segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Ajuste de contas: 3º assalto

O Porto amealhou mais três pontos no campeonato, somando três vitórias em outros tantos jogos. Leiria não foi um mero passeio, mas a equipa da casa bem que precisava de uma zona verde para encher os pulmões de ar puro e para se revitalizar. A deslocação do Leiria a Israel teve como efeitos, em primeiro lugar, a novidade de existirem sete equipas portuguesas nas provas da UEFA e, em segundo, a natural fadiga provocada pela viagem. Saúde-se, acima de tudo, a brilhante vitória do Leiria contra o Maccabi Netanya, que trouxe prestígio para Portugal.

Cedo o clube da Invicta podia ter a vida facilitada. Logo ao terceiro minuto de jogo, Bosingwa marcou, mas a equipa de arbitragem anulou o lance. Erradamente. Assim, mesmo com poucas forças, o Leiria acreditou que podia causar problemas ao Porto, tal como na época passada. A forma como o Porto jogou e a intensidade que emprestou à partida revelar-se-iam determinantes para o desfecho final. O Leiria aguentou até onde pôde, ou seja, trinta e sete minutos. Quaresma decidiu que estava na hora de fazer qualquer coisa, cruzou, Tarik recebeu no peito, chutou e inaugurou o placar. Com este golo, o Porto tinha a vitória na mão.

Na segunda parte, a dúvida era saber se o Porto se contentava com o 0-1 e fazia a gestão do esforço ou se procuraria mais golos. Os pupilos de Jesualdo Ferreira optaram, e bem, pela segunda via. Marcaram mais dois golos por intermédio de Lisandro e de João Paulo. Saliente-se, no entanto, e sem quaisquer subterfúgios, que o segundo golo do Porto foi alcançado à margem das leis. Bruno Alves, no momento em que cruzou para Lisandro cabecear para golo, deixou que a bola ultrapassasse totalmente a linha de fundo. Tal como aos três minutos de jogo, a equipa de arbitragem tomou uma decisão errada. Primeiro em prejuízo do Porto, agora em desfavor do Leiria. Apesar de tudo, a vitória foi inteiramente justa e o resultado só peca por defeito.

Como curiosidade, o Porto nos três primeiros jogos do campeonato encontrou e venceu três adversários com quem perdeu na época passada. Se a ida a Braga foi coroada de sucesso, se a recepção ao Sporting redundou num triunfo, se a passagem por Leiria podia ter contornos de goleada, as expectativas para as próximas jornadas são bastante elevadas. Partilhando a liderança, Porto e Marítimo têm encontro marcado precisamente na próxima ronda do campeonato português, num jogo que promete ser bem interessante e que pode valer a liderança da prova.

Sem comentários: