sexta-feira, 13 de março de 2009

2ª Mão - Oitavos de final: FCPorto 0-0 Atlético de Madrid


Olé!

"Finalmente!", dirão muitos portistas! Eu apenas digo JUSTO, para uma equipa que deu dois banhos tácticos a uma formação espanhola que bem pode agradecer a todos os santos por não levar no bolso dois goleadas e verem no final um desnivelamento numérico igual ao que se passou no campo (embora certamente que ainda ficariam longe do recorde numa eliminatória na Champions que parece que se cifra nuns 12-1!)

O jogo foi emocionante até ao fim. Fantástico ambiente, fenomenal apoio dos portistas, incrível a raça e a entrega dos jogadores. Quando os artistas do relvado estão unidos umbilicalmente aos outros “artistas” da bancada qualquer adversário que entre no Dragão dificilmente sairá de lá com razões para querer voltar. E desde já faço um apelo aos portistas: não deixem que ninguém corte esta união com a equipa que se viu antes de ontem. Deixemos os aziados e frustados falar ao longe. Para esses, que diariamente aparecem na comunicação social (escrita e falada) a tentar (porque nunca conseguiram e nunca irão conseguir) abalar o FCPorto apenas uma coisa: O vosso pior pesadelo começou dia 11 de Março!!!

De regresso ao jogo, a primeira parte foi atípica. Um Atlético de Madrid que apareceu a respeitar o FCPorto (foram tarde demais), embora a equipa da casa, algo surpreendida pela apatia do desafio, nunca deixou de controlar o adversário. Quem visse a primeira parte e não soubesse o resultado da primeira mão diria que era o Atlético de Madrid que estaria em vantagem. Mas nada de mais errado. Um primeiro tempo quase sem oportunidades, mas um erro de Sapunaru quase dava em golo. O FCPorto não abalou e partiu para uma segunda parte de altíssimo nível. Não fossem os postes e uma grande exibição de Franco e teríamos ganho o jogo, mas mais uma vez a sorte nada quis connosco. Estará a eficácia reservada para próximos jogos da Champions?

Os minutos passavam e o FCPorto cada vez mais se imponha no jogo. Os jogadores partiram então para uma grande exibição. Perceberam que são muito mais equipa que os espanhóis e que JAMAIS poderiam ficar pelo caminho. Deram um banho de futebol que a esta hora Simão e companhia ainda tentarão perceber. Mas é simples Simão, nós temos algo que nem tu nem nenhum jogador do Atlético tem: Mística. Claro que um ex-lampião olha para esta palavra como se de um “bicho” se tratasse, pois é a razão para as constantes depressões para os lados de Lisboa e arredores. Mas não percas muito tempo a perceber, porque a Mística não se percebe, SENTE-SE e tu jamais terás o prazer de a sentir. Aproveita agora que tens mais tempo livre e vai jogar Playstation, pode ser que aí consigas algum título!

A última meia hora do jogo foi fantástica.................para o Portugal que veste de azul e branco. Futebol digno da Champions. Um público que apoiou sempre a equipa e que viu no relvado o reflexo desse apoio. Constantes jogadas de perigo e uma equipa espanhola completamente aos nossos pés, atordoada como “leões” acabadinhos de serem caços como “gatinhos”. Rejeito completamente que digam que representamos Portugal, pois é esse mesmo Portugal que diariamente acorda pronto a derrubar-nos. O FCPorto representa apenas os Portistas!

O final da partida aproximava-se e a ansiedade das bancadas aumentava, ao ritmo da azia de muitos. O momento que há muito merecíamos estava próximo, os quartos já nos esperavam e só nos restava dizer aos espanhóis: “Adiós”.

O apito final do árbitro soava e as bancadas, que há muito que viam os seus adeptos em pé, agradeciam o regresso do Tribunal das Antas. Quem esteve no Dragão certamente que não esquecerá o ambiente vivido, as emoções sentidas e sobretudo ter visto em campo uma equipa à imagem de todos os portistas. Continuar com este apoio no Dragão depende apenas de nós.

Para a equipa do FCPorto apenas um OBRIGADO. Foram fantásticos. Uns verdadeiros Filhos do Dragão.


Helton (5)- Nunca te esqueças que não estaremos ao teu lado, mas sim atrás de ti, para que quando caíres te possamos levantar.
Sapunaru (6) - Ontem ganhaste um adepto. Meteste no bolso o anão Simão. Grande exibição, a melhor com a nossa camisola. O reino do Dragão está ao teu alcance.
Rolando (8) e Bruno Alves (8) - Onde andou Aguero durante o jogo? Fonte próximas do FCPorto garante-nos que ele estava num dos bolsos dos centrais.
Cissokho (6) - Cometeu poucos erros e provavelmente fez a sua melhor exibição com a nossa camisola.
Fernando (9) - GRANDE JOGO. Enorme exibição. Afinal parece que temos de agradecer ao Assunção ter saído.
Meireles (8) - Um jogo à FCPorto. Correu quilómetros. Defendeu e atacou com enorme qualidade.
Lucho (6) - Outro grande jogo. Embora mais discreto do que Meireles no ataque, foi fundamental a sua presença no meio campo.
Lisandro (7) - Uma entrega ao jogo a fazer recordar o Lisandro da época passada. Só faltou o golo, que bem mereceu.
Rodriguez (7) - Os benfiquistas não entenderam a sua saída, mas neste jogo ficou justificada. Para quê ficar num clube de Taça UEFA, quando posso ir para um das oito melhores da Europa?Já é um dos ídolos dos portistas e plenamente justificado.
Hulk (7) - Muitos dirão que fez um jogo inferior ao de Madrid, mas eu não partilho dessa opinião. Fez um grande jogo de equipa. Desenvolveu grande jogadas e serviu muitas vezes os companheiros.

Suplentes utilizados: Tomás Costa, Mariano e Farías.

Super Dragão: Fernando.

Agora resta-nos saborear o momento e esperar pelo dia 20 para conhecer o próximo adversário. Neste momento recuso dizer qual deles prefiro. A última vez que estivemos nos quartos-de-final fomos campeões europeus, por isso para os Rui Santos desde país pequeno, recuso-me também a dizer que a nossa campanha ficará por aqui. A esse pseudo-jornalista apenas um conselho: limite-se a aprender os números em alemão para que assim possa contar a vergonha da sua equipa!

2 comentários:

Nicolau d'Almeida disse...

Excelente texto, excelente estreia no Guardião da Invicta, caríssimo Ninja!

É verdade, depois da frustação da injusta eliminação no ano passado, nada mais justo esta nossa passagem agora.

O Porto é o único clube português com tarimba europeia! E isso é que deixa os anti-portistas mais raivosos que nunca!

Pelo que fizemos na segunda-parte merecíamos ter vencido.

O Simão à medida que perde notoriedade futebolística ganha mais vaidade e arrogância no discurso. E não ganhou nada, fará se ganhasse!

Concordo: o Porto representa-se a si mesmo, não Portugal. O Sporting nada me diz, logo nem me aquece nem me arrefece que ganhe ou perca por 12 numa eliminatória! Cada um que se represente a si mesmo!

Imenso orgulho azul e branco por termos atingido esta meta! Saíram jogadores importantes mas os que temos connosco merecem todo o apoio do mundo! Muito brio, muito suor nas camisolas, são grandes!

Assim como o enorme Maniche, que ao contrário de outros sabe mostrar o seu apreço e o seu agradecimento ao clube que lhe deu tudo! Obrigado, Maniche... e já agora, volta!

É verdade, onde esteve Aguero, que eu não o vi? Temos uma dupla de centrais que pode fazer história no clube se se mantiver unida por mais épocas!

A MÍSTICA vive!!! O TRIBUNAL vive!!! Não são madrilenos, anti-portistas, Platini, ou qualquer outra gente que nos derruba!!!

CONTRA TUDO E CONTRA TODOS, SEMPRE!

Grande abraço!

dragao vila pouca disse...

Ó Nicolau, tu eras bom, mas o Ninja...

Um abraço aos dois.