quinta-feira, 26 de novembro de 2009

FCPorto 0-1 Chelsea

Na barra não vale!
Duas partes distintas. Na primeira o FCPorto foi superior ao Chelsea, coleccionando ocasiões de golo que lhe poderiam ter dado a justa vantagem no marcador. Com Varela de regresso e a provar que mereceu a oportunidade de ser titular e com Belluschi no meio campo, a equipa portista foi capaz de criar dificuldades à equipa inglesa, apesar de nunca ter realizado uma grande exibição.

Com um meio campo a funcionar melhor do que nos últimos encontros foi possível alcançar um maior poderio ofensivo, muito por culpa das arrancadas de Varela pela direita e dos remates perigosos de Belluschi. E foi em dois desses remates que estiveram as principais oportunidades de golo: num deles Falcao falhou a recarga e o outro foi embater com estrondo na barra do Chelsea.

A segunda parte foi diferente e para pior. A equipa foi incapaz de manter o mesmo nível e errou demasiados passes. A saída de Varela acabou por revelar-se fatal. Hulk, como é normal, não fecha defensivamente e permitiu que aparecessem dois jogadores perante Sapunaru, sem que o romeno fosse capaz de fazer algo para evitar o cruzamento mortífero. Estava desfeita a igualdade e selado o primeiro lugar do grupo.

Mas o grande momento para os adeptos portistas ocorreu pouco depois, com a saída de Deco. O Estádio do Dragão levantou-se para aplaudir e prestar um justo gesto de gratidão perante o mágico que deixou saudades. Ouviu-se novamente o cântico de Deco! Um momento fantástico!

Após o fim dos 90 minutos fica-se com um pequeno sabor de injustiça no marcador, mas a verdade é que perante grandes equipas como o Chelsea não se podem falhar tantas oportunidades e cometer erros defensivos como o que deu origem ao golo solitário. Conseguimos melhorar em relação a jogos passados mas mesmo assim é insuficiente para deixar os portistas satisfeitos, orgulhosos e tranquilos quanto ao futuro. Uma palavra final para Meireles: se antes foi criticado hoje deve ser elogiado. Foi dos melhores em campo e voltou a ser um pouco do Meireles que todos nós conhecemos.

Superdragão: Fernando

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Pelos visto eu não vi o mesmo jogo que a maioria dos que por aqui comentaram

Eu vi claros sinais de retoma no jogo do F.C.Porto frente a uma das três melhores equipas da Europa. Vi um Porto que, principalmente na primeira-parte, merecia mais do que conseguiu e vi um Porto que, embora não tenha jogado tão bem na segunda, jogou o suficiente para justificar outro resultado. É óbvio que a retoma tem de ser consolidada e para isso é fundamental melhorar a grande pecha da equipa que é a péssima qualidade de passe. É também, importante que Jesualdo perceba que Belluschi é fundamental, mesmo que fiquemos com a certeza que o argentino é mais 10 que 8. Assim como é importante que Fernando se convença que não pode ser um jogador só para destruir e comece a passar bem, caso contrário o seu lugar tem de ser repensado. Resumindo, com o regresso em breve de Fucile, com as melhorias notórias de Raúl e Rodríguez, acho que ainda vamos a tempo.

Um abraço

Ricardo de Sousa disse...

Não vi grandes melhorias em relação a jogos passados e não gostei assim tanto do Meireles.

No restante, estou globalmente de acordo.

Abraço