quarta-feira, 16 de abril de 2008

De Setúbal ao Jamor: 90 Minutos à Porto

O FC Porto garantiu o seu lugar na final da Taça de Portugal, que se realizará no dia 18 de Maio. Para que tal acontecesse, o Porto venceu o Vitória de Setúbal, no Bonfim, com muita categoria. Depois da vitória para a Liga, os Tricampeões Nacionais voltaram a vencer no estádio do Vitória de Setúbal. Desta vez, a vitória foi conseguida sem poupanças mas com a filosofia do costume: um jogo à Porto!

Porto e Setúbal esgrimiram argumentos similares até, mais ou menos, aos 10 minutos iniciais. A partir daí, o Porto apoderou-se do controlo do jogo e teve-o nos pés até ao final da partida. Na verdade, o Porto fez questão de normalizar uma equipa sadina que tem conseguido, em alguns momentos da época, tocar o céu do futebol português. Mas se o Vitória de Setúbal tem cometido a proeza de se superar e de ascender ao reservado Olimpo dos grandes clubes portugueses, o Porto já há muito que pertence a outro Universo. Sem grandes dificuldades, já renovou o título de Campeão português e com um percurso imaculado, sem qualquer golo sofrido, coloca-se merecidamente numa metade do relvado do Jamor. Agora aguarda que Sporting ou Benfica ocupem a outra parte do relvado do Estádio do Jamor, numa final que promete ser um grande espectáculo, independentemente de quem for o rival do Porto.

Apoiado por uma excelente falange portista, o Porto foi muito superior ao Setúbal. Aos 60 minutos, o clube da Invicta já geria a seu bel-prazer o esforço despendido, pois a única dúvida que restava era saber quais os contornos da goleada. A classe portista foi demasiada para um Vitória de Setúbal que se preparava há muito para este jogo. Deve referir-se que o Setúbal não esteve à altura do desafio que o seu treinador Carlos Carvalhal tanto acalentava. Extremamente nervoso, Carlos Carvalhal tentou condicionar a partida com motivos extra-futebol. Também não se compreende que uma equipa que quer jogar o acesso a uma final, jogando em casa, jogue tão defensivamente. Mesmo depois de já estar a perder. O Setúbal teve o que mereceu: uma derrota clara contra a única equipa que fez algo para ganhar aquela meia-final da Taça de Portugal. Exigia-se mais integridade ao senhor Carlos Carvalhal, que fartou-se de alvitrar que, desta vez, é que o Setúbal ia jogar a sério contra o Porto. Pois. Fica para a próxima...

Todo o grupo de trabalho do Porto está de parabéns pelo acesso à final do Jamor. Depois do insucesso que foi a anterior edição da Taça de Portugal para o Porto, que caiu em pleno Dragão perante o Atlético, exigia-se, este ano, que tudo corresse de forma diferente. Felizmente assim aconteceu. Estar no Jamor é óptimo. Uma final é sempre uma final. O dia 18 de Maio será de festa para todos os portistas, que irão garantidamente colorir o Estádio Nacional com as cores do FC Porto. Haverá ainda o condimento especial de ser um outro grande a disputar o troféu com o Porto. Sporting e Benfica medem hoje forças para se conhecer o outro finalista. Recorde-se que o actual detentor da Taça de Portugal é o Sporting. Após o clássico Porto-Benfica de 20 de Abril, o Porto pode começar a dar minutos a outros atletas, de modo a demonstrarem o porquê de serem jogadores do Porto, e tem a vantagem de se poder ir preparando para esta final da Taça de Portugal.

P.S.: Depois de clamarem pela polícia, andam agora a chamar a ambulância?! Agradece-se a preocupação, mas o Presidente Pinto da Costa não pode ser, no que respeita à sua saúde, mais elucidativo do que isto: «Na verdade, estava a caminho das urgências, quando passei pela morgue e vi que lá estava grande parte do Benfica. Aí, melhorei e vim embora».

4 comentários:

John disse...

Boa sorte ao FC Porto na final. Vamos esperar a completar a dupla. Lucho ficará como um dos maiores clubes nunca jogador com certeza.

http://mundoalbiceleste.blogspot.com/2008/04/lucho-takes-porto-into-taa-de-portugal.html

dragao vila pouca disse...

Naquele Jamor sem condições se afinal for com o Benfica vai ser complicado.
Em 2004 foram horas e horas com vários incidentes e confrontos em adeptos dos dois clubes.
Um abraço

Dragaopentacampeao disse...

A falta de condições não será obstáculo.

Já ganhamos em ambientes hostis, ao Sol, à chuva, na neve... e fomos campeões!

Na Mourolândia não será diferente.

A dobradinha espera por nós.

Um abraço

Paulo Pereira disse...

Bela exibição, unindo qualidade e classe, passeando 90 minutos num terreno k se previa difícil...

Um Lucho sobrenatural, pontuando o jogo azul e branco, trascendente naquele meio-campo, exemplo de raça e arreganho...

E agora, num regresso saudado ao Jamor, a dobradinha é a luz k nos ilumina neste final de época.

Ao k se vê, com os leões na final. Ainda bem, para podermos ajustar contas referentes à Supertaça.

Abraço,