sábado, 26 de abril de 2008

Amor com Amor se Paga

Amanhã, o Porto irá deslocar-se ao Estádio D. Afonso Henriques para defrontar o Vitória de Guimarães. Jesualdo Ferreira deverá apresentar uma equipa diferente do que tem sido habitual. No entanto, estou seguro de que o treinador do FC Porto irá escolher um onze que lhe dê garantias de vencer a equipa do Vitória. O Guimarães-Porto é uma oportunidade de ouro para alguns atletas do Tricampeão Nacional mostrarem que merecem envergar a camisola do clube. Ocasiões destas servirão para o treinador decidir quem deve continuar a vestir de azul e branco na próxima época e quem deve ser dispensado. Além disso, há a questão do respeito pelos adeptos, como bem salientou o mister Jesualdo. Os jogadores terão que dar o máximo de forma a respeitarem todos os portistas que se desloquem ao Estádio D. Afonso Henriques, mais aqueles que estarão lá em pensamento.

Este texto que redijo, vem a propósito do burburinho que se vem fazendo relativamente a este Guimarães-Porto. Lutando pelo segundo posto juntamente com os rivais da segunda circular, o Guimarães tem estado no centro das atenções na Liga por estar próximo de aceder à Champions League. O que seria histórico. Por um lado, os benfiquistas, principalmente, desconfiam que o Porto poderá facilitar a vida ao Guimarães quando já nada tem para ganhar na Liga. Por outro, efectivamente vários adeptos portistas já se mostraram disponíveis para fazer o frete ao clube da Cidade-Berço, com o intuito claro de verem o SL Benfica e o Sporting CP fora da rota da Champions League.

A mim choca-me: há portistas a torcer pelo Vitória de Guimarães, mesmo sabendo que isso implica logicamente a derrota do seu clube: o Porto! E tudo pela ânsia de verem o Benfica dar-se mal. Terminantemente, recuso esta mentalidade! Tenho memória. Para mim, Guimarães é rival e por um rival nunca ninguém torce, a não ser em circunstâncias muito específicas que tenham que ver, por exemplo, com uma conjugação de interesses para uma eventual conquista de um título a nosso favor. O que não está em causa, de forma alguma. Mas torcer por um rival quando isso implica a derrota do Porto é que não! E logo com os vitorianos, que sempre se orgulharam de exibir o ódio visceral que nutrem pelo FC Porto e pelos seus adeptos. Só um portista que nunca tenha vivido algum episódio de violência perpetrado por adeptos do Vitória ou que, pelo menos, nunca tenha ouvido contar algo sobre o assunto, é que pode ingenuamente simpatizar com o Guimarães.

A propósito de simpatias e inimizades, recordei-me dos gloriosos tempos do Hellas Verona e dos seus fanáticos adeptos. Nos anos 80, época de ouro do clube da cidade de Romeu e Julieta, a Brigate Gialloblù, mítica claque italiana do Verona, apresentava no seu sector uma tarja sintomática da sua forma de sentir os outros clubes que não o Verona: “Odiamo Tutti”. Os adeptos do Hellas Verona mostravam cabalmente que não se queriam associar a ninguém e que todo o seu apoio era direccionado a 100% para o seu clube. Os tempos mudaram para o Verona e seus adeptos, mas não deixa de ser significativo que, num dado tempo, tenha existido um clube e um grupo de adeptos que se mostrassem tão genuínos e sem pejo algum de ferir susceptibilidades.

Não me considero tão radical quanto os adeptos do Verona, pois seria incapaz de odiar, por exemplo, o saudoso Salgueiros. Penso é que quem agride a instituição chamada Futebol Clube do Porto ou os seus adeptos não merece crédito dos portistas. Muito menos o nosso apoio! Claro que também seria injusto, da minha parte, generalizar e considerar que todos os adeptos do Vitória de Guimarães odeiam o Porto. Não. Saliento que respeito a devoção dos vitorianos pelo seu clube, mas como portista naturalmente não posso aceitar nem pactuar com as ofensas físicas e verbais com que a equipa e adeptos do Porto são brindados a cada ano que se deslocam à cidade de Guimarães. Não esquecendo a situação da Casa do FC Porto em Guimarães! É por respeito a essas memórias e a todas as pessoas do Porto que sofreram na pele o que é ser-se portista em Guimarães que eu defendo que contra o Vitória é sempre para ganhar! Sempre!

O Vitória de Guimarães, como instituição, merece todo o meu respeito. Tem uma notável história e vem fazendo um fantástico campeonato. Recorde-se que veio da 2ª Liga e está, neste momento, em segundo lugar! Melhor do que isto era impossível! Portanto, o Vitória está de parabéns pelo seu percurso, sendo de assinalar que possui uma louvável vitalidade e ecletismo, como comprova a vitória no campeonato nacional de voleibol e a conquista da Taça de Portugal em basquetebol. Juntando a isto o número de simpatizantes, não há dúvida de que o Vitória é o quarto grande do futebol português.

Agora, o Vitória se quer ir à Champions League tem de provar que merece. É inconcebível, para mim, pensar numa derrota do Porto só porque isso afundaria ainda mais o Benfica. A mim, é-me indiferente quem fica em segundo lugar, o meu coração só tem lugar para o Porto! É preciso ter a noção de que o Guimarães e os clubes da segunda circular têm o mesmíssimo significado para o Porto: são inimigos! Nunca aceitaria que o meu clube perdesse propositadamente para nenhum clube do Mundo. Perder para o Vitória de Guimarães? Jamais!!!

P.S.: Para mais sobre este assunto, recomendo vivamente a leitura deste artigo do blogue Reflexão Portista.

4 comentários:

Fernando disse...

Para frete, já chegou há muitos anos, um FCPORTO.Vitª Guimarães, no Estádio das Antas, em que empatamos 0-0. Ninguém era artista do filme. Até um penalty houve a nosso favor, na baliza Norte e um brasileiro de seu nome JOAQUINZINHO, marcou atirando a bola para as mãos de Nosso Senhor. Quem habitualmente marcava, era o saudoso CUSTÓDIO PINTO ou BÉNÉ. Com este resultado, o Vitª Guimarães ficou na 1ª divisão. Lamentávelmente.

dragao vila pouca disse...

F.C.Porto campeão da seriedade e do profissionalismo.
Grande 2ª parte e resultado esmagador e que até podia ser mais dilatado.
Um abraço

B disse...

Excelente a referência ao Hellas Verona!

já agora dá um salto: http://hvfcportugal.blogspot.com

Ana disse...

Quando tudo indicava facilidades para os lados do Vitória, esta equipa mostrou a garra do Dragão!