quinta-feira, 5 de novembro de 2009

APOE 0-1 FCPorto

Voo de Falcao na viagem para os oitavos de final
Oitavos de final garantidos à custa de um grande golo de Falcao já perto do fim do encontro. Mas a vitória bem que podia ter sido alcançada com mais golos. A primeira parte mostrou-nos um FCPorto com capacidade de criar lances de perigo, mas incapaz de aproveitar um desses lances para marcar golo. Hulk falhou um golo certo quando tentava fintar o guarda-redes. É inaceitável que se falhe um golo destes em alta competição. Guarín deu ao meio campo o que ele precisava, mas com Meireles em sub-rendimento e com Rodriguez apagado foi difícil dar ao futebol portista uma fluidez fundamental.

O intervalo chegou com 0-0 e era necessário algo mais para os 3 pontos. Falcao estava bastante só na frente e quando vinha buscar bola atrás (algo que ele faz com grande qualidade) faltava gente no ataque. Hulk nunca o conseguiu fazer, perdendo-se entre fintas e arrancadas inúteis. Quando Farías entrou certamente que os portistas respiraram de alívio: afinal entrava o homem que tem sido a salvação nos últimos jogos. E a verdade é que com Farías em campo Hulk ganhou outra dimensão: encostou-se ao flanco (onde ele é muito mais perigoso e letal) e construiu vários lances que deviam ter dado golo. Falcao ganhou um companheiro de área e certamente que agradeceu tal bondade de Jesualdo. E foi num jogada de envolvimento que apareceu o tão esperado golo: Hulk passou um adversário, deu para Farías e este, num grande gesto, coloca a bola para Falcao que com apenas um toque tira o defesa do caminho e remata para o golo. Um grande tento!!!


Os oitavos estavam garantidos e com eles vinham mais 3 milhões de euros. Se somarmos este valor aos 800 mil da vitória no jogo chega-se à conclusão que Falcao já se pagou a ele próprio. Se ainda somarmos os 800 mil da vitória frente ao Atlético de Madrid então o colombiano já rendeu juros ao FCPorto. Jesualdo levava o FCPorto à sua 4ª passagem consecutiva para os oitavos de final da Champions League. Agora teremos pela frente o Chelsea, numa luta para o 1º lutar do grupo.

Com tantas lesões e com jogadores fundamentais como Meireles e Rodriguez muito longe da forma a que se pretendem acho que seria altura de Jesualdo Ferreira apostar para a equipa inicial num esquema à base de um 4-1-3-2, com Falcao e Farías em dupla de ataque e com Guarín no lado direito do meio campo e Hulk encostado à ala esquerda. Este esquema permitiria dar ao ataque jogadores necessários na área sem colocar em causa a estabilidade do meio campo.

Marcador: Falcao

Super Dragão: Falcao

2 comentários:

Ricardo de Sousa disse...

Completamente de acordo com a mudança do esquema táctico..
E, penso que ainda não foi materializado, por causa de Hulk.. É que ao contrário do que Guarín faría do lado direito, Hulk na esquerda não defenderia...

Abraço

dragao vila pouca disse...

Já está!

Um Porto que não foi brilhante, mas foi seguro e consistente, mesmo que perdulário e pouco criativo, conseguiu com todo o mérito e com toda a justiça, carimbar o passaporte para os oitavos-de-final da prova rainha da Uefa.
É impressionante a naturalidade com que o F.C.Porto conseguiu o 1º objectivo da época, mesmo num período em que a qualidade do seu futebol deixa muito a desejar.
Agora, com o suporte psicológico do apuramento, espera-se que o F.C.Porto encontre na Liga o seu caminho e rapidamente chegue ao seu habitat natural: o 1º lugar da tabela.

Sobre o sistema e a equipa, atendendo aos jogadores que temos e a forma em que estão, para mim seria este: Helton, Spaunaru - na ausência do Fucile -, Rolando, Bruno e Álvaro, Fernando, Raúl, Guarín e Belluschi a jogar do meio para a direita, Hulk e Falcao. Mas não adianta que quase que aposto, no domingo vai jogar o Mariano.

Um abraço