domingo, 16 de novembro de 2008

Contra o Vitória, vencer, vencer, vencer...

O Porto venceu o Guimarães, regressando assim às vitórias na Liga. O Porto foi indubitavelmente a melhor equipa em campo, podendo o Guimarães sorrir por não ter transportado mais golos na bagagem até à Cidade-Berço.

O Porto teve uma entrada de dragão. Logo nos instantes iniciais, o Porto atacava com toda a energia a bola quando esta estava na posse dos vitorianos. Esta toada fazia antever que o Porto procuraria marcar o mais cedo possível. As oportunidades foram surgindo mas não se concretizaram. Injustamente. O Guimarães defendia a todo o custo e já em plena primeira parte Nilson aproveitava para queimar tempo nas reposições da bola em jogo. O Vitória não fez absolutamente nada que incomodasse Helton na primeira parte. Limitava-se a ganhar faltas junto à área de modo a poder beneficiar desses lances de bola parada.

Ao intervalo, o nulo persistia. O Guimarães pretendia ter mais posse de bola mas essa estratégia foi sendo anulada pelo pressing portista. Houve um elemento preponderante no meio-campo do Porto: Fernando. Que bem que jogou, antecipando-se sempre aos adversários que lhe apareciam na frente e entregando sempre a bola em perfeitas condições aos companheiros e de uma forma lesta. O bom futebol portista merecia pois golos. Lisandro fez o primeiro aos 66 minutos e Farías fechou a contagem quando o cronómetro marcava 88 minutos. Felicidade total entre as hostes portistas e debandada (quase) geral dos adeptos vitorianos presentes no Estádio do Dragão.

O Porto vem melhorando o seu jogo e a esse facto não está alheia a forma mais eficaz como o Porto defende. Fucile garante uma enorme segurança e garra na defesa e Fernando tem vindo a subir de forma e parece cada vez mais integrado na equipa. No cômputo geral, foi um bom jogo do Porto, que indiscutivelmente justificou o triunfo. O Guimarães decepcionou enormemente. Este Vitória não tem nada a ver com aquele do ano passado. Será que o Alan faz assim tanta falta? Ou este ano dariam jeito João Paulo e Luís Aguiar no plantel vimaranense? Só os incautos julgavam que se fazia mal ao Porto e ficava tudo na mesma. Aprendam!

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Vitória justíssima, mas escassa.
O Cebola não pode perder tantas chances de contra-ataques, com superioridade numérica: umas vezes tardava em passar e quando passava já o colega estava deslocado, outras vezes ia contra o defesa, porque adiantava a bola, enfim nunca conseguiu encontar as melhores soluções.
Se não fosse isso, estou convencido que tinhamos ganho por mais e era o que todos queriamos.
Um abraço