sexta-feira, 31 de julho de 2009

Goodbye Bobby Robson

Desapareceu Bobby Robson após uma longa batalha contra o cancro. Treinador bicampeão português com o F.C.Porto, será para sempre recordado pelos portistas. À sua família e amigos as mais profundas condolências. Muito obrigado por tudo Bobby Robson. Será para sempre inesquecível. Um SENHOR. R.I.P.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Peace Cup: Besiktas 0-0 F.C.Porto

Num campo que parecia uma praia, de tanta areia que tinha, o F.C.Porto não foi além de um empate frente ao campeão turco. Jesualdo Ferreira experimentou um novo sistema táctico e certamente tirou ilações que serão muito importantes em jogos futuros. A equipa apresentou-se com menos fulgor ofensivo que em partidas anteriores, mas a eficácia defensiva mantém-se, o que permitiu a passagem às meias-finais e o encaixe de 500 mil euros.

Beto, Bruno Alves, Fernando e Hulk foram os jogadores que melhor se apresentaram. Na segunda parte tivemos oportunidades suficientes para arrecadar a vitória, mas o empate é um resultado justo. Agora espera-se melhor exibição amanhã para que a presença na final seja uma realidade.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Invicta: Escrita, Falada, Amada I

Uma nova rúbrica do blog sobre os artistas que falam, escrevem, cantam, pintam etc, sobre a cidade invicta.

Destaco neste post a música dos Mind da Gap, Invicta.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Peace Cup - Lyon 0-2 F.C.Porto


A estreia na Peace Cup mostrou um F.C.Porto em excelente nível. Quando muitos esperavam que a saída de jogadores fundamentais enfraquecesse a equipa, a verdade é que os indicadores nada apontam para isso. Aliás, pode muito bem acontecer o inverso. Este F.C.Porto parece que tem sete vidas, sobrevivendo a saídas, época após época, de jogadores importantes. Mas ao contrário do animal que possui igual número de vidas, a equipa azul e branca promete não "miar", mas sim "queimar" quem aparecer pela frente.

A equipa que iniciou a partida foi a quem tem sido a mais forte desta pré-época. Uma primeira parte que ficou marcada pelo excelente golo de Hulk, a figura do encontro, e por pormenores deliciosos de Belluschi. A defesa apresentou elevados índices de eficácia, o meio-campo esteve eficaz na distribuição do jogo e o ataque colocou sempre em sentido a defensiva contrária. No segundo tempo a exibição subiu de nível, com Hulk de novo em maior destaque. Falcao, que jogou meia hora, demonstrou qualidades e que pode ser o ponta de lança que encaixa que nem uma luva na equipa.

A participação neste torneio aliciante começou da melhor maneira e mostrou um F.C.Porto já com bons índices exibicionais, capaz de derrotar uma forte equipa do Lyon (com mais tempo de preparação) de uma forma indiscutível. E o melhor é que temos tudo para melhorar.

Os Mais:

Álvaro Pereira - Grande exibição. Não deu grandes hipóteses a quem se atreveu pelo seu caminho, atacando quase sempre pela certa. Quem viu o jogo de ontem certamente que pensou que não ficamos nada a perder com a troca de lateral-esquerdo.

Bellusci - Exibição de grande classe. Comandou o ataque com pormenores de grande nível e com passes magistrais. Promete muito.

Hulk - Melhor em campo. Dois golos e uma exibição em grande. Pode ser o grande jogador portista da próxima época.

Equipa - A forma como ganhamos ao Lyon, mesmo tendo menos tempo de preparação, mostrou já uma equipa em excelente nível. Certamente que ainda vamos melhorar muito, (falta Rodriguez, falta mais tempo de Falcao) o que faz os portistas pensar onde pode parar esta equipa.

domingo, 26 de julho de 2009

Balanço da pré-época 2009/2010: Defesa

Fucile

Parte em vantagem na luta pela lateral direita, sobretudo porque os seus concorrentes directos ainda não tiveram a oportunidade de jogar. Apresenta-se ainda longe da forma ideal, mas em circunstâncias normais será ele o titular. Espera-se que em termos físicos esteja melhor que na última temporada.

Miguel Lopes

Jogador de grande qualidade, mas que devido a uma lesão ainda não jogou. Pode complicar bastante a vida a Fucile na luta pela titularidade se lhe derem oportunidades. Os níveis exibicionais pouco elevados de Fucile nesta pré-temporada permitem-lhe ainda sonhar com a titularidade.

Sapunaru

Terminou a última época muito bem e a provar que tem qualidade. Teve a infelicidade de ter começado a pré-época com problemas físicos, o que lhe impossibilitou de lutar com Fucile. Assegura qualidade na lateral defensiva direita, podendo vir a ser fundamental devido ao provável desgaste físico de Fucile com a selecção. Lutará em primeira instância com Miguel Lopes para ser a 2ª opção.

Bruno Alves

A sua permanência está longe de estar assegurada, isto quando ainda falta mais de um mês para o fim do mercado. Jogador fundamental e que será pedra basilar da defesa e da equipa se permanecer. Garante estabilidade ao sector que menos sofreu com as saídas, até ao momento.

Rolando

Tem tudo para repetir a parceria de sucesso com Bruno Alves. Esta nova época será o ano da confirmação de Rolando como um central de categoria, sendo também neste aspecto fundamental a permanência do seu parceiro de selecção. Tem de lutar e não descurar porque Maicon e Nuno Coelho estão à espreita.

Maicon e Nuno André Coelho

Terão vida difícil para serem titulares se Bruno Alves ficar. São dois centrais de grande qualidade e de um enorme futuro. Maicon tem estado em mais evidência, demonstrando grande à vontade e grande classe. Pode colocar a médio prazo a titularidade de Rolando em causa.

Álvaro Pereira

O sucessor natural de Cissokho. Tem apresentado argumentos suficientes para garantir o selo de qualidade. Grande propensão ofensiva e excelente qualidade de cruzamento são os seus maiores atributos, embora defensivamente também demonstre categoria. Quando estiver plenamente integrado fará com Rodriguez, à partida, a asa esquerda do F.C.Porto voar bem alto.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Balanço da pré-época 2009/2010: Baliza

Após o quarto jogo de preparação é altura de realizar uma análise ao que tem sido o desempenho dos jogadores e o que se pode esperar da nova época. Comecemos pela baliza.

Nuno

A sua importância no balneário é enorme e, depois das saídas de Lucho, Lisandro e P.Emanuel, torna-se fundamental a voz da experiência. Terá tarefa difícil para jogar, mas garante qualidade e eficácia caso Helton volte a apresentar problemas.

Helton

É o grande candidato a ser titular. Tem jogado o mesmo tempo do que Nuno e Beto, mas terá de apresentar argumentos suficientes para manter a titularidade ao longo da temporada. Ainda não comprometeu na pré-época, mas terá que lidar com a pressão de uma substituto à altura no banco.

Beto

Tem sido o guarda-redes em maior evidência durante a pré-época, tanto nos jogos como nos treinos. Será difícil tirar Helton da baliza, mas apresenta capacidades para ser o nº1 do F.C.Porto na época 2009/2010. A participação na Peace Cup dissipará por completo as dúvidas na baliza portista, sendo praticamente certo que Helton começará a titular.

O jogo com o Dinamo de Bucareste garantiu mais uma vitória. Varela foi o homem do jogo, mostrando capacidades mais do que suficientes para ser uma opção regular de Jesualdo Ferreira. Falcao e Valeri estrearam-se, num jogo que mostrou ainda um Belluschi em grande e um Maicon capaz de provocar algumas boas dores de cabeça a Jesualdo Ferreira.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

F.C.Porto - Dinamo de Bucarest

Falcao, Valeri e muito mais


É já daqui a pouco que o F.C.Porto realiza o seu 4º jogo de preparação. Será no Algarve, frente ao romenos do Dínamo Bucareste. O jogo fica marcado pela provável estreia de Falcao e Valeri, os mais recentes reforços. Será uma excelente oportunidade para começar a avaliar o avançado que tem por missão fazer esquecer Lisandro. Falcao pode ser a peça ideal para fazer arder o ataque do F.C.Porto, que conta já com um Hulk em grande forma, um Mariano em grande e a marcar e um Varela apostado em ser a surpresa da temporada. Para além destes temos Rodriguez, que ainda não jogou, mas que terá uma palavra muito importante a dizer. Na defesa tudo parece decidido. Rolando terá a companhia de Bruno Alves, caso este não saia. Nas laterais Fucile e Álvaro Pereira são os mais fortes candidatos a serem titulares. Fernando, Meireles e Belluschi é o trio melhor posicionado para começar a época a titular, mas Valeri, que ainda não jogou, pode baralhar as contas. Certa é a contratação de Prediguer, um concorrente para Fernando. Helton parte em vantagem na luta pela baliza, mas Beto tem argumentos suficientes para reclamar um lugar.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Mundo Azul nº5

A revista "Mundo Azul" teve o seu "sopro" nº5. A entrevista que faz capa nesta edição é da Vereadora da Câmara Municipal de Espinho. Portista de corpo e alma, Manuela Aguiar mostra que as mulheres muito têm a dar ao futebol. Vive e sente o F.C.Porto e a sua cidade como poucos, transpirando por todos os poros do corpo a mística e a magia azul e branca. O piloto José Monroy também marca presença nesta edição, ele que apesar de ser natural de Lisboa vive e ama o F.C.Porto. Outro dos destaques da revista é o filme rodado na cidade e no Estádio do Dragão: Star Crossed - Amor em Jogo.

As actividades extra-futebol que decorreram no Estádio do Dragão fazem figura na "Mundo Azul", mostrando que o clube é cada vez mais uma união de culturas desportivas e não só. Automobilismo, atletismo ou até diversão infantil marcaram presença no estádio que durante quase todo o ano é casa do futebol, mas que em tempo de férias futebolísticas acolhe várias actividades.

O sangue do meu corpo tem muito do FCPorto é o título do artigo que com grande honra foi escrito pelo Guardião da Invicta, a convite, para esta edição. Um edição muito especial para mim e que será certamente muito bem guardada.

Com um aspecto exterior melhorado e renovado, esta revista configura-se como uma leitura obrigatória. Local onde as palavras fluem ao ritmo que o nosso coração bate com o F.C.Porto, a "Mundo Azul" já é um importante vértice do clube.

domingo, 19 de julho de 2009

Pré-Época 2009/2010: F.C.Porto 3-0 Mónaco




Terceiro jogo, terceira vitória. O F.C.Porto 2009/2010 apresenta argumentos que podem indiciar um grande "filme" durante a época que se segue. Na primeira parte o bom futebol apareceu, com alguns jogadores a revelarem qualidades e boa condição para o momento da pré-época. Álvaro Pereira substituiu o grande ausente do jogo e da festa, que momentos antes assinara pelo Lyon. E o futuro dono da lateral esquerda foi a grande figura do jogo, demonstrando enormes qualidades ofensivas e atributos defensivos que auguram que o clube não sinta a falta do françês. Varela e Belluschi também estiveram em bom nível, com o português em melhor plano e a rubricar uma exibição em grande nível. Na segunda parte a equipa, com Maicon, Nuno, Guarin, Tomás Costa e, posteriormente, Benitez e Nuno Coelho, baixou claramente de produção, quebrando fisicamente. Apesar disso, Guarin deu maior volume à vitória, numa graça do destino que, após 5 anos, quis que o resultado fosse igual ao da final da Champions League de 2004. O resultado final de 3-0 mostra que o F.C.Porto mantém intactas algumas qualidades evidenciadas nas últimas épocas, embora os grandes testes ainda estejam para vir e Falcao e Valeri ainda estejam ausentes.

Antes do jogo, Pedro Emanuel despediu-se, emocionado, dos adeptos portistas. O nosso grande capitão encerrou uma brilhante carreira, recheada de títulos e de sucessos. A emoção tomou conta do ex-jogador e dos restantes elementos do plantel que com ele partilharam vitórias, alegrias, angústias e histórias. O olhar da final da Taça Intercontinental de 2004 permanecerá na história do clube e jamais será esquecido por quem o viveu. Por tudo o que nos deste e por tudo o que foste em campo e fora dele OBRIGADO PEDRO EMANUEL!

sábado, 18 de julho de 2009

Apresentação 2009/2010


A festa de apresentação época 2009/2010 tem data marcada para o dia de hoje a partir das 19:45. A habitual Dança do Dragão, o maior brinde do mundo, a despedida do Pedro Emanuel e a apresentação individual dos jogadores que compõem o plantel são os pretextos para o jogo de futebol que segue e que opõe F.C.Porto e Mónaco, numa reedição da final da Champions League de 2004. Valeri e Falcao serão as duas principais atracções da noite, que não deve contemplar nenhuma surpresa de última hora no que respeita a contratações. No sentido inverso, Cissokho pode confirmar a sua saída do clube para o Lyon e Stepanov e Benitez irão se manter como incógnitas no esboço 2009/2010.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Pré-Época 2009/2010: FC.Porto 3-1 Leixões

O segundo jogo de preparação para a nova época decorreu em Aveiro e teve vitória portista por 3-1. Hulk, melhor jogador em campo, assistiu com grande categoria Belluschi, e o argentino não desperdiçou a oportunidade de carimbar a sua excelente exibição com um golo. A primeira parte mostrou um F.C.Porto a jogar bem e com caudal ofensivo. Varela, Hulk e Belluschi estiveram em bom plano e colocaram a defesa do Leixões em permanente sobressalto. No segundo tempo o ritmo, naturalmente, baixou, em virtude de terem entrado em campo os internacionais e que tinham apenas 4 dias de trabalho. Apesar disso, Meireles e Mariano deram maior volume à vitória azul e branca. Esperam-se agora os próximos encontros para que se possa confirmar muitas das virtudes já demonstradas por este novo F.C.Porto.

Os Novos:

Beto: Exibição segura e tranquila. Boa estreia do guarda-redes que pode colocar em causa a titularidade de Helton.

Álvaro Pereira: Exibição discreta do uruguaio, talvez influenciada por ter jogado em duas posições distintas.

Maicon: Exibição com categoria, embora tenha demonstrado algum natural nervosismo em alguns lances.

Nuno Coelho: Classe pode muito bem ser a palavra certa para descrever este jogador que tem tudo para ser o futuro grande defesa-central do F.C.Porto.

Belluschi: Era impossível pedir melhor ao jogador que tem como missão substituir Lucho. Fica na retina a excelente vocação ofensiva e a grande facilidade para aparecer em zonas que lhe permitam marcar. Tem tudo para se tornar no novo patrão da equipa.

Varela: Algum nervosismo e azar tiraram ao português maior protagonismo na partida. Mesmo assim, mostrou que se lhe derem oportunidades pode ser um caso sério no plantel.

Valeri a chegar e Belluschi a encantar


Depois de Falcao, Valeri será mais um reforço do F.C.Porto para a época 2009/2010. Ao que tudo indica, o jogador chegará por empréstimo de uma época, ficando o clube com opção de compra. É mais uma boa alternativa ao plantel que hoje venceu o Leixões em mais um jogo particular. Belluschi foi uma das principais estrelas, estreando-se com um excelente golo. A análise ao jogo e aos novos jogadores será colocada mais parte.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

O quê? Para onde?

Falcao de azul e branco


O avançado colombiano será reforço portista para os próximos 4 anos. O F.C.Porto comprou 60% do passe do jogador por uma verba de cerca de 3.900.000 euros. Acaba assim uma novela que alimentou os jornais durante algum tempo. Espera-se agora que Falcao justifique com golos e grandes exibições o esforço que o clube fez para o contratar. Está assim contratado o jogador que tentará fazer esquecer Lisandro Lopez e que será a grande referência do ataque azul e branco. Que o voo de Falcao seja grande no Dragão.

sábado, 11 de julho de 2009

Pré-Época 2009/2010: F.C.Porto 3-1 Tourizense


Primeiro ensaio e primeira vitória. À porta fechada, o plantel do F.C.Porto 2009/2010, ainda bastante desfalcado e indefinido, venceu o Tourizense por 3 bolas a uma. Hulk, com dois golos, foi a grande figura do encontro, sendo que Mariano marcou o outro golo da partida. Neste jogo alinharam todos os jogadores que Jesualdo Ferreira tinha à disposição: Benítez, Belluschi, Cissokho, Fernando, Helton, Hulk, Maicon, Mariano, Nuno, Nuno André Coelho, Silvestre Varela, Stepanov e Tomás Costa. A próxima partida tem lugar dia 15, quarta-feira, e será disputada em Aveiro perante o Leixões. Será a primeira oportunidade para os adeptos puderem assistir ao F.C.Porto versão 2009/2010.

Entretanto, Falcao está cada vez mais próximo de ser dragão; Bruno Alves continua com o futuro bastante indefinido; Reyes foi oferecido ao clube, mas Jesualdo não o quis; Valeri está a caminho e surgem rumores da Argentina que Farias poderia fazer o caminho inverso ao de Falcao e ingressar no River Plate.

Quanto ao Falcao, conheço muito pouco o jogador, sendo que as opiniões sobre ele variam muito. A distância que separa a opinião que é um jogador limitado e que não correspondeu a todas as expectativas sobre ele criadas e a ideia que é um jogador que já prometeu muito e que falta apenas ter um clube que lhe crie condições para explodir, é semelhante à distância que o separa o F.C.Porto: bastante pequena. Desta forma, residem muitas dúvidas se Falcao será o substituto à altura de Lisandro, sendo que o juízo final acontecerá no Dragão e perante o "Tribunal das Antas".

Acredito que Bruno Alves acabará por sair. Real Madrid e Barcelona são apontados como interessados. 30 milhões é a base da negociação mas, provavelmente, o negócio da venda irá se fazer por valores inferiores com jogadores envolvidos no negócio.

A contratação de Reyes seria muito pouco consensual e poderia até criar alguns problemas e alguns focos de conflito no clube. Por isso, compreendo que Jesualdo Ferreira não o quisesse, preferindo manter o plano inicial que será Hulk e Rodriguez.

A contratação de Valeri surge como uma grande oportunidade de negócio, porque este médio argentino de 23 anos foi avaliado há um ano atrás em 10 milhões de euros, sendo que uma lesão prolongada impediu-o de jogar durante muito tempo. Acompanhado de perto desde à algum tempo pelos olheiros do clube, Valeri poderá ser assim mais uma opção para um meio campo ainda carente de opções válidas.

Quanto à saída de Farías, duvido que tal aconteça. Depois de uma excelente temporada, em que foi um dos melhores marcadores da equipa, Farías parte para esta época como um elemento importante e que garante qualidade e eficácia no ataque após a saída de Lisandro.
Entretanto, a apresentação da equipa perante sócios e adeptos acontece dia 18 de Julho no Estádio do Dragão perante o Mónaco. Certamente que nesse dia teremos quase o esboço completo da equipa que atacará a próxima época e as muitas incógnitas ainda existentes (Falcao, Bruno Alves, Cissokho, Valeri) serão, porventura, desfeitas. Resta saber se iremos ter uma alguma surpresa.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

F.C.Porto no jornal "Sport"

Porto no Sport ( Espanha )

Um grande artigo que dá grande destaque ao F.C.Porto. Lá fora, somos cada vez mais vistos como um grande exemplo e um clube onde a competência e o trabalho fazem campeões. Um artigo que cá em Portugal era impossível de ser feito, tal é a incompetência e a parcialidade do nosso jornalismo. O grande trabalho de Pinto da Costa é enaltecido, tanta na escolha dos jogadores e treinadores, como na gestão económica e financeira. Elogiam a forma como conseguimos ter o Estádio do Dragão sem que as contas fossem afectadas. Um artigo a ler.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Adeus Lisandro Lopez!

Está consumada mais uma saída de um enorme jogador: Lisandro Lopez. A proposta do Lyon ganhou contornos de irrecusável (24 milhões de euros!!!) e o avançado argentino irá, desta forma, fazer companhia a Lucho no campeonato françês. Mais uma baixa tremenda no plantel do F.C.Porto que hoje iniciou a temporada e, que desta forma, vê sair mais um ídolo dos adeptos e, provavelmente, o melhor avançado do clube deste Jardel. Pela minha parte só me resta agradecer por tudo o que ele nos deu. Garra, entrega, amor à camisola, suor e sangue foram muitas das qualidades que Lisandro deixou na camisola azul e branca. Estas características, associadas aos golos que marcou, transformaram-no num jogador que deixará saudades no Dragão. Gracias Lisandro!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Belluschi Dragão!!



Fernando Belluschi, ex-Olympiakos, é o mais recente reforço portista para o ataque ao penta. Jogador de inegável qualidade, este médio argentino custou 5 milhões de euros por 50% do passe. Fica com uma claúsula de 30 milhões de euros e espera-se que seja uma peça fundamental do F.C.Porto 2009/2010.

Os trabalhos da nova época iniciam-se amanhã e Belluschi deve já marcar presença no arranque oficial dos dragões. Bem vindo El Rasta!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Lisandro: pode estar por horas a sua saída!


O Lyon chega amanhã à cidade do Porto e está apostado em levar desta vez Lisandro no avião rumo a França. 20 milhões de euros é o máximo que estão dispostos a oferecer e, poderá ser por esse valor, que o grande avançado argentino sairá do F.C.Porto. Mas, segundo o que se soube, o clube francês não vem apenas por Lisandro, estando debaixo de olho outro jogador portista. Não se conseguiu saber qual, mas tudo indica que será Cissokho. Esperemos pelas próximas horas para se averiguar os danos deste autêntico vendaval que parece apostado em levar muitos dos nossos jogadores.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Revista Mundo Azul

Receba a sua em casa!



Como tinha prometido no meu último post sobre a revista, aqui fica a informação para quem quiser receber a "Mundo Azul" em casa. Para tal, basta enviar para o mail indicado nome e morada completa. O custo é de 1 euro mais os portes de envio. Esta informação surgirá no número 5 da revista, que sairá no próximo dia 7 de Julho.