primeiro lugar. Quem vier atrás, que corra.... atrás.
Num jogo sem grande história, Porto e Académica esgrimiram argumentos à sua maneira. O Porto rapidamente quis resolver a contenda. A Académica de Coimbra revelou-se uma equipa sem ideias e incapaz de causar embaraços a Helton, mostrando o porquê de lutar para não descer. Num lance de infelicidade para Pedro Roma, o Porto marcou o golo da vitória por intermédio de Ricardo Quaresma. O número 7 portista conseguiu, de certa forma, redimir-se do falhanço de Quarta-Feira contra o Schalke 04. Pedro Roma surpreendeu ao deixar-se bater daquela forma. Logo ele que faz do embate contra o Porto sucessivamente o seu jogo do ano!...


A segunda parte foi menos bem jogada. Os atletas sentiram que a vitória não lhes escaparia e a verdade é que a Académica legitimava esse pensamento do Porto. Os jogadores orientados pelo saudoso ex-jogador portista Domingos Paciência não apresentaram um futebol capaz de contrariar um Porto em gestão da partida e do resultado. Efectivamente, depois do desgaste físico e emocional dos atletas do Porto na partida da Champions League frente ao Schalke 04 era injusto pedir mais do que aquilo que o Porto fez ontem. O Bicampeão Nacional foi sempre superior à Académica de Coimbra e, como tal, foi um justo vencedor.

O afastamento da Champions League retirou, por certo, alguma motivação a este plantel. No entanto, o Porto tem ainda oito jogos na Liga portuguesa para disputar, detendo uma excelente vantagem sobre a concorrência. Também enfrentará um exigente desafio para as meias-finais da Taça de Portugal, no reduto do Vitória de Setúbal. Se houve uma natural tristeza pelo vazio que a eliminação da Champions League ditou, a conquista da Liga portuguesa e da Taça de Portugal colmatariam certamente o que faltou conquistar na Europa, que seria, no mínimo, a presença nos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Portanto, existem ainda metas por cortar, não havendo motivos para que se alastre por muito tempo a decepção de Quarta-Feira passada. Temos de pensar no porvir e, por ele, injectar nova dose de motivação no nosso sangue azul. No Porto, tem-se constantemente saudades do futuro, saudades daquilo que ainda está por conquistar. Não é por acaso que vencemos desde 1893. Com a vitória no pensamento.... Sempre!

2 comentários:

Dragaopentacampeao disse...

Não me parece que haja lugar a prudência.

Os rivais são tão fracos que a vantagem até aqui angariada será mais que suficiente para garantir o êxito.

Se Jesualdo conseguir insuflar motivação nos seus atletas essa vantagem tenderá a aumentar.

Agora é uma questão de tempo.
O Tri está já aí!

Anónimo disse...

Foi um jogo morno, de quando em quando aquecido por uma ou outra jogada de entendimento. Mas deu e dobrou para o gasto....

Rumo ao TRI....

Beijinhos azuis

ps - Adicionei-o a minha lista de favoritos ;D