quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Coração

Em Istambul, o Porto passou incólume pelo inferno do Inönü, estádio do Besiktas. O apoio dos fanáticos adeptos locais não foi suficiente para derrotar os bravos da Invicta. O Porto não abalou com a ebulição que se fazia sentir, soube lidar com a pressão e teve a felicidade de alcançar uma importante vitória que o coloca numa boa posição no grupo A da Champions League.

Foi ao ritmo dos cânticos turcos que o jogo começou. Impulsionados pelo público, os jogadores do Besiktas entraram na partida decididos a ganhar no seu território. Por sua vez, o Porto tentava suster a avalanche turca e partir organizadamente para o ataque. Fruto da determinação do Besiktas, o Porto sentiu bastantes dificuldades para sair com a bola controlada na fase inicial do jogo. As linhas médias do Porto viam-se obrigadas a recuar e colocavam-se muito próximas da defesa portista. O ritmo vigoroso empreendido pelos turcos forçava a que o Porto sofresse para manter a baliza inviolável. Helton esteve intransponível se bem que, em algumas situações, a falta de pontaria dos turcos ajudou a manter as redes impenetráveis.

O Porto conseguiu chegar poucas vezes à baliza do Besiktas, no primeiro período do jogo. Quaresma, Tarik e Raul Meireles foram os mais inconformados no ataque às redes do clube turco. Lisandro López esteve um pouco mais apagado do que o habitual. Do lado do adversário, o perigo vinha sobretudo de Delgado. Com muito coração, o Besiktas empolgado pelo som que ecoava das bancadas lutava com todas as energias para obter um golo. Com muito coração, o Porto resistia e anulava como podia as investidas dos homens de Istambul.

O marcador ao intervalo estava a zeros. O Porto tinha aguentado 45 minutos de puro suplício. Desde o início da partida que o Besiktas garantia uma superioridade numérica a meio-campo. Isso forçava a que os médios recuassem muito e ficassem impossibilitados de apoiar o ataque. Assim se explica também o pouco aproveitamento ofensivo da primeira parte. Com a entrada de Marek Cech, o jogo altera-se. O Porto passa a dispor de maior posse de bola, anula a vantagem numérica do meio-campo do Besiktas e faz com que Lucho e Meireles subam mais no terreno de modo a darem maior dinâmica ao sector ofensivo. É já em 4x4x2 que o Porto começa a deter o controlo do jogo. Com Adriano também em campo, o Bicampeão Nacional cria algumas boas situações para se adiantar no marcador. Jogando com uma outra dinâmica, o Porto conseguiu suplantar o domínio turco e mantém a bola mais afastada de Helton. Quando se pensava que o jogo terminaria como começou, Ricardo Quaresma marcou o golo que deu a vitória e que veio premiar todo o esforço colectivo dos azuis e brancos.

Resumindo, o Besiktas mesmo contando com o espectacular apoio dos seus adeptos não conseguiu materializar em golos a sua qualidade. Os jogadores turcos tiveram uma tremenda entrega ao jogo, nunca desistindo de nenhum lance. O Porto teve a sorte do jogo. Soube sofrer quando tinha de sofrer, teve atitude e teve um óptimo rendimento na segunda parte. Depois de hora e meia no inferno, o golo nos instantes finais foi uma delícia com que os deuses recompensaram os bravos e invictos jogadores do FC Porto.

Sem comentários: