quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Entrada à Porto

O FC Porto venceu o Fenerbahçe na estreia na Champions League 2008/09. Entrar a vencer na prova rainha do futebol europeu era algo a que o Porto não estava habituado nos últimos tempos. Colocada de parte a malapata de consecutivamente ter avançado com o pé esquerdo, o Porto alcançou a vitória frente aos turcos e está isolado no primeiro lugar do Grupo G da Champions League.

O Porto apresentou novidades no onze. Desde logo, o regresso de Mariano. Benítez jogou a defesa-esquerdo, devido ao castigo que provém do ano transacto aplicado a Fucile. Rolando e Fernando mantiveram os seus postos depois de terem deixado excelentes indicações na Luz. O Estádio do Dragão assistiu a uma entrada em jogo sensacional do Porto. Domínio avassalador, ataques rápidos, boa circulação e bom aproveitamento das oportunidades de golo. Lisandro e Lucho encarregaram de dar vantagem no marcador ao FC Porto. Aproveitando o balanço, o Porto poderia ter feito o terceiro golo por intermédio de Lisandro, que seguia sozinho, em plena via verde, em direcção à baliza turca. Licha tentou o chapéu ao guarda-redes mas a bola saiu por cima. Uma oportunidade soberana que podia ter dado tranquilidade suficiente para o Porto implementar ainda mais o seu domínio e quiçá vergar o adversário a um resultado mais volumoso.

Diz a sabedoria popular repetidamente que quem não marca sofre. Assim foi. Lisandro desperdiçou e Guiza facturou para o Fenerbahçe. Quando o Porto podia ter dado a estocada final, Lisandro foi misericordioso. Guiza nem por isso. O Fenerbahçe ganhava um novo fôlego com o golo e com tanto tempo para se jogar não iria certamente dar-se por vencido. Sabendo-se da bravura e coração dos turcos, o 2-1 não era uma boa vantagem para o Porto. Deste golo do Fenerbahçe ficou ainda a sensação de que a defesa, principalmente Benítez, poderia ter criado mais dificuldades para que Guiza não facturasse. Mais uma vez sublinho, e esta é uma opinião muito pessoal, não me parece que Benítez tenha actualmente categoria para jogar no Porto. A não ser que evolua muito nos próximos tempos.

Após Lisandro não ter conseguido enfiar o chapéu na baliza de Volkan, o Porto entrou numa fase de hibernação, recuando em demasia e entregando a posse de bola aos turcos. Naturalmente que se percebia que o Porto não iria conseguir manter o ritmo com que iniciou a partida durante os 90 minutos. Mas também não se percebe como é que pôde adormecer tanto. O Fenerbahçe foi aproveitando a apatia do Porto para chegar com perigo à baliza de Helton. Em alguns lances de bola parada, a equipa turca parecia que não iria sair do Dragão sem antes fazer o empate. Felizmente que não o conseguiu. Jesualdo Ferreira procurou com as substituições que fez aproveitar o balanceamento ofensivo do Fenerbahçe para surpreender no contra-ataque. Aos 90 minutos, essa estratégia deu resultado, segundos depois de Lino ter entrado em campo. Isolado frente a Volkan, o jogador brasileiro do Porto não desperdiçou a oportunidade e fez golo. Sossegaram assim os corações portistas.

Foi importante começar a vencer na Champions League, sendo que o resultado foi claramente melhor do que a exibição. O Porto aproveitou o empate entre Dínamo de Kiev e Arsenal para se colocar no primeiro posto do Grupo G. O Professor Jesualdo Ferreira considerou que a equipa está em fase de crescimento. Concordo com o Professor, ainda há muito para evoluir, está-se apenas no início da época. O aspecto positivo é que talvez tendo noutros anos o Porto uma equipa mais madura, mais experiente, não conseguiu entrar a vencer, ao contrário de agora. Desta vez, mesmo com a estreia na prova de alguns, o Porto teve a fortuna de vencer. Espera-se que este seja um bom tónico para o futuro.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Início fulgurante e a prometer muito.3-0 desperdiçado escandalosamente e depois...um apagão!
Dois laterais muito fraquinhos - Benítez nem defende , nem ataca e mais, nem sabe fazer um lançamento lateral.Só sabe dar chutões para onde não está ninguém. Porque não joga o Lino?-
Faltou frescura - ai se eles tinham jogado no fim-de-semana -, clarividência, intensidade e foi um sufoco até ao fim.
Muito bem Rolando, Fernando - ganhou o lugar e vai fazer esquecer o P.Assunção - B.Alves, Lucho. Bem Lisandro - que perdulário - Meireles - Que falta de frescura - Helton e Lino.
Mal C.Rodríguez - esperava mais - Mariano - tem atenuantes: esteve muito tempo parado - T.Costa - não trouxe nada - e Sapunaru -apesar de ter melhorado na segunda-parte -e Hulk.
Muito mal o Benítez -não é jogador para o Porto.
Tudo junto: vitória justa, mas muito sofrida.
Um abraço