quarta-feira, 20 de maio de 2009

Saídas e entradas 2009


A temporada está a acabar e começa o campeonato que raramente ganhamos: o defeso. Alguns nomes têm sido apontados ao Dragão, sobretudo Maicon (defesa central do Nacional) e Angeleri (defesa central/lateral direito) do Estudiantes da Argentina.

Estas movimentações do F.C.Porto parecem-me acima de tudo um estudo de mercado para caso a provável saída de Bruno Alves se venha a confirmar o nosso clube esteja preparado para agir em pouco tempo e com garantia de qualidade (o que tem quase sempre acontecido). Ao contrário de muitos clubes nós quando vendemos algum jogador temos o plano traçado para a sua substituição. Assim, acredito que os substitutos de Bruno Alves e Lisandro estejam já referenciados e apenas à espera que as saídas se efectuem.

Em relação a Bruno Alves a sua saída poderá criar um problema de difícil resolução já que ele tem sido o nosso patrão da defesa nos últimos 2 anos. Titular absoluto do F.C.Porto e da selecção nacional, Bruno Alves atingiu a maturidade táctica e competitiva, acumulando exibições de grande nível a que juntou um sentido apurado para acertar nas balizas contrárias. Fez uma grande temporada e interessados não faltarão. Acredito que ele a esta hora já saberá para que clube se irá transferir e que pouco tempo depois de acabar a temporada se conhecerá o seu destino.

Para colmatar esta saída teremos que ir ao mercado encontrar um substituto à altura. Stepanov estará também de saída para acumular mais minutos de jogo numa outra equipa e Pedro Emanuel deve renovar por mais um ano para realizar, sobretudo, o seu papel fundamental de balneário.

Nuno André Coelho já tem confirmado o carimbo no passaporte para o Dragão. Tenho seguido atentamente as suas exibições e o que posso afirmar é que acredito seriamente que temos ali o nosso futuro patrão da defesa. Com semelhanças enormes a Ricardo Carvalho este jovem jogador tem uma qualidade incrível, sendo para mim um jogador que possui competências superiores a Rolando. Resta aguardar pela confirmação de tal valia.

Com Rolando, Nuno André Coelho e P.Emanuel resta uma opção para central. Parece-me evidente que tem de ser um jogador de qualidade indiscutível e que possa formar dupla com Rolando no centro da defesa. Maicon e Angeleri já foram apontados e indicam na teoria para direcções postas.

Maicon é um jovem central de apenas 20 anos mas que demonstrou no Nacional a sua enorme qualidade. A sua contratação (a confirmar-se) aponta para que em princípio mantenhamos os laterais e que apostemos quase "às cegas" no Nuno André Coelho para titular. Angeleri é um defesa-central de raíz mas que atingiu o seu melhor nível a defesa direito. Caso se confirme a sua contratação acredito que um dos laterais tenha de sair (talvez Sapunaru) ficando este Angeleri como defesa direito, mas salvaguardado para qualquer eventualidade na zona central. Casso se confirmem as duas aquisições sairá um lateral direito e Stepanov, ficando Miguel Lopes e Angeleri na direita; Rolando, Nuno André Coelho, Maicon e P.Emanuel no centro e Cissokho e Fucile na direita.

Este cenário garantiria qualidade e uma certa tranquilidade já que ficaríamos na prática com:

- 3 laterias direitos: Fucile, Miguel Lopes e Angeleri;
- 5 defesas centrais: Rolando, Nuno André Coelho, Maicon, P.Emanuel e Angeleri;
- 2 defesas esquerdos: Fucile e Cissokho.















Quanto ao Lisandro a sua saída será mais difícil para mim. É o meu jogador favorito do actual plantel e diria até que o Lisandro joga como eu jogaria caso envergasse a camisola do F.C.Porto pois tem uma garra e uma entrega fantásticas. Confesso que é o único jogador desde a algumas épocas que tenho o orgulho de exibir no meu quarto um poster. Mas já estou preparado para o perder (como quase todos). Não vislumbro no mercado um jogador que me faça esquecer o Lisandro por isso só me resta pedir á Direcção do F.C.Porto que nos surprenda outra vez e nos traga um grande jogador.

Estas questões são neste momento secundárias para nós (ao contrário do que se passa com os nossos adversários). Ainda temos uma Taça de Portugal para ganhar e só depois do dia 31 de Maio é que o defeso realmente começa.

2 comentários:

Creative Monstah disse...

Faço minhas as tuas palavras sobre o Licha. Para além do que disseste, também ressalvo o aspecto. Eu sei, parece estranho, mas quando os outros clubes têm jogadores que se preocupam mais com o corte de cabelo ou porque são vaidosos ou porque não se destacam doutra forma, gosto que este homem até assim se distinga. Até porque também sou apologista da "rapadela" de cabeça e barbichas.. ;) Em suma, também vou ter muita pena de ver o Lisandro sair- se sair- e acho que vai ser muito dificil substituí-lo. O Lisandro é daqueles que ficavam bem aqui para sempre, assim como o Raul Meireles.. até o Bruno Alves. Mas também temos que perceber que queiram subir na carreira e almejar outros vôos. Como disse noutro post, desde que nos façam a honra de realmente subir. O Porto é uma "escola" de grandes jogadores, pelo menos isso sabemos e todos os clubes grandes no mundo o sabem também. Aqui eles crescem, "aprendem a jogar", revelam-se, aqui ganham direito a sonhar com outros clubes, outro protagonismo, outro salário. Já outros clubes há em que os jogadores vêm para perder cotação, desanimar, perder o jeito e morrer para o mundo(como diz o meu amigo Reininho na música que se ouve de fundo, é um prenúncio de morte)... Boa sorte para os nossos grandes jogadores e para nós também, caso nos deixem.
abraços de monstro dragão.

ninja disse...

Exactamente, somos uma escola de jogadores. E ao contrário de outros creio que o Lisando quando sair irá fazê-lo com um grande respeito pelo clube que o projectou. Os 3 nomes que disseste (Meireles, Bruno Alves e Lisandro) são para mim aqueles que personificam o que é ser um verdadeiro dragão. Se sair o Lisandro e o Bruno Alves resta-nos o Meireles, mas também acredito que existam já alguns jogadores com esse espírito (sobretudo Lucho, mas também Fucile e Helton).

Eles quando entram neste clube respiram logo outro ar :)

Abraços