quinta-feira, 27 de março de 2008

O Efeito Pinto da Costa

Perante tantos enxovalhos, rebaixamentos, maledicência e desrespeito pelas gentes da cidade do Porto; depois do branqueamento das grandes conquistas nacionais e internacionais do FCP; depois das constantes tentativas de descredibilização de algumas instituições da Cidade Invicta vindas daquele que devia ser o pólo congregador do país, a Capital do Império, só apetece gritar: independência já!

Saliento que a ilustração que está em cima é de há 11 anos. Isto significa que as tentativas de inferiorização do Porto por parte de Lisboa têm um longo historial. Todos sabemos que alguns snobs lisboetas dizem que o Porto sempre sentiu complexo de inferioridade em relação a Lisboa. É mentira. Eles não suportam é constatar que o Porto não precisa de Lisboa para nada. Para os cultores da Capital do Império deve ser complicado engolir tamanha enxurrada de vitórias que escorre desde aqui de cima até lá, afogando orgulhos vários pelo caminho. Não se cansam de dizer que o Porto é a segunda cidade de Portugal e que Lisboa é o centro de (quase) tudo. Tudo bem. Custa-lhes imenso é admitir que o Porto já há muito é que é a Capital futebolística de Portugal. Por isso, é que o Porto tem os cantinhos dos jornais reservados e é falado em surdina. Não vá muita gente aperceber-se dessa evidente superioridade. Capital da inveja? Lisboa, sem dúvida!

Sobre a ida de Pinto da Costa a tribunal apenas escrevo o seguinte: o Tempo, o grande juiz, encarregar-se-à de repor a verdade, reservando a imortalidade para Pinto da Costa ao passo que a “escritora” repousará nas catacumbas do esquecimento. Aos combalidos que se contorcem com dores de cotovelo há 26 anos só acrescento isto: a vossa inveja só está ainda no início! Quem não deve, não teme. Força presidente Pinto da Costa!

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

Faço minhas as tuas palavras e como disse Pinto da Costa no R.C.P.:"VIVERÁ POUCO QUEM NÃO ASSISTIR ÀS PRÓXIMAS GRANDES CONQUISTAS DO F.C.PORTO."
Um abraço

Dragaopentacampeao disse...

Quem se mete com o Dragão só pode sair chamuscado.

O tempo o dirá.

Paulo Moreira disse...

Vivemos uma palhaçada de todo o tamanho. Infelizmente é o País de invejosos e hipócritas que temos.

Abraço e parabéns pelo excelente post

Anónimo disse...

bom post! Parabens