quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Brilhantes Diamantes: Zlatko Zahovic

Natural da cidade eslovena de Maribor, Zlatko Zahovic foi um dos mais apaixonantes futebolistas que já pisaram os relvados portugueses. Senhor de um pé esquerdo fabuloso, Zahovic rapidamente conquistou os adeptos do futebol quando ingressou no Guimarães na época de 93/94, proveniente do Partizan de Belgrado. Após três anos fantásticos na Cidade-Berço, Zahovic rumou com destino ao Porto onde certamente viveu o melhor período da sua carreira.

Zlatko Zahovic teve, nas Antas, a oportunidade de aprimorar as suas qualidades técnicas. Passes excelentes, golos belíssimos, fintas e assistências fenomenais, faziam parte do reportório de Zahovic. Todo o seu futebol destilava magia. De azul vestido conquistou três campeonatos e uma taça de Portugal, sendo um dos heróis do histórico Pentacampeonato.

Terminado um glorioso ciclo de três anos no Porto, Zahovic entendeu que seria altura de sair para outras paragens. O Valência piscou várias vezes o olho a Zahovic, mas o Porto recusou todas as ofertas dos espanhóis, por achar que não eram condizentes com o valor de Za. Seria então o Olympiakos a apresentar a proposta mais vantajosa para o Porto. Partia de um modo algo conturbado um dos futebolistas mais adorados pelos adeptos. A aventura grega não correu da melhor maneira e após um ano de estadia em Atenas, o Valência, o tal sonho adiado do esloveno, apresentou argumentos ao clube do Pireu para levar Zahovic.

Finalmente, onde sempre quis estar, Zlatko Zahovic cumpria o sonho de jogar na Liga espanhola e num clube com aspirações de grandes voos na Europa. Zahovic com o Valência chegou mesmo à final da Liga dos Campeões em 2000/01. Defrontou o Bayern de Munique na final disputada em Milão, que terminou com a vitória dos alemães no desempate por grandes penalidades. Zahovic chamado a converter um penalty, permitiu a defesa de Kahn. Não estando totalmente satisfeito com a sua utilização em Valência, surgiu a possibilidade de Zahovic retornar ao futebol português.

A porta de entrada foi o Benfica. Zahovic mudou-se para a Luz e cumpriu três anos e meio de contrato com o Sport Lisboa e Benfica. Aí, venceu uma Taça de Portugal e um Campeonato Nacional. Como curiosidade, Zahovic, no FC Porto, defrontou por oito ocasiões o Benfica e perdeu apenas uma! No SL Benfica, Zahovic defrontou por sete vezes o Porto e somente venceu um jogo! Mesmo não tendo sido uma troca directa de camisolas, alguns portistas sentiram-se magoados com Zahovic quando este ingressou no clube lisboeta. Quanto mais não seja por verem Zlatko emprestar o seu talento ao eterno rival.

Genial, prodigioso, talentoso, mas também rebelde, temperamental e de feitio difícil, Zlatko Zahovic, por tudo isto, marcou o futebol português, estando para sempre no coração daqueles a quem dedicou tantos momentos de magia.

Sem comentários: