quarta-feira, 24 de março de 2010

A queda de uma equipa

Tivemos este fim de semana mais uma prova da falta de atitude e de competitividade desta equipa do FCPorto. A maioria dos seus jogadores, à excepção de 2 ou 3 que ainda honram a camisola que vestem, mostram-se resignados, apáticos e sem vontade de jogar. Os adeptos portistas têm muito com que se preocupar. Esta equipa portista joga como nunca vi uma outra equipa do FCPorto jogar: sem chama, sem vontade, sem garra e sem o espírito de equipa e de união que sempre caracterizaram as equipas do FCPorto.

Para esta temporada a SAD portista mais uma vez apostou em vender os seus melhores jogadores. Lucho saiu porque era necessário apresentar contas positivas no primeiro semestre de 2009. Agora, no final do primeiro semestre de 2010, iremos todos pagar essa factura: uma equipa do FCPorto fora da Champions League, muito longe do primeiro lugar e sem valorização de activos. Os substitutos de El Comandante pouco mais fizeram do que desiludir. Belluschi e Valeri andaram muito longe do rendimento do compatriota argentino.

A direcção portista foi incompetente na construção do plantel 2009/2010. O treinador Jesualdo Ferreira foi infeliz ao querer fazer de Belluschi um Lucho. O professor deveria ter percebido muito cedo que não tinha artistas para jogar no esquema da temporada anterior. Faltava o maestro do meio campo, alguém que com bola fizesse a diferença. Já não havia um Lisandro para fazer companhia a Hulk, que enquanto o deixaram jogar, andou muito sozinho e sem ninguém que lhe apoiasse. Falcao tem sido o melhor reforço da temporada em curso. O colombiano tem apresentado uma garra e vontade incríveis. É dos poucos que merecem aplausos dos adeptos. Espero que a próxima temporada seja pensada à volta dele.

É impossível culpar apenas uma pessoa por esta temporada tão má. A direcção desleixou-se e não soube apetrechar o plantel com jogadores com qualidade suficiente para fazer frente a uma concorrência mais forte. Jesualdo Ferreira deveria ter apostado num esquema mais adaptado às características dos jogadores que tinha. Os jogadores tinham que ter outra postura. Falo essencialmente de Bruno Alves e Meireles. Não se admite que dois dos mais importantes jogadores do FCPorto tivessem andando a temporada toda amuados por não terem saído. Esperava-se outra atitude por parte de jogadores amados pelos portistas. Agora desejo apenas que joguem muito no Mundial, já que andaram a temporada toda a pouparem-se para chegarem bem à selecção nacional, e que depois dêem lugar a outros.

Do que resta da temporada espero ver a conquista da Taça de Portugal consumada e que se comece a preparar a próxima época. Jesualdo deve sair. Tenho pena que o Professor saia pela porta pequena. Sucessores já se apontam alguns, mas sinceramente é difícil vislumbrar algum com capacidade para chegar e vencer. É urgente contratar um treinador que seja o principal agente activo na escolha dos jogadores. Não se compreende que seja a SAD a tomar essas decisões. É por isso que estamos como estamos.

Sem comentários: