segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Stojkovic e mais dez

O Porto bateu o Sporting e soma seis pontos em dois jogos no campeonato. Depois de ter perdido na Supertaça, o Porto redimiu-se no confronto com o Sporting e impôs uma derrota à equipa de Paulo Bento, que não perdia há 26 jogos. A determinação, a persistência, a raça e a inteligência ditaram o vencedor do encontro entre dragões e leões.

Na primeira parte, o Porto teve um maior caudal ofensivo que o seu opositor e fez por justificar uma vantagem que não aconteceu ao fim dos primeiros 45 minutos. O Sporting optou por uma postura mais recatada e foram raros, mesmo muito raros, os ataques à baliza de Helton neste período do jogo. Tarik e Quaresma mostraram serviço e tiveram um papel de destaque nos principais lances de perigo do Porto na primeira parte. Aos 21 minutos, Quaresma efectuou um passe sensacional para Tarik, que passa por Polga, entra na área e faz a bola viajar em frente da baliza sportinguista sem que ninguém a ancorasse nas redes de Stojkovic. E começa a ser complexa a relação que Quaresma desenvolve com os postes. Numa posição territorial semelhante à que deu origem ao segundo golo em Braga, Quaresma executou um livre directo, fez a bola passar por cima do gigante (1, 95 metros) Stojkovic e a barra salvou o Sporting de ir em desvantagem para o intervalo.

Se na primeira parte Stojkovic foi o elemento leonino mais em evidência pelo perigo que rondou a sua baliza, no segundo período o guardião sérvio foi decisivo para as contas finais da partida. Aos 49’, Stojkovic brilha ao fazer parar um disparo forte de Postiga. O guarda-redes do Sporting, no entanto, não consegue segurar a bola, que sobra para Quaresma. O extremo portista precipita-se e rematou por cima da baliza Sul do Estádio do Dragão. O momento da partida estava reservado para o minuto 52, quando Stojkovic agarrou a bola após esta ter sido endossada por Polga, que efectuara um desarme a Postiga. Stojkovic cometeu um erro crasso que foi punido com um livre indirecto em cima da linha da pequena-área. O curioso é que Stojkovic tinha todo o tempo do mundo para ter aliviado a bola com os pés para qualquer lado do estádio. Porém, não o fez e ainda teve o desplante de ter tentado queimar tempo com o lance, esperando que Postiga o pressionasse para agarrar finalmente a bola com as mãos.

Na marcação do livre indirecto, o Porto num primeiro momento tomou o pulso à reacção defensiva dos leões. Com a barreira situada em cima da linha de golo, o Porto simulou que marcava o livre e Stojkovic lançou-se sobre a bola. Num segundo momento, quando tudo estava à espera que Lucho tocasse a bola para Quaresma estourar, o argentino pisou-a e deslocou-a para trás de si onde estava Raul Meireles, que fez tremer primeiro os jogadores do Sporting e finalmente fez tremer as redes da baliza do Sporting. O clube de Alvalade operou mudanças ao longo da segunda parte e conseguiu equilibrar o jogo em busca do empate. O Porto defendeu-se bem mas podia ter explorado melhor o contra-ataque, pois o Sporting atacava desesperadamente. O melhor que o Sporting fez na partida foi quando, ao minuto 88, Derlei rematou forte e Helton não conseguiu segurar a bola. O jogo acabaria instantes depois.

Resumindo, o Porto teve espírito de sacrifício, humildade e trabalhou em equipa. Foi mais inteligente durante a partida e mostrou atitude e futebol suficientes para vencer. Finalmente, não necessitou de contar com o génio de Quaresma para marcar. Desta feita, foi Raul Meireles a ser decisivo, o que terá eventualmente sido uma surpresa para Vukcevic, já que, durante a semana, o montenegrino afirmou que o FC Porto era Quaresma e mais dez unidades. Com vista privilegiada do banco de suplentes do Dragão, onde esteve durante grande parte do tempo, talvez Vukcevic tenha apreciado mais algum jogador para além de Quaresma e quiçá tenha mudado a sua opinião sobre o FCP. Todavia, seria interessante questioná-lo sobre o que ele pensa da equipa do Sporting actualmente. Será que se fosse questionado, Simon Vukcevic responderia que o Sporting é Stojkovic e mais dez?

Sem comentários: