sábado, 8 de dezembro de 2007

As chaves que abrem eliminatórias

O Porto encontrou as chaves que lhe permitem abrir a porta de uma eliminatória, a primeira bem sucedida da era Jesualdo Ferreira. O timoneiro do grémio azul e branco tem razões para estar contente pois o seu grupo foi sério e humilde no embate com o Grupo Desportivo de Chaves. Postiga e Adriano marcaram, aumentando assim o leque de opções válidas para Jesualdo Ferreira.

Este foi um jogo que fez desfiar memórias antigas. Porto e Chaves têm um apimentado histórico de encontros disputados. A cidade flaviense recebeu, desta vez, com simpatia o FC Porto e os seus adeptos. O Estádio Municipal de Chaves encheu para receber os Bicampeões Nacionais. Sem transmissão televisiva, os supporters do FC Porto que não puderam deslocar-se a Chaves tiveram de contentar-se com a auscultação via rádio. Confesso que é-me difícil acompanhar deste modo as incidências de um jogo. Parece-me que os relatadores exageram sempre na narração do jogo. Um lance aparentemente trivial transforma-se, na boca deles, numa situação de golo iminente. Haja coração (e ouvidos) para aguentar as ondas hertzianas. Num outro dia e numa outra hora, esta eliminatória da Taça de Portugal teria reunido ainda melhores ingredientes para ser a verdadeira festa do futebol. E eu teria a possibilidade de dispensar o rádio...

Dentro do campo, o Chaves desejou certamente ser o novo Torrense, Atlético ou Fátima. As alterações operadas por Jesualdo Ferreira também podiam servir de estímulo ao adversário. Todavia, os jogadores do Porto porfiaram seriamente na busca pela vitória. Não obstante a boa réplica do Chaves, o Porto, mesmo jogando com um onze diferente do habitual, conseguiu demonstrar a sua superioridade. A vitória acabou por ser natural. Postiga e Adriano conseguiram finalizações de bom nível. Este triunfo permite ultrapassar, de vez, a barreira psicológica que tolhia o Porto desde a eliminatória perdida contra o Atlético, no Dragão, disputada no ano passado.

Missão cumprida, é o que apetece salientar. O Porto venceu em Chaves, os flavienses receberam bem a comitiva portista e o estádio esteve cheio. Humildade e seriedade, estas são as chaves que abrem eliminatórias. O Porto reencontrou-as agora e garantiu o acesso à ronda seguinte. Com o Jamor no horizonte, esperamos tranquilamente pelo próximo adversário.

Sem comentários: