quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Decepcionante

O Porto perdeu ontem com o Dinamo de Kiev no Estádio do Dragão. Esperava-se muito mais do Porto frente aos ucranianos. Para a história fica o resultado. Decepcionante!

Recebendo o Dinamo de Kiev, o Porto tinha, em teoria, francas possibilidades de assumir uma posição no Grupo G que lhe permitisse alcançar uma posição de passagem. Este era um jogo-chave já que uma eventual vitória portista traria vantagem directa frente ao opositor na luta por um lugar de passagem à próxima fase da Champions League. Porém, com a derrota, quem passa a estar em boa posição é o Dinamo de Kiev, que na próxima jornada receberá o Porto na Ucrânia. Isto depois de já ter colhido proveito em pontos e em vantagem directa. Para o nosso lado é que as contas estão mais difíceis de se fazer.

A derrota de ontem consistiu na segunda consecutiva este ano na Champions League. Após o descalabro de Londres, a recepção ao Dinamo de Kiev poderia amenizar esse efeito ruim que a pesada derrota teve em termos anímicos e em matéria de prestígio. Assim não aconteceu. O Porto lutou, mas não o suficiente para inverter as operações na noite de ontem. O Dinamo fez um golo em que Nuno não está isento de responsabilidades. O guardião do Porto ,que até tem estado em evidência sempre que é chamado, contra o Dinamo nem teve de fazer nenhuma defesa apertada mas sofreu um golo que, para além de ter ditado a derrota do Porto, poderia ter sido perfeitamente evitado.

Durante todo o jogo o Porto não foi tão pressionante sobre o adversário quanto deveria ter sido. O Dinamo de Kiev se já vinha ao Dragão com intenção de defender o melhor possível, sem essa pressão do Porto sobre a bola viu ainda a sua tarefa mais simplificada. E com a sorte de durante boa parte do jogo estar em vantagem no marcador. Exigia-se mais ao Porto. Exigiam-se melhores opções. A determinada altura viu-se que não é com muitos atacantes que se tem mais oportunidades para marcar golos. Por vezes, basta que sejam os atacantes certos nos lugares certos e nunca, por exemplo, Tarik entrar para jogar numa posição central em vez de jogar encostado a um flanco. E nunca sair Rodríguez para ficar em campo Mariano. Enfim, foram opções do técnico mas muito pouco felizes, diga-se.

O Porto raramente criou oportunidades flagrantes de golo. Deste modo, é difícil poder-se ganhar. Em abono da verdade, o Dinamo de Kiev aproveitou bem um lance de bola parada para abrir o activo e depois soube gerir eficientemente o jogo. Cabia ao Porto assumir a condução do jogo e correr atrás do prejuízo. Não conseguiu infelizmente inverter o rumo dos acontecimentos. A passagem à próxima fase está em risco. Por culpa própria. Neste jogo era fundamental que o Porto tivesse alcançado a vitória. Assim, a participação do Porto nesta edição da Champions League arrisca-se a ser decepcionante. E adensa-se a evidência: o Porto tem equipa que baste para consumo interno mas é insuficiente na alta-roda da Europa. É o que se tem visto, infelizmente.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Equipa - treinador incluido - incapaz de honrar a memória.
Muita parra e pouca uva.
Domina , mas não marca, se sofre um golo e fica em desvantagem, não é capaz de dar a volta.
Não tem alma, raça, vergonha na cara...Depois de Londres e quando se previa a reabilitação, mais um desastre.
Enfim, uma tristeza!
Um abraço

David Caetano disse...

A equipa está a actuar à imagem do seu treinador. Já há muito defendo que Jesualdo não é um treinador à altura das exigências de uma equipa como é o FCPorto.

Quanto aos jogadores, é preciso ver que, ao contrário do que sucedeu na época passada, ontem o Porto apresentou (sem contar com o Nuno) 5 caras novas na equipa inicial e depois mais 2 nos jogadores que entraram nas substuições.

Se têm ou não qualidade, isso será outra história, mas também não foram eles que pediram para vir para o FCPorto nem foram eles quem estabeleceu o seu preço.

Quanto a Nuno continuo a defender que no momento actual parece-me o guarda-redes em melhor forma e também não me parece que deva ser rotulado de responsável na derrota de ontem. Sofreu um golo esquisito, é certo, mas num remate fortíssimo e no qual a bola descreveu uma trajectória estranha. Para mim mantém-se na baliza, até Helton recuperar o lugar com trabalho. Ou será que o guarda-redes não precisa de sentir que tem concorrência?

Para finalizar, os assobios... Eu pergunto, será que o facto de pagarem bilhete para o jogo é justificação suficiente para os adeptos transformarem o Estádio do Dragão num campo favorável ao adversário quando deveria ser totalmente o oposto? Parece-me que há gente mal habituada com os sucessos do FCPorto e que se deixaram amolecer no conforto de uma relação unidireccional: a equipa é que puxa pelos adeptos quando alturas há em que o oposto também deveria acontecer.

Como disse ontem El Comandante: "Era suposto puxarmos todos para o mesmo lado".

Venha o próximo. Eu acredito que o FCPorto ganha em Kiev.

http://zedobone.blogspot.com