sábado, 11 de julho de 2009

Pré-Época 2009/2010: F.C.Porto 3-1 Tourizense


Primeiro ensaio e primeira vitória. À porta fechada, o plantel do F.C.Porto 2009/2010, ainda bastante desfalcado e indefinido, venceu o Tourizense por 3 bolas a uma. Hulk, com dois golos, foi a grande figura do encontro, sendo que Mariano marcou o outro golo da partida. Neste jogo alinharam todos os jogadores que Jesualdo Ferreira tinha à disposição: Benítez, Belluschi, Cissokho, Fernando, Helton, Hulk, Maicon, Mariano, Nuno, Nuno André Coelho, Silvestre Varela, Stepanov e Tomás Costa. A próxima partida tem lugar dia 15, quarta-feira, e será disputada em Aveiro perante o Leixões. Será a primeira oportunidade para os adeptos puderem assistir ao F.C.Porto versão 2009/2010.

Entretanto, Falcao está cada vez mais próximo de ser dragão; Bruno Alves continua com o futuro bastante indefinido; Reyes foi oferecido ao clube, mas Jesualdo não o quis; Valeri está a caminho e surgem rumores da Argentina que Farias poderia fazer o caminho inverso ao de Falcao e ingressar no River Plate.

Quanto ao Falcao, conheço muito pouco o jogador, sendo que as opiniões sobre ele variam muito. A distância que separa a opinião que é um jogador limitado e que não correspondeu a todas as expectativas sobre ele criadas e a ideia que é um jogador que já prometeu muito e que falta apenas ter um clube que lhe crie condições para explodir, é semelhante à distância que o separa o F.C.Porto: bastante pequena. Desta forma, residem muitas dúvidas se Falcao será o substituto à altura de Lisandro, sendo que o juízo final acontecerá no Dragão e perante o "Tribunal das Antas".

Acredito que Bruno Alves acabará por sair. Real Madrid e Barcelona são apontados como interessados. 30 milhões é a base da negociação mas, provavelmente, o negócio da venda irá se fazer por valores inferiores com jogadores envolvidos no negócio.

A contratação de Reyes seria muito pouco consensual e poderia até criar alguns problemas e alguns focos de conflito no clube. Por isso, compreendo que Jesualdo Ferreira não o quisesse, preferindo manter o plano inicial que será Hulk e Rodriguez.

A contratação de Valeri surge como uma grande oportunidade de negócio, porque este médio argentino de 23 anos foi avaliado há um ano atrás em 10 milhões de euros, sendo que uma lesão prolongada impediu-o de jogar durante muito tempo. Acompanhado de perto desde à algum tempo pelos olheiros do clube, Valeri poderá ser assim mais uma opção para um meio campo ainda carente de opções válidas.

Quanto à saída de Farías, duvido que tal aconteça. Depois de uma excelente temporada, em que foi um dos melhores marcadores da equipa, Farías parte para esta época como um elemento importante e que garante qualidade e eficácia no ataque após a saída de Lisandro.
Entretanto, a apresentação da equipa perante sócios e adeptos acontece dia 18 de Julho no Estádio do Dragão perante o Mónaco. Certamente que nesse dia teremos quase o esboço completo da equipa que atacará a próxima época e as muitas incógnitas ainda existentes (Falcao, Bruno Alves, Cissokho, Valeri) serão, porventura, desfeitas. Resta saber se iremos ter uma alguma surpresa.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

O Hulk que vá com calma que isto ainda não começou.
Sobre o Bruno:«o negócio da venda irá se fazer por valores inferiores com jogadores envolvidos no negócio» Nem penses! 30 milhões em dinheiro vivo ou nada feito. Não vamos comenter o mesmo erro que cometemos com o Quaresma, por mais ou menos azia, que o jogador der mostras.

Vamos com calma, o mercado está em ebulição e ainda muita coisa pode acontecer. Depois, se um jogador tiver qualidade, intrega-se mais facilmente.

Um abraço

Vitor Daniel disse...

Sobre o jogo segundo eu li apesar de Hulk ter marcado 2 golos Mariano foi o melhor e marcou também um belissimo golo, ainda nada está decidido na equipa mas Varela tem surpreendido e penso que temos tudo para o Penta com mais uma ou outra aquisição como o Vila Pouca diz, vamos esperar...

Um abraço, http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt