quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Ponto inglês

Na estreia na Champions League edição 2007/08, o Porto empatou frente ao Liverpool. O Bicampeão Português defrontou o Vice-Campeão da Europa naquele que foi o terceiro embate entre os dois emblemas. No histórico dos confrontos, registaram-se dois empates e uma vitória para o Liverpool.

Se nos duelos com equipas inglesas o Porto é feliz a jogar em casa, no particular com o Liverpool o clube da Invicta não foi além de dois empates. A forma decidida, empolgante, personalizada com que o Porto entrou ontem na partida, poderiam ser sinais de que estaria a hora e meia de ser batida a invencibilidade do Liverpool no reduto do Porto. Assim não aconteceu, infelizmente. Apesar de Lucho González ter convertido uma grande penalidade que colocou o Porto em vantagem, os homens da cidade dos Beatles empataram o jogo poucos minutos depois. Kuyt foi mais lesto que os centrais do Porto e finalizou cara-a-cara com Nuno.

O Porto foi sempre a equipa que mais procurou a vitória. Todavia, a equipa portuguesa não conseguiu penetrar na bem montada estrutura defensiva dos ingleses. Numa das poucas vezes em que o Liverpool permitiu veleidades, Quaresma colocou Reina fora de acção, mas Hyypia, praticamente em cima da linha de golo, salvou o Liverpool. Aproveitando a insistência do Porto na procura do golo da vitória, o Liverpool foi procurando tirar proveito do contra-ataque. Numa dessas ocasiões, Kuyt recuperou a bola no ataque e com o apoio de outros companheiros quase lograva marcar. Valeu Quaresma que em missão defensiva colocou a bola pela linha de fundo, numa jogada que levava muito perigo para a baliza de Nuno.

Saliente-se que desde o minuto 58 o Porto jogou contra dez unidades do Liverpool por expulsão de Pennant. No entanto, essa situação só serviu para complicar o jogo ao Porto, pois se o Liverpool com onze homens tentava a todo o custo defender o empate, com a expulsão do inglês o Liverpool fechou-se ainda mais na defensiva. Assim, era deveras complicado para o Porto chegar à baliza contrária, mesmo com as unidades ofensivas que entraram na segunda parte. O Liverpool aguentou-se até ao final do jogo e conquistou o pontinho que desde cedo ambicionava.

Sem comentários: