segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Petições & Afins


Confesso que não vou muito à bola com as petições feitas na internet. Honestamente, acho que não servem de nada. Especialmente nos casos em que há petições para exigir o despedimento de responsáveis da RTP ou petições contra determinados jornalistas ou petições contra o desprezo ou a forma desrespeitosa com que a imprensa trata o FCP. Eu acho que se podiam fazer todas as petições do mundo na internet contra os meios de comunicação que sinceramente a situação nunca mudaria. É como se fizessem uma petição a pedir que todos os portistas deixassem de ter ódio ao B5nf7ca. Mas algum portista ligaria a isso? É o que acontece com os marmanjos que são alvos das petições que os portistas fazem. Na minha óptica, o cerne da questão é que o Porto não é, como todos sabemos, o clube mais popular de Portugal, e o Porto não tem muita gente influente e com grande poder dentro de alguns meios de comunicação. Porém, com o galopante número de simpatias que o Porto colhe na juventude, pode ser que um dia haja bem mais portistas nos cargos de liderança e aí a música poderá ser outra, bem mais agradável para os nossos ouvidos. Eu não valorizo, nem me faz qualquer diferença, o que é escrito sobre o Porto n'"A Bola" ou no "Record", estou ainda a marimbar-me para o que dizem sobre o Porto nas televisões. Se eu considero que há imprensa que não me merece crédito, simplesmente desvalorizo o que dizem ou escrevem. Não me interessa absolutamente nada! O que me interessa é continuar a apoiar o meu Porto, fazer com que ele ganhe, estar sempre ao lado dele. Lindo é festejar as vitórias do Porto e ver os inimigos a engolir sapos vivos. Antigamente, nas Antas, os jornalistas que ofendessem a instituição FCP sentiam na hora e na pele as consequências de terem uma língua suja, como demonstra o vídeo em cima. Atenção, não estou a fazer a apologia da violência, estou só a constatar um facto que está documentado em vídeo. O que se pode fazer agora é mostrar-se o desagrado sobre a RTP, por exemplo, quando eles estão a trabalhar cá. Confrontá-los com o que dizem sobre o Porto. Por exemplo, quando fazem os directos no Dragão e vão falar com os adeptos, em vez de responderem ao que o jornalista pergunta, respondam lançando as devidas farpas e descontentamento com aquele órgão de comunicação. Em qualquer jogo grande eles andam no Dragão, é só ir ter com eles! Por outro lado, acho muito mais eficaz uma manifestação do que uma petição. O impacto é desde logo muito maior. Há RTP no Porto. Se se for para a porta deles fazer barulho e protestar com certeza que eles irão valorizar esse facto e estar mais alerta devido a isso do que o correr pela internet duma petição. Os diabretes do B5nf7ca, em Outubro, manifestaram o seu descontentamento contra a SportTV indo para a porta daquele média fazer barulho. Dou muito mais valor a isso... Tal como referi durante este texto, acho que a escumalha jornalística não mudará a sua forma de actuação, temos de esperar mais uns anos até haver mais portistas em postos de liderança, mas até lá ou simplesmente não ligamos ao que eles dizem e rimo-nos de como são ridículos - o desprezo é quase sempre eficaz - ou façam-se manifestações, nos estádios ou na rua, vá-se pedir explicações directamente às pessoas quando andarem em reportagem! Agora petições na net? Sinceramente acho que é uma perda de tempo, é um esforço em vão. Aprecio a iniciativa, claro, mas não acho que seja a forma de luta mais eficaz e aquela que abale a consciência desses detractores, caros portistas.

Sem comentários: