segunda-feira, 14 de maio de 2007

Campeão do sofrimento

Independentemente das contas, há um título que ninguém tira ao Porto: o do sofrimento. Não há memória de o Porto ocupar durante todo o campeonato o primeiro lugar e de ter sofrido tanto para mantê-lo. Por culpa própria ou por mérito dos adversários, o certo é que na entrada para a última jornada ainda há três candidatos ao ceptro. Na Liga, as decisões estão reservadas para a última jornada, ao passo que, na II Liga, Leixões e Vitória de Guimarães conseguiram garantir a subida ao escalão principal do futebol português.

O Porto tornou-se numa equipa de hábitos. Mais uma vez, cometeu a proeza de fazer uma primeira parte muito fraca. Nem o facto de ser o penúltimo jogo no campeonato aliado à hipótese de comemorar o título naquele mesmo jogo estimulou os jogadores para uma partida de raça, de crença nesse possível êxito. Por vezes, é difícil descodificar as reais motivações dos jogadores do Porto, mas vencer um campeonato nacional deveria ser suficientemente aliciante para haver uma maior vontade em alcançá-lo. Só na segunda parte, e já depois de vários contratempos, é que o Porto cerrou os dentes e foi à luta.

O Paços de Ferreira não fez uma grande exibição mas marcou, ocupou bem os espaços, anulou as unidades criativas do Porto e jogou descomplexadamente pois toda a pressão estava do lado dos Campões Nacionais. E o Porto bem que teve as costas derreadas. O Paços marcara, o Sporting vencia em Coimbra, o mau tempo não abonava em favor do futebol e duas bolas nos postes acentuavam a pressão que se abatia sobre os dragões.

Para terminar com toda esta barafunda bastava apenas um golo. Um simples golo que passava a ser obrigatório pois, com a derrota do Porto, o Sporting subia ao primeiro lugar do campeonato. Adriano foi o herói que marcou para o Porto. Simplesmente Adriano. Porém, a fabricação do golo nada teve de simples. Quaresma bateu um canto, Pepe desviou de cabeça, Bruno Alves tentou chegar à bola mas foi Adriano que a colocou no fundo das redes. Os corações portistas sossegavam um pouco, depois de tanto infortúnio junto.

À entrada para a última e decisiva ronda do campeonato, o Porto tem tudo a seu favor para vencer este campeonato. Tem a vantagem pontual, jogará no Dragão, terá o público do seu lado e já teve todas as lições possíveis sobre o sofrimento. O Porto obterá a aprovação se jogar com humildade e determinação. Estes devem ser os predicados mais importantes para se chegar ao título. Uma lição que já deveria estar mais do que aprendida. No próximo fim-de-semana, haja coração, haja paixão, haja Porto Campeão!

Sem comentários: