sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Estádio do Dragão: 4 anos de brilho!

O Estádio do Dragão comemora hoje o seu quarto aniversário. O palco das emoções, orgulho de todos os portistas, está assim de parabéns. Reabilitando uma parte da Cidade, concretamente a Oriental, o estádio do Futebol Clube do Porto fixou-se como um incontornável pólo de atracção da maravilhosa Invicta. O Arquitecto Manuel Salgado foi o responsável pela concepção desta obra-prima. Já se disse que o Estádio do Dragão é mágico, deslumbrante, fantástico, sublime, elegante, inebriante, moderno, exemplar, belíssimo, e por aí adiante. Corroborando todos estes abundantes elogios, numa palavra diria-o: único! Precisamente hoje, o Estádio do Dragão foi o primeiro estádio de cinco estrelas do Mundo a ser distinguido com os certificados de Qualidade e Ambiente.

As vinte e quatro horas de 16 de Novembro de 2003 foram inolvidáveis. Certamente que vários pensamentos bons ainda hoje se apoderam daqueles que tiveram o privilégio de assistir a tão majestosa cerimónia. Luís de Matos empreendeu um carácter encantatório à festa, Pedro Burmester também fez magia com as suas mãos no piano e Isabel Silvestre, do fundo do seu coração, cantou até nos provocar arrepios na espinha. Mas porque se tratava da festa do futebol, os artistas foram convidados a estrear o relvado.

Com as bancadas plenas de vida, Porto e Barcelona iriam ser as primeiras flores a nascer naquele relvado que se queria fértil de jogos e emoções. Porto e Barcelona seduziram a plateia e prometeram que aquele amor à primeira vista teria naturalmente uma continuação. Um amor para a vida, portanto. Para a história fica o resultado e os nomes egrégios. O Porto venceu por 2-0, Derlei foi o primeiro a acertar com a baliza e Hugo Almeida encerrou o resultado do primeiro jogo no Estádio do Dragão. Classificar aquela noite de perfeita, é perfeitamente normal.

Tendo apenas quatro anos de vida, o Dragão já viveu muitos momentos gloriosos. O estádio do FC Porto tornou-se no verdadeiro amuleto da sorte dos Bicampeões Nacionais. A conquista da Champions League 2003/04 esboçou-se precisamente ali, no jogo com o Manchester United. O Porto venceu por 2-1 e envolto num ambiente absolutamente fantástico provou a sensação de fortaleza, sob os auspícios do Estádio do Dragão. A equipa azul e branca teve a bela fortuna de poder celebrar na sua casa o 20º, 21º e 22º títulos de Campeão Português. A Taça Intercontinental ficou ainda mais resplandecente quando o Porto a trouxe de Tóquio e a colocou no Estádio do Dragão. Porto Campeão do Mundo a condizer com beleza universal do Estádio do Dragão.

Em quatro anos são muitas as vivências, os sentimentos e os títulos. Tão bom quanto recordar todas essas alegrias que o Estádio do Dragão nos proporcionou é ter a nítida sensação que o nosso estádio albergará ainda muitas mais manhãs, tardes, noites e madrugadas de festejos. Reservem desde já o vosso lugar na história do FC Porto e do Estádio do Dragão. Visitem-no o mais que puderem. Dêem-lhe vida. Sejamos o coração do Estádio e bombeemos, em conjunto, a energia que os nossos atletas precisam para honrarem o emblema que trazem ao peito e para envaidecerem esta Cidade que ternamente os acolhe.

Sem comentários: