sexta-feira, 30 de maio de 2008
sábado, 24 de maio de 2008
Humor de Perdição (2)

terça-feira, 20 de maio de 2008
A Festa da Taça de Portugal 2008

















Rodrigo Tiuí. O jogador brasileiro do Sporting foi o grande herói da partida ao marcar os dois golos do Sporting no prolongamento. O baixinho entrara precisamente no prolongamento e em meia-hora tornou-se na nova estrela da turma de Alvalade. Os festejos leoninos prolongaram-se noite dentro, com recepção na Câmara Municipal de Lisboa e no Estádio Alvalade XXI. A efusividade dos festejos sportinguistas dá para entender a força que o Porto tem contemporaneamente no futebol português. Afinal, eles ganharam ao Tricampeão Nacional! Até à próxima, Jamor! Com o Porto... Sempre!
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Tiuí Fez Voar a Taça




Final Taça de Portugal: Sporting 0-0 FC Porto (2-0, após prolongamento)
37 600 espectadores

Treinador: Paulo Bento
FC Porto: Nuno; Fucile, Pedro Emanuel, Bruno Alves e João Paulo; Lucho, Paulo Assunção (Tarik, 112’) e Raul Meireles (Kaz, 104’); Mariano (Lino, 79’), Lisandro e Quaresma.
Treinador: Jesualdo Ferreira
Marcadores: 1-0, Tiuí (111m); 2-0, Tiuí (117m)
Disciplina: cartão amarelo a Paulo Assunção (36m), Abel (54m), Raul Meireles (96m), Derlei (101m) e Lucho (113m); cartão vermelho a João Paulo (71m).
Melhor em campo: Rodrigo Tiuí
sábado, 17 de maio de 2008
Ó Alfio Basile....


sexta-feira, 16 de maio de 2008
16/05/1984: Juventus 2-1 FC Porto
Em Basileia, na Suiça, no dia 16 de Maio de 1984, o FC Porto disputava a sua primeira final europeia. Na final da Taça das Taças, o adversário era nem mais nem menos a poderosa "Vecchia Signora" de Turim. O Porto perdeu o jogo por 2-1, mas a Juventus e a Europa assistiram naquele momento à afirmação de um clube que rapidamente se viria a tornar num dos grandes clubes do Mundo: Futebol Clube do Porto, naturalmente!
domingo, 11 de maio de 2008
Não há apitos que findem as nossas vitórias!

Jesualdo Ferreira deu nova oportunidade a alguns atletas menos rodados, pensando naturalmente na final da Taça de Portugal. Ventura inscreveu o seu nome na lista dos Campeões ao jogar esta última partida, sendo de assinalar a belíssima prestação que fez. De uma forma global, os atletas cumpriram com aquilo que se lhes era exigido. A vitória materializada com dois golos de Farías susteve que Sábado passado aconteceu a excepção à regra neste Porto versão 2007/08.
Depois do anúncio do castigo ao Porto, sabe-se que serão subtraídos 6 pontos ao clube. No entanto, pessoalmente não acredito nesta "justiça" da Comissão Disciplinar da Liga. Para mim, todos os pontos que o Porto alcançou foram justos e contam por inteiro. Por respeito à honestidade e esforço dos atletas e das equipa técnicas passadas e actuais, considerarei este castigo uma treta. Está mais do que provado que no terreno de jogo, o verdadeiro tribunal da bola, fomos os melhores! E com folgada vantagem. Os títulos nacionais e internacionais são o melhor testemunho disso. Para mim, isso é que conta, não é qualquer arrogante e vaidoso senhor juiz que me vai fazer crer no contrário! Infames os que querem arranjar desculpas para os seus insucessos com esquemas na secretaria! Só por má fé e ódios viscerais se menoriza o que o Porto faz. Este ataque da Liga aos clubes da Cidade do Porto é demonstrativo da força desportiva que este burgo tem. Por mais que tentem, não nos hão-de derrubar! Para os "justiceiros" do futebol português, com o senhor juiz Ricardo Costa a ponta-de-lança, consolem-se com estas vitórias morais. É que no relvado não damos hipóteses!
P.S.: De registar que esta temporada nem na última jornada os jogos se realizaram ao Domingo à tarde e à mesma hora! Futebol moderno no seu melhor... A Liga de Clubes parece ter mais com que se preocupar... Prioridades, certamente em nome da competitividade do futebol português... TRIstes!!!
30ª Jornada da Liga: Naval 0-2 FC Porto

Treinador: Ulisses Morais
FC Porto: Ventura; Fucile (Pedro Emanuel, 46’), Stepanov, João Paulo e Lino; Bolatti, Kazmierczak e Mariano (Castro, 61’); Adriano, Farías e Tarik Sektioui (Hélder Barbosa, 61’).
Treinador: Jesualdo Ferreira
Marcadores: 0-1, Farías (37m); 0-2, Farías (41m)
Disciplina: nada a assinalar
Melhor em campo: Farías
sexta-feira, 9 de maio de 2008
quarta-feira, 7 de maio de 2008
Quando a Caneta Verte o Sangue das Veias (10)

Imensa, troglodita, ambiciosa,
vai a cidade até à praia;
perdeu no campo as rochas cor-de-rosa,
e o mar, se a busca, evita-a, não desmaia,
antes se ergue negro contra o desconforto.
O rio leva casas debruçadas
que já, com o tempo, foi cavando em arcos
de perfil sem cal, inclinado e morto...
e leva também barcos.
No céu, as nuvens correm desviadas,
enquanto o sol, em dardos, sobre o mar as crava.
Jorge de Sena