terça-feira, 17 de abril de 2007

Pinto da Costa: 25 inesquecíveis anos

Pinto da Costa completa hoje 25 anos na presidência do Futebol Clube do Porto. O dia 17 de Abril de 1982 transformou para sempre a vida do nosso Clube. Ao longo destes 25 anos muitas vitórias foram alcançadas e muitos dias de glória ficaram eternamente impressos no livro de memórias. Pinto da Costa assume-se como o mais antigo presidente de um clube em Portugal. E o reinado não termirará ainda. Prevê-se que nos próximos dias Pinto da Costa anuncie a sua recandidatura a mais três anos de mandato.

Neste quarto de século, Pinto da Costa conquistou 14 títulos de Campeão Nacional, 15 Supertaças e 9 Taças de Portugal. Internacionalmente, Pinto da Costa obteve duas Ligas dos Campeões, uma Supertaça Europeia, uma Taça UEFA e ainda duas Taças Intercontinentais. Refira-se que a primeira presença numa final europeia redundou numa derrota frente à Juventus na final da extinta Taça das Taças, na época 83/84.

Fora do futebol, Pinto da Costa também colecionou importantes troféus. Venceu, por exemplo, 15 Campeonatos Nacionais e duas Taças dos Campeões Europeus em Hóquei em Patins, naquela que constitui uma das modalidades mais queridas junto do público portista. Também o Andebol, o Basquetebol, o Boxe ou a Natação representaram uma boa fonte de troféus, que ajudam a reforçar a dinâmica de vitória de Jorge Nuno Pinto da Costa.

Mas a acção do carismático líder azul e branco não se resume apenas à conquista de troféus. O 33º Presidente da História do FC Porto está associado à fantástica obra de arquitectura que é o Estádio do Dragão. A par desta enormíssima façanha, Pinto da Costa está igualmente ligado ao nascimento do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia. Foi ainda o responsável pela criação das Lojas Azuis, da Revista Dragões e dos prémios Dragões de Ouro. Nestes 25 anos muitas Casas e Delegações do FC Porto foram inauguradas em Portugal e no estrangeiro.

A obra de Pinto da Costa não deverá terminar sem antes inaugurar o novo pavilhão do FC Porto, que constituirá certamente uma das bases fundamentais do novo mandato. A par disso, mais títulos poderão ser adicionados aos já conquistados, preenchendo ainda mais o currículo de um dos maiores presidentes de clubes a nível mundial.

Pinto da Costa dedicou grande parte da sua vida ao FC Porto, onde chegou com apenas 20 anos de idade. Se há homens que lutam muitos anos e são muito bons, Pinto da Costa lutou toda uma vida e, por isso mesmo, deve ser considerado especial e indispensável por todos os portistas.

1 comentário:

lucho disse...

CARo amigo, parabéns pelo seu blog. Passarei por aqui sempre que puder, um abraço. Saudações Portistas.