domingo, 12 de agosto de 2007

Sorte 1 - Porto 0

A tradição manteve-se. O Sporting venceu a Supertaça contra o FC Porto. Em três embates entre os dois emblemas, os leões coleccionaram por três vezes o apetecido troféu. Recorde-se que nos jogos anteriores entre Porto e Sporting, a contar para a Supertaça, a prova ainda se disputava em duas mãos. Nessas duas ocasiões foi necessário recorrer às finalíssimas. Uma em 1994/95 na cidade de Paris e outra em 1999/00 na urbe de Coimbra. Desta feita, o jogo decidiu-se em 90 minutos e novamente a favor do Sporting.

A partida foi de parte a parte fraca. Foi o típico jogo de início de temporada. Lento, sem ideias, sem existir capacidade para romper em velocidade, sem haver um pressing forte de nenhuma das equipas. Não surpreende que as melhores oportunidades tenham surgido de bola parada. Também não houve supremacia de nenhuma equipa sobre a outra, sendo essa a nota dominante do jogo. Este foi muito equilibrado nos vários domínios, excepto na contagem das bolas ao ferro. Aí o Porto ganhou claramente por três a zero.

Jesualdo Ferreira não escalonou nenhum reforço para o onze do Porto, ao contrário de Paulo Bento. Kazmierczak era dado como provável titular em toda a imprensa, mas a escolha acabou por recair em Marek Cech. A verdade é que talvez o polaco se enquadrasse melhor no tipo de futebol que evoluiu no "Dr. Magalhães Pessoa". De qualquer modo o meio-campo do Porto não esteve em grande plano de evidência e sentiu-se a falta do cerebral Lucho González. Faltou criatividade e um transporte de bola mais eficiente entre o meio-campo e o ataque.

Cedo o jogo mostrou que a sorte não queria nada com o Porto. Cedo demais, até. O cartão amarelo com que foi admoestado Assunção logo ao minuto e meio de jogo não era o sinal de boa fortuna que se esperava. Aos 18 minutos de jogo, Quaresma na cobrança de um livre envia a bola ao poste da baliza do Sporting. Aos 25’, Adriano seguia a toda a velocidade para a baliza de Stojkovic quando o juiz decide interromper o jogo para prestar assistência a Derlei. Já na 2ª parte, Tonel jogou a bola com o braço e os juízes mantiveram-se impávidos e serenos.

O momento da partida estava reservado para o minuto 76. O russo Izmailov disparou fora da área e Helton não teve chances de segurar o esférico, isto no momento em que Kazmierczak tinha acabado de entrar no jogo. Com pouco tempo para responder o melhor que o Porto fez foi enviar nova bola ao poste. Desta vez por intermédio de Kazmierczak. O jogo acabaria poucos minutos depois.

Quem comete a proeza de fazer três remates ao poste, quem assiste impotente a um equívoco na área do Sporting, quem sofre com decisões menos felizes do trio de arbitragem, quem constata que o adversário não foi superior, só pode no final da partida lamentar a falta de sorte. O Sporting teve-a e, por isso, venceu pela terceira vez no confronto com o Porto a Supertaça Cândido de Oliveira, troféu que o Porto ergueu por 15 vezes. Na 2ª Jornada da Liga há mais Porto-Sporting no Estádio do Dragão..

Sem comentários: