segunda-feira, 12 de novembro de 2007

85 minutos à Campeão

A Amadora assistiu ontem a um acontecimento sui generis. O Estrela é por norma um adversário complicado quando o visitante é o Porto. Ontem até estava tudo a correr mal ao Estrela. Mas cinco minutos de tradição aniquilaram o Porto. A Reboleira nunca será um passeio para os rapazes da Invicta, não é admitida displicência!

Em cinco singelos minutos, por sinal os finais, o Porto sofreu dois golos! Até esse fatídico momento, os Bicampeões Nacionais tinham realizado uma exibição segura e dominavam o jogo. Inexplicavelmente, tudo mudou e o Estrela da Amadora ganhou um brilho nunca antes visto no jogo. O empate acabou por acontecer, desolando todos os portistas. Foi muito amargo desperdiçar assim dois pontos.

O Porto fez dois golos como resultado da sua superioriadade, que sem dúvida foi uma constante ao longo do jogo. Lisandro poderia ter ampliado o placar quando numa boa jogada individual atirou a bola ao poste da baliza de Nélson. Contudo, era pouco crível que o Estrela ainda pudesse marcar. Humildemente, os jogadores do Estrela foram subindo no terreno e primeiro foi Maurício a assustar Helton. Na cobrança de um livre, o central brasileiro enviou um potente remate à baliza do Porto. Este era o aviso que deveria ter sido levado em conta pelos jogadores do Porto.

O Estrela foi batalhando e chegou ao primeiro golo através de uma fífia de Helton. O Internacional canarinho saiu dos postes e não conseguiu chegar primeiro à bola do que Maurício, que cabeceou o esférico para a baliza deserta. Pensando-se que este seria apenas o golo de honra do Estrela, o Porto continuou relaxado. Tão descontraído que Stepanov nem se apercebeu que estava a agarrar um adversário dentro da sua grande-área! Duas desconcentrações que valeram caro ao Porto.

Na cobrança do penalty, Mateus bateu Helton, que ainda adivinhou o lado para onde ia a bola. O Porto caía na dura realidade. Dois pontos que ficaram no Sul. Por culpa própria, o que torna a situação ainda mais lamentável. Não se pede a crucificação de Helton e Stepanov mas, da mesma forma que se destaca alguém pela positiva, é normal enunciar aqueles que estiveram menos bem. Ambos são detentores de enorme qualidade. Quando se exige algo parte-se do pressuposto que os destinatários dessa exigência podem dar mais e melhor. E já vimos Helton e Stepanov com melhores desempenhos.

O Porto entra nesta pausa da Liga em primeiro lugar, com oito vitórias e dois empates. Tem quatro pontos de vantagem sobre o segundo classificado e mantém intacta a aspiração de prosseguir confiante com os seus objectivos. Exige-se uma plena concentração durante os jogos, uma grande dose de responsabilidade e muita humildade. Uma simples mudança de atitude que pode fazer toda a diferença. Ninguém é Campeão por acaso. Trabalhem dignamente e serão recompensados com a glória que coroa os Campeões e receberão o louvor da multidão que vos segue. O grande adversário do Porto na luta pelo título é o... próprio Porto. Há que afirmar, em todos os jogos, em todos os momentos, a firme vontade de querer ser Campeão. Força rapazes, brindem-nos, em todos os jogos, com 90 minutos à Porto!

Sem comentários: