domingo, 24 de fevereiro de 2008

A Poucos Passos do Tri!

O Porto venceu e convenceu na recepção ao Paços de Ferreira. Depois da derrota para a Champions League, o clube da Cidade Invicta cumpriu com a sua obrigação frente a um Paços de Ferreira em posição aflitiva na classificação. Foram marcados três golos, mas poderiam ter sido mais. Os postes foram amigos de Peçanha. Farías e Lisandro que o digam.

O Paços de Ferreira não se inibiu com o Bicampeão Nacional e foi bastante atrevido no ataque. Jogando com uma defesa subida e a toda a largura do campo, a equipa de José Mota conseguiu adiar o golo portista até onde pôde. Todas as alturas são boas para se marcar um golo e mesmo em cima do intervalo Lisandro instalou o gáudio na nação portista. Um passe sensacional de Lucho González fez a bola colar-se ao pé de Lisandro, que depois só teve de meter a bola por entre as pernas de Peçanha. Estava feito o mais difícil.

No começo da segunda parte, uma boa envolvência colectiva deu origem ao segundo golo do Porto e também ao segundo golo da conta pessoal de Lisandro López. Farías assistiu Lisandro que oportunamente fez balançar as redes. Mais ocasiões de golo foram arquitectadas, mas só perto do final da partida é que se deu a dilatação do resultado. Seria Mariano Gonzalez a finalizar com classe, após mais uma assistência primorosa de Lucho. Que bem que jogou o camisola 8! Felicite-se também Mariano que há muito ansiava por este momento.

Lisandro López revela-se imparável, sendo o inimigo número um dos guarda-redes do campeonato português. Lucho González encontra-se em boa condição física e espalha classe pelos relvados. Raul Meireles está numa super forma, Bosingwa regressou ao seu posto, Pedro Emanuel revela-se seguríssimo e Helton continua com apenas um golo sofrido no Dragão. Em suma, este jogo representou mais uma passada importante rumo ao Tricampeonato. As individualidades do Porto exibem-se a um nível elevadíssimo e, mais importante de tudo, colocam as suas qualidades ao serviço do colectivo. Quando Quaresma se juntar à festa, os adversário que temam e que corram. Mas que temam e que corram muito! O pior é se já não vão a tempo de fazer nada... Paciência, fica para o ano!

7 comentários:

Pedro Silva disse...

O jogo na minha opinião até foi fraquito dado que o Paços veio ao Dragão apenas para defender e jogar para o empate e uma vez que o FC Porto não tem um nº 10 que mexa com o Meio Campo dá origem a um jogo muito mastigado em que se vê a bola a fazer paralelas á linha do meio campo por parte dos Jogadores Portistas... Mas pronto, ganhou e massacrou mais para o final e ao menos mostrou-se que o Porto vive sem o Quaresma o que é uma Má Noticia para os adeptos do FC Quaresma.

Saudações Portistas!!!

Dragaopentacampeao disse...

Vitória justa e escassa em função de uma segunda parte bem conseguída.

Lisandro é uma máquina a facturar.

O Porto está cada vez mais perto do objectivo.

Nicolau d'Almeida disse...

Caro Super Dragão, é evidente que o Paços não tem o nível do Porto mas também não acho que tenha sido um jogo tão "fraquito" assim. Penso que o Paços tentou fazer o jogo pelo jogo. Enfrentar o Porto no Dragão não é fácil para ninguém e dada a sua posição complicada na tabela é normal que uma equipa como o Paços não tenha argumentos para jogar de igual para igual contra o Porto.

Para mim, o meio-campo do Porto é o melhor do campeonato. Acho que esse "mastigado" se refere somente a uma questão de dinâmica. Sempre que Lucho pisa posições mais avançadas no terreno, eu penso que supre essa carência do nº10 a que se refere. Se o Porto enfrenta um meio-campo mais povoado, como foi o caso do Schalke 04, é normal que tenha dificuldades para controlar o jogo e imprimir a sua dinâmica. Mas normalmente Assunção, Lucho e Raul dão todas as garantias. Penso que não é aqui que se encontram as debilidades do Porto.

Felizmente que o Porto não depende de um só atleta, mas é mais do que evidente que Quaresma é uma figura incontornável e importante deste clube. Já nos deu muitas alegrias e mais nos dará certamente.

Cumprimentos.

Paulo Pereira disse...

bOAS,

Sem dúvida, mais um obstáculo ultrapassado na corrida para o TRI.Empenho, personalidade e carácter foram as armas arremessadas contra um opositor nobre, k procurou complicar a vida o Dragões, mas k form literalmente varridos pela maior qualidade dos portistas...

A vitória, aliada a mais um precalço dos pretensos adversários directos, transformam as jornadas k faltam num passeio para os azuis e brancos.

Por este andar, comemoramos o título bem antes do jogo com os encarnados, no Dragão. Deve ser mais uma daquelas surpresas a k o Orelhas aludiu:)

Lamas disse...

Apenas queria referir que o FCP fez uma segunda parte que há muito não se via no Dragão... uma intensidade de jogo fantástica que permitiu criar inúmeras oportunidades... Lucho e Licha são, para mim, as referências do FCP... um é a classe, o outro é garra e determinação (parece que é do FCP desde pequenino)...

Por último, o golo do Mariano... Depois daquele passe magistral, tanto a Superior Sul (onde estou sentado) como todo o banco do FCP levantaram-se... era o Mariano que estava isolado e pareceu-me haver ali uma sinergia total dos colegas de equipa para que aquele lance terminasse da melhor forma... e assim foi... a reacção não poderia revelar outro espírito de grupo com a entrada em massa de todos os suplentes no relvado e os famosos "cachaços" no Mariano... esperemos agora um "novo" Mariano... essencialmente mais confiante...

dragao vila pouca disse...

O grande problema do F.C.Porto é que por várias razões, para alguns lugares não há substitutos à altura.Se não jogar o Bosingwa temos um problema, o mesmo se passa com P.Assunção, Lucho. R.Meireles, B.Alves e Lisandro.Falta de qualidade dos suplentes ou má gestão do plantel? Quanto ao Quaresma espero sinceramente que quando reaparecer...me mostre que estou errado ao pensar que ñao é o jogador que dizem que é.
Um abraço

Pedro Silva disse...

Caro Nicolau Almeida

Eu sou um seguidor atento do seu blog e tenho admirado a sua capacidade de dizer muitas verdades àqueles que teimam em ser cegos, sendo este seu gesto de enaltecer pois não é fácil travar esta batalha. Dado que o Nicolau tem uma vertente critica construtiva vinha perguntar qual a sua disponibilidade para participar num projecto em que se pretende enaltecer ainda mais a grandeza do nosso Futebol Clube do Porto, postando no meu Blog de nome Mística Azul e Branca. A ideia é juntar um conjunto de pessoas que partilham a mesma paixão que é o Futebol Clube do Porto e que manifestam esta mesma paixão de maneiras diferentes e eu teria muito gosto em que o Nicolau participasse nesta comunidade que estou a criar.
Aguardo uma resposta positiva da sua parte e se me pretender contactar pode faze-lo através do meu mail que é:

pedrosilva1978clix.pt

Saudações Portistas!!!