quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Despojos do Clássico

O Sport Lisboa e Benfica portou-se muito mal no último Clássico com o FC Porto. Os encarnados deram um mau exemplo de desportivismo a vários níveis. Quando se esperava uma punição exemplar sobre todas as ocorrências graves verificadas na Luz, a Comissão Disciplinar da Liga, na minha óptica, apenas actuou em conformidade numa situação. É pena ver Hermínio Loureiro e Platini apregoarem que serão implacáveis com comportamentos feios e com qualquer manifestação de violência e depois na realidade os castigos não são adequados à gravidade da situação. Fica a dúvida (ou não) de que se fosse o FC Porto o protagonista de todos estes comportamentos lamentáveis teria a mesma punição aplicada ao SL Benfica. Curioso era também saber o que aconteceria ao SLB caso ocorressem estes factos num jogo da UEFA. Em Itália, o Nápoles, adversário do SLB na Taça UEFA, também tem algo para contar sobre mau comportamento. Atenções redobradas, então, Platini.
Luisão agrediu cobardemente Sapunaru. Acto tão reprovável foi punido pela Comissão Disciplinar da Liga com dois jogos de castigo mais uma multa. Parece-me que do mal o menos, Luisão teve um merecido castigo.


O dispositivo de segurança disponibilizado para as incidências do Benfica-Porto era proporcional com a importância e rivalidade dos clubes. Todavia, no balanço final, a segurança, envolvendo PSP e stewards, falhou em vários aspectos. Mais uma vez, as revistas aos adeptos não foram bem feitas. Tochas e petardos entraram e foram arremessados com a maior das naturalidades. Incontornável é a invasão de campo protagonizada pelo "diabo" de Gaia. O "diabo" andou mesmo à solta na Luz. Condenável a acção desse indivíduo que pura e simplesmente devia ser proibido de entrar num estádio e, caso fosse adepto do meu clube, o exigível nessas circunstâncias era que fosse destituído de sócio. Gritante foi observar a tranquilidade com que um adepto abre a porta da bancada, entra para o relvado, aperta o pescoço do auxiliar e ainda por cima, pasme-se, vem a passo de volta para a bancada, fecha a porta da bancada e retorna ao seu lugar. Incrível! Extraordinário como tantos stewards não se aperceberam da situação e não travaram a marcha do "diabo". Nas imagens televisivas, vê-se isso sim um steward que se dirige ao "diabo" a passo, denunciado medo (ou seria conivência?)... Não era para menos, havia mesmo um "diabo" à solta! Quanto à pena aplicada, o pagamento de uma multa, é irrisória. Surpreende-me a leveza do castigo. É uma bela forma de se protegerem os árbitros, não há dúvida! Toda a classe estará muito descansada agora sabendo que se algum elemento for agredido cobardemente pelas costas o agressor só será penalizado com uma multa. Grande convite da Comissão Disciplinar para que todos os "diabos" do país entrem em campo e tirem satisfações dos árbitros. Se fosse no Dragão... Pois. Era curioso saber também se fosse em jogo da UEFA. Diga alguma coisa, Platini! É sempre tão disponível para defender o SLB e até agora não se lhe ouviram comentários. Vá lá, não se acanhe.



Ficou-se a saber que Luís Filipe Vieira se deslocou à cabine dos árbitros no final da partida, mesmo estando impossibilitado de exercer as suas funções directivas por castigo da Liga. Parece que o facto se deveu à entrada do "diabo" em campo, achando o presidente do SLB apropriado efectuar um pedido de desculpa à equipa de arbitragem. Se o pedido de desculpa é de salutar, é grave a violação do castigo e que tenha descido à cabine dos árbitros. Naturalmente que se espera uma punição para Vieira. Ou o crime compensará? Naturalmente que se aguarda, até para esse pedido de desculpa aos árbitros não cair em saco roto, que Vieira reforce ou, pelo menos, que arranje stewards mais competentes no exercício das suas funções. Aguarda-se igualmente que Vieira esqueça o lado economicista dos kits e tome uma enérgica medida para punir o adepto em causa. Caso contrário, essa desculpa aos árbitros é somente fogo de vista. E não é que não estejamos habituados, não é, Filipe? Já agora que se fala em segurança, em competência, em escumalha e em Benfica-Porto, alguém me sabe dizer quem foi responsabilizado pelos incidentes verificados no Estádio da Luz há dois anos? Pois...

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Nicolau estou completamente de acordo contigo, mas acrescento: o árbitro auxiliar do outo lado levou com uma garrafa de água na cabeça - no nosso estádio nos bares tiram a tampa às garrafas- e sobre o Vieira: será que ele foi pedir desculpas ou pedir ao árbitro para não carregar muito na caneta?
Um abraço

Anónimo disse...

É Verdade esta caso nao foi o unico o outro arbitro levou uma garrafada na cabeça e ficou com um hematoma, o que fazer contra isto? Nao fazem nada vergonha !!

Adiciona nos links http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt

Abraços

mulher lua disse...

Calma, moços, concentrem-se na próxima quarta-feira.

Veijios