terça-feira, 28 de julho de 2009

Peace Cup - Lyon 0-2 F.C.Porto


A estreia na Peace Cup mostrou um F.C.Porto em excelente nível. Quando muitos esperavam que a saída de jogadores fundamentais enfraquecesse a equipa, a verdade é que os indicadores nada apontam para isso. Aliás, pode muito bem acontecer o inverso. Este F.C.Porto parece que tem sete vidas, sobrevivendo a saídas, época após época, de jogadores importantes. Mas ao contrário do animal que possui igual número de vidas, a equipa azul e branca promete não "miar", mas sim "queimar" quem aparecer pela frente.

A equipa que iniciou a partida foi a quem tem sido a mais forte desta pré-época. Uma primeira parte que ficou marcada pelo excelente golo de Hulk, a figura do encontro, e por pormenores deliciosos de Belluschi. A defesa apresentou elevados índices de eficácia, o meio-campo esteve eficaz na distribuição do jogo e o ataque colocou sempre em sentido a defensiva contrária. No segundo tempo a exibição subiu de nível, com Hulk de novo em maior destaque. Falcao, que jogou meia hora, demonstrou qualidades e que pode ser o ponta de lança que encaixa que nem uma luva na equipa.

A participação neste torneio aliciante começou da melhor maneira e mostrou um F.C.Porto já com bons índices exibicionais, capaz de derrotar uma forte equipa do Lyon (com mais tempo de preparação) de uma forma indiscutível. E o melhor é que temos tudo para melhorar.

Os Mais:

Álvaro Pereira - Grande exibição. Não deu grandes hipóteses a quem se atreveu pelo seu caminho, atacando quase sempre pela certa. Quem viu o jogo de ontem certamente que pensou que não ficamos nada a perder com a troca de lateral-esquerdo.

Bellusci - Exibição de grande classe. Comandou o ataque com pormenores de grande nível e com passes magistrais. Promete muito.

Hulk - Melhor em campo. Dois golos e uma exibição em grande. Pode ser o grande jogador portista da próxima época.

Equipa - A forma como ganhamos ao Lyon, mesmo tendo menos tempo de preparação, mostrou já uma equipa em excelente nível. Certamente que ainda vamos melhorar muito, (falta Rodriguez, falta mais tempo de Falcao) o que faz os portistas pensar onde pode parar esta equipa.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Frente ao Lyon - quem ouvisse os comentadores da Sport Tv, diria que estavamos a jogar contra uma equipa do Luxemburgo ou de Malta -, não fomos exuberantes, mas tivemos segurança, tranquilidade, qualidade e vencemos, com toda a justiça, um adversário, que apesar de não ter sido campeão na temporada anterior, tem, não nos esqueçamos, dominado o futebol francês.
Tendo por princípio, só fazer uma avaliação mais exaustiva, quando os jogos forem a valer pontos e troféus, penso que não cometerei nenhum erro grosseiro de análise, se disser, que apesar da saída de bons jogadores e com influência na equipa - Lucho, Lisandro e Cissokho -, temos um plantel mais equilibrado, com mais soluções e que vão dar algumas boas dores de cabeça a Jesualdo. Por exemplo, para os três lugares da frente, o treinador tem 6 jogadores capazes de lutarem pelo lugar: Hulk, Varela, Rodríguez, Farías, Mariano e Falcao, permitem várias combinações e todas de boa qualidade. O mesmo acontece no meio-campo, com Guarín, T.Costa, Fernando, R.Meireles, Belluschi, Valeri - tem pormenores que não enganam acerca da sua qualidade - e a incógnita Prediger - espero vê-lo uns minutos frente ao Besiktas.

Atrás também estamos fortes e se não houverem surpresas de última hora, ficaremos com uma defesa de betão. Fucile, Sapunaru, M.Lopes e Álvaro Pereira para as laterais, Maicon, N.André Coelho, Bruno Alves e um Rolando cada vez mais jogador, para o centro da defesa, dão totais garantias e garentem que a casa vai ter alicerces seguros.

Na baliza, Helton não pode ter ou melhor, continuar a ter, aquelas distracções que às vezes nos causam tantos amargos de boca. Ontem voltou a ser displicente e ia dando barraca...definitivamente isso tem de acabar, sob pena de esta época, com a chegada de Beto, ficar a ver jogar.
- Helton, vais continuar a dar o flanco aos teus detractores?

Frente ao Lyon, dos "velhos" e dos que jogaram tempo que se visse, gostei de todos e até estava capaz de pedir ao Hulk para acalmar um bocadinho e ser mais discreto...- Givanildo, meu rapaz, tem calma, a época é longa e assim tu não aguentas!...

Dos novos: muito bem Álvaro Pereira a justificar a contratação - se Aly Cissokho não tivesse saído ia ser o cabo dos trabalhos para Jesualdo.
Bem Belluschi, que tem muito talento e quando estiver totalmente integrado vai ser muito importante. Sabe ter a bola, é forte no um para um, aparece bem na frente...não é Lucho, ou melhor, é diferente de Lucho, mas é um belo jogador.
Varela cumpriu e vai brigar, ninguém duvide, por um lugar e quem o quiser fazer sentar no banco, vai ter de trabalhar muito.
De Valeri, que jogou pouco tempo já disse tudo e N.André Coelho nem tocou na bola...
Falcao, gostei do que vi. Diferente de Farías - muito mais mobilidade -, o colombiano recepciona e segura bem a bola, tabela e pressiona bem, sabe aparecer a finalizar...vou querer ver mais, mas estou a gostar.

Um abraço

Vitor Daniel disse...

Foi um bom jogo, apesar disso ainda temos muito trabalho pela frente, os melhores em campo foram sem dúvida Mariano Gonzalez e Hulk, dos reforços gostei de ver Belluschi, Álvaro e os pouquinhos minutos de Valeri.
Estamos no caminho certo para o penta.

Um abraço, http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt/