sexta-feira, 25 de abril de 2008

Um Cravo de Abril

Em dia de comemoração da Liberdade, este vídeo funciona como sinédoque do 25 de Abril que tomou de assalto o futebol português, para desgosto de alguns déspotas. Jorge Nuno Pinto da Costa foi o rosto que consumou a revolução no futebol lusitano. Sem medo, assumindo-se contra o centralismo, contra o obscurantismo do Norte, contra a censura, contra a hipocrisia, o Presidente do FC Porto, em Abril de 1982, iniciaria o projecto que acabaria com a ditadura de Lisboa. Sempre ladeado pela sua gente, pelo seu povo, Pinto da Costa é o herói que emerge por entre a comunidade anónima, essencialíssima no alicerçar da estrutura da fundação da Liberdade no desporto português. Abril é isto, é a tomada de consciência de que a Liberdade é uma luta, mas é uma luta viável. A Liberdade é conquistável, portanto. Abril é também dar graças. Abril é agradecer aos que nos ofereceram a Liberdade e que continuamente nos inspiram e nos instigam a preservá-la.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Foi por causa da penhora da retrete dos àrbitros.
Eu estive lá.
Foi o primeiro grande abalo do então chamado cavaquismo.
Um abraço

mulher lua disse...

Efectivamente, não podemos deixar de associar a Revolução dos Capitães de Abril ao desenfreado crescendo do FCP. Foi a tomada de consciência de que querendo, em democracia, tudo se consegue. Éramos parte integrante do povo anónimo, mas agora somos mais conhecidos e famosos que outros até essa altura dominantes.
É a nossa vez de não esquecermos os pequenos clubes e ajudá-los naquilo que pudermos. E quando falo em pequenos, não estou a falar dos clubes das duas ligas mais importantes...
Veijios