segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

FCPorto 3-2 União de Leira

Falcao voou!!
Que sofrimento! Os adeptos do FCPorto tiveram de sofrer bastante para ver a sua equipa garantir os 3 pontos. Ora por culpa própria ora por culpa de terceiros os jogadores do FCPorto desperdiçaram 2 vantagens do marcador (1-0 e 2-1) e estiveram muito perto de deixar fugir a vantagem de 3-2.

A equipa portista entrou bem no encontro, com Varela, Belluschi e Falcao em destaque durante o primeiro tempo. O extremo português fazia o que queria da defesa leiriense e não foi de estranhar que fosse a partir de uma grande jogada sua que surgiria o golo inaugural. Varela abriu espaço que Belluschi tentou aproveitar, mas que foi Falcao a empurrar para dentro da baliza com um grande toque com o pé esquerdo. Quase sem ângulo de remate o colombiano conseguiu abrir o marcador aos 15 minutos da partida. Adivinhava-se um encontro tranquilo tal era o domínio do FCPorto. Puro engano! Num livre cobrado da direita (falta muito duvidosa) o Leiria chegou ao empate, num lance em que Helton podia e devia ter feito muito melhor. O 1-1 estava feito e era de novo obrigatório que o FCPorto tomasse de assalto a grande área leiriense.

E não demorou muito a surgir nova vantagem portista. Mais uma vez Varela está na origem do lance, conseguindo ganhar um pontapé de canto depois de mais uma boa jogada individual. Meireles cobrou e Bruno Alves nas alturas fez um grande golo de cabeça. A equipa soube reagir bem ao empate obtido pelo Leiria e repôs total justiça no marcador. Chegava-se ao intervalo com o 2-1 e o FCPorto tinha tudo para ganhar o jogo.

O segundo tempo começa praticamente com o 2-2. Canto do Leiria e enorme passividade da defesa portista, que deixou Ronny rematar completamente á vontade. Este ainda foi feliz no golo, beneficiando de um desvio em Rodriguez para trair Helton. O FCPorto deixava de novo fugir a vantagem que tinha. Jesualdo mexeu, e bem, retirando Miguel Lopes e colocando Farías. O Leiria limitava-se a defender e FCPorto atacava o suficiente para criar perigo. E foi em novo canto que surgiu o golo decisivo. Falcao aproveitou a confusão na área e fez o 3-2 final, obtendo um bis e o seu 10º golo no campeonato. O colombiano começa o ano em grande.

Restavam cerca de 30 minutos para o fim do jogo e os adeptos portistas esperavam que à terceira vantagem fosse de vez e se conseguisse os 3 pontos. Assim seria, mas com muito que contar e que sofrer. O guarda-redes do Leiria foi expulso, e mal, Falcao marcou mais um golo mas foi anulado, e mal, Jesualdo Ferreira mexeu na equipa, e mal. Bem que o jogo podia ter acabado por altura do 3º golo portista!

Com mais um homem em campo o FCPorto não foi capaz de acabar com o jogo, dando esperança ao adversário que até aí tinha vivido dos erros defensivos do tetracampeão. Tomás Costa e Mariano entraram e não acrescentaram nada ao jogo. Não teria sido melhor apostar em Valeri e Guarin, conseguindo desta forma dominar o meio campo?

O jogo aproximava-se do fim e os nervos iam aumentando. Primeiro foi Fernando a fazer uma falta completamente escusada, que deu hipóteses ao Leiria de criar bastante perigo na baliza de Helton. Na sequência desse livre viria a surgir o penalty, cometido também por Fernando. O brasileiro foi expulso e colocou em sério risco o triunfo do FCPorto. Helton assim não o permitiu e com uma grande defesa garantiu os 3 pontos. Aos 92 minutos de jogo o guarda-redes deu o corpo às balas e permitiu que a equipa saísse por cima, num jogo que deve funcionar como uma lição para os jogadores, assim Jesualdo o queira.

A arbitragem foi péssima: guarda-redes do Leiria mal expulso, mas existe pelo menos um golo mal anulado ao FCPorto e que daria na altura o 4-2. Em 3 lances duvidosos de golo a equipa de arbitragem anulou dois ao FCPorto, mas validou o lance que dá o primeiro golo ao Leiria. De resto, faltas inventadas perto da área portista. Ainda não foi ontem que nos conseguiram tirar da luta pelo título....

De destacar as exibições de Falcao, o melhor em campo, de Varela, que na primeira parte esteve em grande plano e de Belluschi, que apesar de ainda não ter protagonizado uma exibição constante de alto nível continua a mostrar grande pormenores. Bruno Alves pelo grande golo que marcou também merece elogios. Pela negativa tem que se referir a passividade defensiva nos lances dos golos do Leiria. Helton acabou por sair em ombros, defendendo em grande estilo o penalty que nos garantiu os 3 pontos.

Marcadores: Falcao (2) e Bruno Alves.

SuperDragão: Falcao

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Triste sina a nossa...
Podiamos ter ganho tranquilamente, mas acabamos a ganhar na amarra e graças a um milagre de Helton. Será que esta equipa é masoquista e só sabe ganhar no sofrimento? Será que alguma vez vamos sair do Dragão com o coração a bater normalmente?
A exibição sem ser brilhante, teve virtudes: por exemplo, a reacção aos golos do empate do Leiria e os 5 golos limpos marcados, mas que lamentavelmente só valeram três e isso impediu a equipa de ter uma vantagem tranquila de dois golos. E defeitos: displicências que não se admitem, tremideiras que não se compreendem numa equipa tetracampeã.

Siga que este já está!
Parabéns aos heróis que estiveram ontem no Dragão. É preciso gostar muito para aguentar tanto frio e tanto sofrimento.

Um abraço

Gaspar Lança disse...

O resultado acaba por não ser o melhor, pois merecíamos uma maior diferença de golos, mas temos os três pontos, que é o que interessa!
Destaque para Helton, e Falcao que "bizou".

Gaspar

Pedro Rocha disse...

Mas que sofrimento... Aquele penalty gelou todos os portistas... Valeu-nos o Helton. Hoje já estamos novamente em acção e eu acho que ainda não estou refeito do jogo de domingo...

Abraço